Com as altas temperaturas do verão, nada melhor do que aproveitar a praia, um mergulho no mar e, claro, um bom sorvete para aliviar o calor
Atualizada em 16.01.2026
Pensando nisso, a Revista Nove reuniu 19 sorveterias espalhadas por Santos que vão desde as mais tradicionais até casas com propostas inovadoras, incluindo opções veganas e sabores criativos, como doce de leite argentino e pipoca caramelizada.
Amorevole Gelato Artesanal – @amorevolegelato
A casa se destaca pelo espaço instagramável, mas também pela variedade de gelatos artesanais. Entre os sabores, chamam atenção opções como Iogurte com Frutas Vermelhas e Sensação. Além dos sorvetes, a Amorevole oferece doces que podem ser combinados com os sabores disponíveis no dia, ampliando as possibilidades de sobremesa.
A Amorevole Gelato Artesanal está localizada na R. Cidade da Cunha, 39, na Ponta da Praia, com funcionamento de terça a sexta e aos domingos, das 13h às 21h; aos sábados, das 13h às 22h.
Baccio di Latte – Siqueira Campos – @baciodilatte
Conhecida do público, a rede está presente em diversos pontos de Santos, tanto em shoppings quanto em lojas de rua. A gelateria é reconhecida pela constante renovação de sabores e pelas diferentes formas de consumo, que incluem copinhos, casquinhas simples ou recheadas, além de sobremesas elaboradas com gelato.
A Baccio di Latte – Siqueira Campos está localizada na Av. Siqueira Campos, 654, no Boqueirão, com funcionamento diário, das 10h às 22h.
Bamba Sorvetes e Doces – @bamba_sorvetes_doces
Tradicional na cidade, a sorveteria segue o modelo clássico que permite ao público montar o sorvete do jeito que desejar, combinando sabores e complementos, com opções de potinho, casquinha ou cestão.
Além dos sorvetes, a casa também produz doces e açaí, ampliando o cardápio e agradando diferentes públicos.
A Bamba Sorvetes está localizada na Avenida Conselheiro Nébias, 869, no Boqueirão, com funcionamento diário, das 9h à 0h.
Dabelu Gelato – Sorvetes Saudáveis – @dabelugelato
Fugindo do formato tradicional, a sorveteria investe em opções saudáveis, atendendo tanto o público tradicional quanto quem segue uma rotina fitness. O cardápio conta com sorvetes sem açúcar, sem glúten e sem lactose, permitindo que mais pessoas aproveitem o verão com refrescância e sabor.
A Dabelu Gelato – Sorvetes Saudáveis está localizada na R. Alexandre Herculano, 74, no Gonzaga, com funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 18h; aos domingos, das 15h às 20h.
Eskimó Santos – @eskimoemissario
Com quatro unidades espalhadas pela cidade, a sorveteria oferece o clássico modelo ‘sirva-se você mesmo’, no qual o público pode montar o sorvete da forma que desejar, adicionando caldas, coberturas e acompanhamentos. A casa também conta com opções prontas em potes, açaí e os tradicionais sorvetes de palito, para quem prefere algo mais prático.
A Eskimó está localizada no Boqueirão (Av. Conselheiro Nébias, 839), com funcionamento às segundas-feiras, das 9h às 17h, e de terça a domingo, das 10h às 20h; no José Menino (Av. Presidente Wilson, 1935 – Loja 7), com funcionamento às segundas e terças, das 10h às 20h, e de quarta a domingo, das 10h às 22h; no Marapé (R. Godofredo Fraga, 93), de segunda a quinta, das 10h às 19h, e de sexta a domingo, das 10h às 20h; e no Gonzaga (R. Euclides da Cunha, 82), com funcionamento diário, das 9h à 0h.
Freddo Gonzaga – @freddobrasil
Uma das gelaterias mais recentes inauguradas em Santos, a Freddo traz a estética argentina tanto no ambiente quanto na produção dos gelatos. O espaço oferece diversas opções de sabores, que são alterados periodicamente para manter a variedade e despertar a curiosidade do público.
A Freddo está localizada na R. Jorge Tibiriçá, 1, no Gonzaga, com funcionamento de segunda a quinta, das 12h às 20h; e de sexta a domingo, das 12h às 22h.
Gelateria Pazzi Per Gelato – @pazzipergelato.boqueirao
Com foco no gelato artesanal, a casa aposta em criações inusitadas, misturando sabores e criando tendências com casquinhas recheadas de doce de leite, pistache e Nutella. Além dos sorvetes, o cardápio inclui sobremesas que levam gelato, como petit gâteau, taças e outras combinações.
A Gelateria Pazzi Per Gelato está localizada na R. Goiás, 45, no Boqueirão, com funcionamento diário, das 11h às 22h.
Gelato Borelli – @gelatoborellisantos
Também entre as novidades da cidade, a casa segue o estilo italiano e aposta em misturas criativas, combinando sabores tradicionais com ingredientes como cookies, pistache e outros complementos. A gelateria oferece diferentes formas de degustação, desde copinhos e casquinhas artesanais até doces preparados na própria casa.
A Gelato Borelli está localizada na Av. Presidente Wilson, 48, no José Menino, com funcionamento de segunda a quinta, das 12h às 22h; e de sexta a domingo, das 12h às 23h.
Giselle de France – @sorveteriagiselle
Com estética praiana, a sorveteria funciona no modelo tradicional de montar o próprio sorvete, permitindo escolher os sabores desejados, além de caldas e acompanhamentos como paçoca, jujuba, cereja, entre outros.
A Giselle de France está localizada no Embaré (Av. Bartholomeu de Gusmão, 54) e no Emissário (Av. Presidente Wilson, 174), com funcionamento de segunda a quinta, das 14h às 22h; às sextas e sábados, das 14h às 22h30; e aos domingos, das 13h às 22h.
Mr. Mix Sorvetes Santos – @mrmixsorvetessantos
Em novo endereço desde outubro de 2023, a sorveteria reúne o modelo ‘sirva-se você mesmo’ e um espaço kids. O local oferece opções variadas de sabores tradicionais e diferenciados, sendo uma alternativa para quem deseja levar as crianças e aproveitar o ambiente com tranquilidade.
O Mr. Mix Sorvetes Santos está localizado na R. Conselheiro Ribas, 518, no Embaré, com funcionamento diário, das 11h às 20h.
Porto Gelato Gelateria – @portogelato
Com presença marcante nas redes sociais, a gelateria oferece sabores clássicos e intensos, além de um espaço acolhedor. Para quem prefere consumir em casa, há opções de potes de 500g e 1kg, ideais para levar os gelatos e aproveitar com mais calma.
O Porto Gelato Gelateria está localizado na Av. Dr. Epitácio Pessoa, 271, no Embaré, com funcionamento de segunda a quinta, das 13h30 às 23h; às sextas e sábados, das 13h às 23h; e aos domingos, das 13h às 22h.
Sorveteria Itanhaém – @sorveteria.itanhaem
Tradicional em Santos, a sorveteria é conhecida pelo modelo de autosserviço, no qual o público monta o sorvete conforme a preferência. Além disso, oferece sobremesas prontas, como a clássica Banana Split, que permite a escolha de três sabores diferentes.
A Sorveteria Itanhaém está localizada na Galeria Campo Elíseos, na Praça da Independência, 14A, no Gonzaga, com funcionamento diário, das 12h às 22h30.
Sorveteria Royal – @sorveteriaroyal
Uma das sorveterias mais antigas de Santos, a Royal produz todos os seus sorvetes na própria loja. O cardápio vai desde sabores tradicionais, como chocolate e morango, até opções como café e coco queimado. A casa também oferece versões zero açúcar.
A Sorveteria Royal está localizada na Av. Senador Pinheiro Machado, 1030, no José Menino, com funcionamento de segunda a quarta, das 9h à 0h; e de quinta a domingo, das 9h às 23h.
Sorvetes Nápoli – @sorvetesnapolisantos
Com estética clássica e minimalista, a sorveteria oferece opções artesanais como Banana com Nozes, Pistache Dubai, entre outros sabores. O público pode escolher entre consumir no local, em potinhos ou casquinhas artesanais, ou levar para casa em potes prontos.
A Sorvetes Nápoli está localizada na R. da Paz, 17, no Boqueirão, com funcionamento de terça a quinta, das 12h às 20h; às sextas, das 13h às 21h; aos sábados, das 13h às 22h; e aos domingos, das 13h às 21h.
Sorvete Dio Mais – @diomaisdorveteria
Com proposta tradicional, a sorveteria permite que o público monte o sorvete como preferir, escolhendo entre diversos sabores, caldas e acompanhamentos, como cereja e leite em pó. O espaço também conta com picolés e potes para levar para casa.
A Sorvete Dio Mais está localizada na Av. Conselheiro Nébias, 617, no Boqueirão, com funcionamento diário, das 11h às 22h.
The Soft Italy – @thesoftitaly_santos
A casa se destaca pelas criações diferenciadas, como o Sorbetto Amalfitano de Morango e Mirtilo, o Cacau Profundo, o Sorbetto Tropicale com physalis e a Soft Fior di Latte com doce de leite argentino e pipoca caramelizada. O espaço, próximo à praia, também oferece opções veganas, milk-shakes e potes de sorvete para consumo em casa.
A The Soft Italy está localizada na Av. Washington Luiz, 568, no Gonzaga, com funcionamento de segunda a quinta, das 12h às 22h; e de sexta a domingo, das 12h às 23h.
Foto: I.A