Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de abril, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comer fora de casa está mais barato. O índice fechou em 0,21% contra 0,57% em abril do ano passado. Em março deste ano, foi de 0,36%. Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 3,77%.
Atualizada em 16.05.2024
A alimentação no domicílio (dentro de casa) subiu 0,74% em abril. Este resultado foi puxado pelas altas do tomate (17,87%), alho (11,60%), cebola (11,31%), frutas (2,59%) e do leite longa vida (1,96%). No lado das quedas, destacam-se a batata-inglesa (-8,72%) e as carnes (-1,43%).
Já a alimentação fora de casa desacelerou em relação ao mês de março (0,59%), em virtude da alta menos intensa da refeição (0,76% em março para 0,07% em abril). O lanche (0,47%) teve variação superior à registrada no mês anterior (0,19%).
A Abrasel Baixada Santista, acompanha este estudo para proporcionar dicas aos consumidores e comerciantes para conseguirem encontrar um equilíbrio entre a alimentação domiciliar e em restaurantes, sendo um desafio para os empresários do setor, tendo que segurar o repasse do valor dos alimentos .
“Para um dono de restaurante, essa informação pode ser vista como uma oportunidade e um desafio. Por um lado, é um estímulo para atrair mais clientes para seus estabelecimentos, mostrando que comer fora pode ser uma opção acessível”, explica Guilherme Karaoglan, diretor do núcleo Abrasel Baixada Santista.
Mas, por enquanto, a Abrasel enxerga esta pesquisa como uma oportunidade para os comerciantes criarem alternativas e atrair mais clientes.
“Temos que pensar também que boa parte das pessoas, não tem tempo de ir às compras, cozinhar e por isso, em casos como este, conseguimos conquistar e fidelizar o público”, explica Luan Paiva, também diretor do núcleo da Abrasel Baixada Santista.
Ainda segundo Luan Paiva, a fidelização de muitos clientes se dá por motivos de falta de tempo para exercer o ato de cozinhar, fazendo com que essas pessoas optem por comprar refeições prontas, trazendo assim uma melhora de público aos bares e restaurantes
Aliás, a Abrasel é voltada justamente aos interesses do setor de bares e restaurantes das nove cidades da Baixada Santista, buscando levar informação e estratégias para os empresários do setor.
Segundo Guilherme, este cenário sugere a importância de oferecer experiências gastronômicas únicas e um excelente atendimento para justificar os preços dos cardápios dos restaurantes que estão mais em conta.
Uma dica importante para o consumidor é pesquisar sempre, pois muitas vezes, alguns estabelecimentos criam programas de fidelidade que tornam esta economia mensal com a alimentação fora de casa, ainda maior.
“Além da praticidade e variedade que os clientes podem encontrar na maioria das vezes, tem a questão da economia, em alguns casos, as promoções e cartões de fidelidade criados por bares e restaurantes também são vantajosos”, finaliza Luan.