O segundo equipamento turístico mais visitado do estado.
É milenar a curiosidade e o fascínio do Homem pelos mistérios e belezas do fundo do mar. A cada descoberta, uma braçada rumo às profundezas ainda intactas pelo ser humano. Talvez essa imensidão seja a razão da incessante busca pelo que acontece por lá. As espécies marinhas encantam, e permitem perceber que a diversidade é a grande sacada para um desenvolvimento pleno do espaço onde vivem.
E você, o quanto conhece desse mundo? Tem um espaço em Santos que te leva a diversos setores desse ambiente mágico, topa conhecer?
O Aquário Municipal de Santos é hoje o segundo equipamento turístico mais visitado em todo o estado de São Paulo. Inaugurado na década de 40, é o mais antigo do Brasil, e passou por diversas reformas até chegar ao espaço que é hoje.
Os visitantes podem circular por uma área que ultrapassa os dois mil metros quadrados e reúne 32 tanques de águas doce e salgada, que servem de lar para cerca de 200 espécies de animais, que vão desde polvos e cavalos marinhos, até tubarões e pinguins. Em 2008, o parque ganhou dois murais externos do ambientalista norte-americano, Robert Wyland. O Aquário recebe uma média anual de 500 mil visitas. Nos meses de férias, o movimento é muito maior. Pra se ter uma noção, em janeiro deste ano, a média foi de três mil pessoas por dia. A maioria do público é formada por crianças, que ficam maravilhadas já na entrada.
Todos os espaços receberam cenografia representativa dos habitats naturais. O tanque dos tubarões é enorme e dá uma tremenda sensação de proximidade pelo formato circular, com 17 metros de diâmetro, 5 metros de altura, e 385 mil litros de água, onde se espalham inúmeros peixes, entre eles, seis tubarões de diferentes espécies.
O grande mascote do Aquário de Santos é, sem dúvida, o leão-marinho Abaré-Inti. Ele fica no maior espaço do parque, um tanque envidraçado de 5m de altura, com 80 m², 450 mil litros de água salgada e um deck que é alvo dos olhares da arquibancada, montada especialmente para acompanhar as evoluções do leão-marinho.
O Aquário de Santos foi a primeira instituição brasileira a realizar resgate e promover tratamento de recuperação dos animais marinhos. Tratadores avaliam diariamente as condições de saúde, passando também pela qualidade da água e da alimentação. Monitores de educação ambiental fazem um trabalho exemplar de conscientização com os visitantes. Há um espaço reservado no Aquário sobre o descarte irregular de lixo, e tudo o que isso pode ocasionar.