Em Santos, o sistema de bicicletas compartilhadas Bike Santos propõe cinco roteiros que combinam lazer, turismo e mobilidade, com estações próximas a pontos turísticos e bicicletas infantis disponíveis para famílias com crianças a partir de 6 anos.
Atualizada em 28.07.2025
Com mais de 5 milhões de viagens realizadas desde a sua criação, o Bike Santos se consolida como uma das formas mais práticas e econômicas de explorar a cidade. As bicicletas se espalham por 43 estações estrategicamente posicionadas, muitas delas próximas a pontos turísticos, áreas de lazer e ciclovias seguras.
Quatro dessas estações são chamadas de ‘estações família’, por oferecerem bicicletas infantis: Aquário Municipal (Ponta da Praia), Fonte do Sapo (Boqueirão), Emissário Submarino (José Menino) e Gago Coutinho. A localização, todas na orla, facilita o passeio com crianças e garante acesso fácil a parques, áreas verdes e parquinhos.
Além disso, outros pontos da cidade também podem ser explorados de bike, como o Centro Histórico, o Monte Serrat, o Museu do Café e até a Vila Belmiro, para quem quiser incluir um pouco de futebol no passeio.
Segundo Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, julho é um período em que cresce o número de usuários.
“Vemos muitas famílias e visitantes redescobrindo a cidade de bike. O sistema permite aproveitar Santos de forma leve, segura e integrada com os pontos turísticos”, afirma Renan.
Confira abaixo cinco sugestões de roteiros com diferentes propostas e com fácil acesso por meio do Bike Santos:
1. Para um passeio com crianças pequenas (orla + estrutura)
Rota: Estação Aquário Municipal (Kids) → pedal leve pela orla → Estação Emissário Submarino (Kids)
Essa é uma rota curta e segura, perfeita para famílias com crianças a partir de 6 anos. Ao chegar ao Parque Roberto Mário Santini, é possível aproveitar o parquinho, fazer uma pausa para o lanche e curtir a vista para o mar.
2. Pedal e parquinho à beira-mar (orla + área verde)
Rota: Estação Fonte do Sapo (Kids) → pedal pela orla → Estação Emissário Submarino (Kids)
O trajeto é ideal para quem quer terminar o dia vendo o pôr do sol à beira-mar. Além da ciclovia arborizada, o caminho oferece pontos para descanso e parquinhos para as crianças.
3. Tour histórico-cultural (Centro)
Rota: Estação Valongo → pedal pelo Centro Histórico → Museu Pelé → devolução na Estação Alfândega
Perfeito para adolescentes ou adultos interessados em história e cultura. A rota passa por ruas de paralelepípedo e construções centenárias, com paradas em museus e cafeterias.
4. Santos Futebol Clube na rota (Memorial das Conquistas)
Rota: Estação Canal 3 → pedal pela Av. Bernardino de Campos → Estação Vila Belmiro
Para torcedores ou curiosos, esse é o passeio ideal. A chegada ao estádio oferece a chance de conhecer o Memorial das Conquistas e fazer aquela foto na frente da Vila.
5. Gastronomia e arte no centro da cidade
Rota: Estação Alfândega → pedal pelas ruas do centro → parada para café ou almoço → devolução na Estação Monte Serrat
Com foco em gastronomia e cultura, o trajeto é ideal para quem quer descobrir cafeterias charmosas e conhecer a parte mais boêmia e criativa da cidade.
Como utilizar o Bike Santos
Para utilizar o sistema, é simples: basta baixar gratuitamente o aplicativo Bike Santos, fazer o cadastro e escolher o tipo de passe que deseja. O sistema opera todos os dias da semana e as bicicletas podem ser retiradas e devolvidas em qualquer uma das 43 estações ativas.
As bicicletas infantis estão disponíveis exclusivamente nas ‘estações família’: Aquário Municipal, Fonte do Sapo, Emissário Submarino e Gago Coutinho.
Foto:Divulgação