Os 13 lugares assombrados de Santos

Texto de Dino Menezes

Pra quem acredita em fantasmas...

A cidade de Santos tem quase 500 anos de história e desde o tempo em que ainda era uma vila, reúne relatos assustadores de atividades paranormais que apavoram os moradores e muitos dos que acabam conhecendo essas lendas. Conheça agora 13 lugares assombrados de Santos:

Ponte do Canal da Rua Barão de Penedo

Ponte do Canal da Rua Barão de Penedo

Neste local amaldiçoado, exatamente no meio da rua, tem uma ponte que frequentemente é cenário de mortes macabras. Inúmeros assassinatos e suicídios são registrados no local. Dizem que a região do José Menino até o Orquidário era um antigo cemitério indígena.

Cadeia Velha

Cadeia Velha

Nesse casarão antigo no centro de Santos dizem que espíritos de presos quee foram enterrados no jardim central vagam pelo local. Muitos visitantes contam que passam mal ou que já viram. Durante as noites, é comum ver luzes que piscam e escutar gritos e choros que vem de dentro das celas.

Canal do Porto

Canal do Porto

O canal do Porto de Santos, é umas das áreas marítimas mais movimentadas do mundo. E muitas das pessoas que navegam nessas águas, tem algo assustador para contar em relação ao Navio Raul Soares, o navio prisão da ditadura militar. Os mais antigos contam, histórias assustadoras e os mais novos sabem que algo muito sinistro acontece nas proximidades em que o Transatlântico ficou encalhado. Muitos dizem que a área é amaldiçoada, coisas estranhas sempre acontecem, desde acidentes entre embarcações, até aparições paranormais. Dá para ver frequentemente uma mancha escura na água do local, sem nenhuma explicação plausível.

Colégio Canadá

Colégio Canadá

Quem já ouviu falar da loira da banheiro do colégio Canadá? Dizem que essa lenda começou nos anos 60, com as aparições de uma moça que perdeu a vida no banheiro da escola. A repercussão foi tão grande que se espalhou pelas instituições de ensino do Brasil até virar uma lenda famosa.

A gente conta a lenda em detalhes aqui.

CPE / Sanduíche de carne Humana

CPE / Sanduíche de carne Humana

Nos anos 80, aconteceu um dos casos mais sinistros da história da cidade de Santos. Uma mulher cansada dos mal tratos do marido, o mata e o esquarteja, servindo sua carne como hambúrguer para clientes em um dos trailers de lanche, cujo eram donos. Contam, que o plano macabro só foi descoberto quando encontraram na geladeira um pedaço da perna do tal homem. Muitos comentam que os clientes fizeram filas enormes para comer o sanduíche, sem saber que era de carne humana.

Entrada de Santos (Monumento do Peixe)

Entrada de Santos (Monumento do Peixe)

Há inúmeros relatos da aparição de um espectro na entrada de Santos, perto do monumento do peixe, do lado direito da pista, no mesmo local que um conhecido vendedor ambulante foi atropelado e perdeu a vida.

Casa de Frontaria Azulejada

Casa de Frontaria Azulejada

A Casa de Frontaria Azulejada é a morada do espírito de uma menina negra que, por maldade de um conhecido comerciante escravocrata da cidade, foi aprisionada em uma caixa e perdeu a sua vida. Dizem que, nas madrugadas, ao se colocar o ouvido na porta da casa é possível escutar o choro da menina.

Museu de Pesca

Museu de Pesca

Palco de batalhas entre os soldados da coroa portuguesa e os piratas que invadiam a vila de Santos a fim de saqueá-la. O Museu de Pesca é considerado um lugar assombrado. Algumas pessoas já relataram que há uma presença espectral forte no local e que alguns médiuns fizeram contato dentro do museu com o espírito do Corsário Thomaz Cavendish, que ainda vaga pelo local atrás do seu tesouro escondido e nunca encontrado.

