Praias no Guarujá: 15 sugestões para o verão

Foto: Divulgação

Para o verão ser completo, tem que ter um roteiro por diversas praias.

E talvez você não saiba, mas não é preciso ir para muito longe para isso. Guarujá abriga 27 praias diferentes, desde as pequenas e quase desertas àquelas que possuem completa infraestrutura. Encontramos uma opção para cada ânimo, gosto e ocasião, e hoje falaremos de 15 praias no Guarujá, principalmente as mais famosas.

Você com certeza vai querer aproveitar o resto da estação mais quente para reunir os amigos e conhecer cada um desses paraísos. Confira abaixo a lista completa e compartilhe, ainda dá tempo de se programar para conhecer as belas paisagens emolduradas pelo oceano na cidade.

Guaiúba

Emoldurada pela mata atlântica, com chapéus-de-sol e outras árvores, que oferecem generosas sombras aos banhistas, Guaiúba é uma praia ideal para famílias. Apesar da aparência de primitiva, oferece infraestrutura completa, com policiamento, salva-vidas, banheiros públicos, quiosques e um calçadão. O mar calmo de águas claras é um convite para o mergulho e também para a pesca. Indicada para: banho de sol e mergulho livre.

Acesso: Av. Humberto Pietro Peres (Após a entrada para o Forte dos Andradas).

Tombo

A única do estado de São Paulo que ostenta a Bandeira Azul, a praia do Tombo oferece, desde 2010, excelente infraestrutura aos frequentadores, além de segurança, acessibilidade e qualidade ambiental. Em sua extensão encontram-se cestos de coleta seletiva, salva-vidas, vagas para idosos, rampas para cadeirantes, bebedouros com água potável e placas indicativas.

As condições geológicas da praia, com relevo de grande inclinação, a caracterizam como uma praia de tombo, o que a torna ideal para o surfe e justifica a grande quantidade de campeonatos nacionais e internacionais que a praia sedia. Indicada para: surfe.

Acesso: Av. Prestes Maia (imediações do Mirante do Morro da Caixa D’Água).

 

Foto: Divulgação

Astúrias

A praia recebeu este nome quando, em 1916, o navio espanhol Príncipe das Astúrias naufragou em Ilhabela e dois dos tripulantes resgatados vieram para o Guarujá e montaram um restaurante na praia com o mesmo nome do navio. Praia de águas calmas, boa para banho e para a pesca amadora. Também conhecida como Praia de Guarujá é opção para um passeio noturno pelo calçadão. Com sorte, é possível avistar tartarugas no costão, na Ponta das Galhetas. Indicada para: banho de sol e pesca.

Acesso: Av. Gal. Monteiro de Barros (imediações da Feira de Artesanato das Astúrias).

Pitangueiras

A praia mais agitada e procurada por visitantes de Guarujá também é uma das mais charmosas. Em toda a sua extensão encontram-se meios de hospedagem, restaurantes e centros comerciais, além do tradicional shopping La Plage.  Suas águas límpidas, ideais para o banho de mar e para o surfe abrigam a belíssima Ilha da Pompeba, que pode ser observada das areias ou do calçadão que contorna toda a praia. Seu calçadão é uma ótima opção de passeio e para observar o mar à noite. Indicada para: banho de sol e surfe.

Acesso: Av. Marechal Deodoro da Fonseca (imediações do shopping La Plage).

Foto: Divulgação

Enseada

A maior praia de Guarujá ostenta em toda a sua agitada extensão excelente infraestrutura, com quiosques, hotéis e pousadas, casas noturnas e restaurantes. Luxuosas mansões à beira-mar completam o cenário desta praia de águas límpidas e areias finas e brancas, ideal para as famílias. O mar agitado em alguns trechos e calmo em outros é propício tanto para o surfe quanto para os esportes náuticos. Indicada para: esportes náuticos e surfe.

Acesso: Av. Miguel Stéfano (imediações do Acqua Mundo).

Éden

Localizada na Reserva Ecológica do Sorocotuba, fica encravada em meio aos rochedos e o acesso se dá por uma escadaria rústica com 110 degraus junto à mata. Praia de tombo, com águas no tom azul-esverdeado, é ideal para avistar tartarugas marinhas, arraias e outros animais aquáticos. Indicada para: banho de sol e observação de fauna aquática.

Acesso: A partir da praia do Sorocotuba, 2,5 km após o portal do condomínio.

 

Foto: Pedro Rezende

Sorocotuba

Com acesso controlado, esta praia rústica é uma área de preservação ambiental. No canto esquerdo, casas construídas sobre palafitas, para driblar a maré alta, compõem o cenário paradisíaco. Assim como a praia do Éden, não há infraestrutura para os visitantes. Indicada para: banho de sol e pesca.

