Na noite do dia 9 de abril, o Arapuka foi palco da final da terceira edição do concurso ‘Meu Drink no Arapuka’, que reuniu quatro bartenders amadores em busca de um lugar no cardápio do gastrobar de Santos.
Atualizada em 14.04.2025
O grande destaque da noite foi o drink ‘Santiago Mule’, criado por Nelson Zuniga, de 33 anos, professor universitário. A receita, que leva Pisco Capel, limão Taiti, xarope de mel, uvas Thompson e spray de espuma para drinks, conquistou os jurados pela harmonia dos sabores, originalidade e apresentação.
“A ideia era fazer uma adaptação do Moscow Mule baseada nas minhas origens. Como minha família é do Chile, ajustei a receita para a culinária andina. O Moscow Mule já tem esse aspecto multicultural, de origem americana com elementos russos, então eu quis trazer essa fusão para os Andes”, explicou Nelson.
Além de ter sua criação incluída no cardápio oficial do Arapuka, Nelson foi premiado com uma cota de R$ 1.500,00 em consumação na casa, válida por até seis meses.
O segundo lugar ficou com a desenvolvedora de software Luana Silva Cruz, de 21 anos, com o drink ‘Mate Brasilis’, feito com gin, chá mate, xarope de guaraná, suco de limão e hortelã. Como prêmio, ela recebeu um vale de R$ 600,00 na BelliÓtica.
“Meu pai foi bartender, então cresci nesse universo. O drink que criei para o concurso é uma homenagem a ele, usando sabores que representam sua trajetória”, contou Luana.
A terceira colocação ficou com o personal chef Maximiliano Alvarez, de 47 anos, com o exótico ‘Kladrink’, uma combinação de gin, xarope de ervilha-borboleta, suco de limão siciliano, água tônica e Cointreau. Ele foi premiado com uma garrafa de Gin Bombay.
“Esta é a segunda vez que participo do concurso. Minha inspiração surgiu do desejo de criar um drink exótico, utilizando elementos que eu já tinha em casa”, comentou Maximiliano.
Etapas do concurso
A competição foi aberta a maiores de 18 anos, com inscrições entre os dias 19 de fevereiro e 10 de março, por e-mail. Os candidatos enviaram uma receita autoral com até cinco ingredientes. Entre os inscritos, oito foram selecionados para as eliminatórias, divididas em dois grupos, realizadas nos dias 26 de março e 2 de abril. Os dois melhores de cada grupo seguiram para a grande final.
O corpo de jurados contou com o jornalista Diego Brígido, editor da Revista Nove e do Guia de Bares e Restaurantes, a jornalista e influencer Mariana Rio, além de Paulo Magalhães e outros clientes convidados do Arapuka.
Os drinks foram avaliados com notas de zero a dez, considerando equilíbrio entre sabores, apresentação, desempenho e conceito, nessa ordem de importância.
O Arapuka Gastrobar está localizado na R. Azevedo Sodré, 123 – Gonzaga/Santos, com funcionamento de segunda á quinta, das 17h às 01h; sexta, das 17h às 02h; sábado das 12h às 02h e domingo, das 15h às 01h.
Foto destaque: André Calafiori