Cemitério do Paquetá

Cemitério do Paquetá

Um dos locais mais assombrados de Santos é o cemitério do Paquetá. O cemitério foi fundado em 1854, devido ao aumento populacional da cidade e a falta de espaço na Igreja do Valongo, onde eram enterrados os mortos daquela época. Com muitas lendas e aparições fantasmagóricas, contam que a mais curiosa delas é a presença de um gato preto que a mais de 100 anos acompanha os enterros no cemitério.

Pinacoteca Benedicto Calixto

Pinacoteca Benedicto Calixto

Um casarão centenário em frente a praia de Santos é um dos locais que acontecem atividades paranormais. Dizem que no segundo andar da casa existe o vulto de um senhor que usa roupas escuras e já foi visto por algumas pessoas. Muitos sentem a presença dele na casa. As aparições começaram a ficar tão frequentes, que o segundo andar foi fechado à visitação.

Porto de Santos

Porto de Santos

Nas madrugadas do Porto de Santos, muitos já viram uma mulher grávida pedir ajuda e sumir repentinamente. Dizem que é o espirito de Maria Féa que foi assassinada pelo marido e encontrada morta com um feto de 6 meses em uma mala que seria embarcada do Porto de Santos para a Itália.

Santa Casa de Santos

Santa Casa de Santos

Nas madrugadas frias deste hospital centenário, há inúmeros relatos de aparições paranormais e a mais comentada é de uma freira chamada Araceli, que morreu em 1873 por causa de um surto de febre amarela que tomou a cidade. Até hoje ela cuida dos doentes e vaga pelo hospital na sua vida eterna.

Teatro Municipal

Teatro Municipal

Desde 1993 existem relatos da aparição do espírito de um locutor que ajudou a fundar o teatro e frequentemente é visto na plateia assistindo os espetáculos. Funcionários dizem que acontecem muitas coisas estranhas, como o piano de cauda que toca por horas sozinho ou até mesmo os rádios do MISS, que transmitem durante a madrugada a programação de rádio que o suposto locutor tinha um programa. O assustador é que a Rádio não existe mais.

Para quem acredita em fantasmas

Para quem acredita em fantasmas

Artista multimídia, Dino Menezes transita entre o cinema, a fotografia, a musica e o teatro. Idealizador do Projeto de histórias ‘Pra quem acredita em fantasmas’, com crônicas de terror.

Colunista convidado

Mais buscadas

#tbt ação social afro aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário de Santos ano novo aquario arquitetura arte arte no dique avenida baixada santista bares bazar bebida beijaflor beneficente bertioga bicicleta bike birdwatching boat week Brasil cachaça cães café cafeterias campanha carnaval carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chamada chopp ciência cinema cinema em santos circo clima coletivo comer e beber compras concha acústica confraternização consciência negra conscientização coração coworking crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura culturageek curiosidades curso cursos curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer dia das bruxas dia das mães dia de finados diversao drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feriado férias festa festa junina festas festival festival da imagem fim de ano finados flores fotografia gastronomia geek geekfest golf granderio guarujá halloween handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones jazz juicy juicybazar LAB lançamento lazer lendas leo maia lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping livros lixozero lucky tattoo macuco mar mendes convention center moda mongaguá monumentos mostra mudanças mulheres museu museu da água museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd novembro azul o que fazer obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos palestra papai noel parada de natal parque páscoa passeio patrimônio percurso persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia do gonzaga praia grande praias presentes presidente wilson prevenção primeira guerra projeto social projetos qualidade de vida restaurantes reveillon revela bertioga revista nove riviera riviera boat riviera de são lourenço rodovia role roteiro turístico sambaenredo santos santos city santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança sesc sesc jazz sesc santos shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tenor tenor jean william terror trabalho voluntário turismo turismo religioso valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos vulcão vulcão do macuco workshop zeca pagodinho zero treze zerotreze