Acesso: 1,3 km após o portal do condomínio, na Av. Marjory da Silva Prado (Estrada do Pernambuco).

Mar Casado e Pernambuco

Estas duas praias se encontram na maré alta e formam um cenário exclusivo em Guarujá. De suas areias é possível avistar as ilhas do Mar Casado – onde se pode ir a pé na maré baixa, da Ilha da Laje e da Ilha dos Arvoredos, esta última com grande importância científica. O mar de cor verde esmeralda encanta turistas, visitantes e hóspedes do resort Sofitel Guarujá Jequitimar instalado no local. Indicada para: banho de sol e surfe.

Acesso: Av. Marjory da Silva Prado (imediações do resort Sofitel Guarujá Jequitimar).

Foto: Divulgação

Perequê

Reduto de pescadores, a praia do Perequê está afastada do centro de Guarujá 13 quilômetros. Formada por famílias caiçaras vindas de várias partes do litoral norte de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, é um santuário da pesca e catação de siris e caranguejos, em virtude do manguezal próximo. As embarcações, os restaurantes de frutos do mar e o mercado de peixes compõem o rústico cenário da vila de pescadores do Perequê. Indicada para: pesca.

Acesso: Rod. Ariovaldo de Almeida Viana/Estrada Guarujá-Bertioga.

São Pedro

Localizada em área de proteção ambiental, na Serra do Guararú, a praia de São Pedro está em um condomínio fechado, com acesso controlado e limitado. Suas águas límpidas e agitadas são ideais para o surfe e para avistar tartarugas, arraias e outros animais aquáticos. Indicada para: banho de sol e surfe.

Acesso: 4 km da Estrada Guarujá-Bertioga (dentro do Parque Serra do Guararú).

 

Foto: Divulgação

Praia das Conchas

Também com acesso restrito, tem areias cobertas de conchas e águas cristalinas e calmas. Abriga uma piscina natural e luxuosas casas à beira-mar, cercada por vegetação. Ideal para passar o dia, mas assim como São Pedro, não possui infraestrutura para consumo. Indicada para: banho de sol e mergulho livre.

Acesso: 4 km da Estrada Guarujá-Bertioga (dentro do Parque Serra do Guararú).

Iporanga

Escondida pela montanha, dentro um condomínio luxuoso, o acesso à praia do Iporanga se dá em meio à mata atlântica, de onde se pode ouvir diversas espécies de pássaros e avistar macacos, esquilos e bichos-preguiça. Brindada com uma cachoeira e uma piscina natural, a praia é contornada por um calçadão ornamentado com bromélias, lírios e coqueiros, que garantem a sombra dos visitantes. Indicada para: banho de sol e cachoeira.

Acesso: 4 km da Estrada Guarujá-Bertioga (dentro do Parque Serra do Guararú).

Foto: Pedro Rezende

Praia do Camburí

O pequeno rio formado pelas águas da cachoeira do Camburí ajuda a compor o lindo cenário deste pequeno paraíso, localizado próximo à balsa Guarujá-Bertioga. Isolada, rústica e rica em vegetação nativa, o acesso à praia se dá pela trilha da praia Branca e da praia Preta. Suas areias claras, o mar azulado e a dificuldade de acesso garantem a tranquilidade dos visitantes aventureiros. Indicada para: banho de sol e cachoeira.

Acesso: Pelas trilhas das praias Branca e Preta (próximo à balsa Guarujá-Bertioga).

Praia Preta

Uma das praias mais desertas de Guarujá, com difícil acesso por trilha que parte da praia Branca, é cercada de morros com densa vegetação de mata atlântica. Suas águas calmas e transparentes são ideais para mergulho e observação de fauna aquática. Indicada para: banho de sol e mergulho livre.

Acesso: Pelas trilhas das praias Branca e Preta (próximo à balsa Guarujá-Bertioga).

Praia Branca

A última praia no norte da ilha, é cercada de rica vegetação e fauna. Também é acessada por trilha e exibe areias branquinhas e mar agitado do lado esquerdo e calmo do lado direito, graças a uma ilha próxima onde se pode chegar a pé. Há uma antiga colônia de pescadores no local, o que dá mais charme à praia. Indicada para: banho de sol e surfe.

Acesso: Pela trilha da praia Branca (acesso próximo à balsa Guarujá-Bertioga).

 

Foto: Marcelo Bicudo

Mais buscadas

#tbt ação social afro aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arquitetura arte arte no dique baixada santista bares bazar bebida beneficente bertioga birdwatching Brasil cachaça cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chamada chopp ciência cinema circo clima coletivo comer e beber compras concha acústica confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer dia das mães diversao drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar LAB lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping livros lucky tattoo mar moda mongaguá mostra mudanças mulheres museu museus música nacional natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel parque páscoa patrimônio persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social projetos restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança sesc shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop