Santistas podem se orgulhar: o Madê, do chef Dário Costa, estreou no guia 50 Best Discovery, uma extensão do famoso ranking anual The World`s 50 Best
A premiação é considerada por muitos como o ‘Oscar’ da gastronomia mundial. Entre as casas do estado de São Paulo, o Madê é o único fora da capital a figurar na seleta lista.
No começo do ano, 500 novos locais foram incluídos à plataforma, somando mais de cem cidades e vilas epresentadas no 50 Best Discovery pela primeira vez. As novas descobertas incluem mais de 240 restaurantes, 100 bares e 170 hotéis.
Com esta atualização, o 50 Best Discovery destaca mais de 3.700 estabelecimentos de hospitalidade em todo o mundo. Cada local, incluindo o Madê, é selecionado após receber um expressivo número de votos das Academias de votação especializadas que criam as listas globais e regionais líderes mundiais do 50 Best.
50 Best Discovery
Um guia altamente selecionado, o 50 Best Discovery é a ferramenta de referência definitiva para viajantes, clientes e amantes de coquetéis. Uma combinação de mais de 3.000 membros da Academia — que são especialistas em seus cenários locais de restaurantes, bares e hotéis — votam nos locais que aparecem na plataforma. Isso significa que aqueles que seguem o 50 Best Discovery estão sendo guiados pelos maiores conhecedores de restaurantes, bares e viagens do mundo.
Caso você ainda não conheça o Madê
O Madê, primeiro dos quatro restaurantes do chef Dario Costa, é especializado em peixes e frutos do mar na brasa, e se destaca por seus pratos autorais e inspirados em clássicos da gastronomia. Localizado em Santos, no litoral de São Paulo, o Madê foi inaugurado no dia 23 de outubro de 2017. Desde então, recebe, todos os dias, não só moradores da Baixada Santista, mas turistas de toda a parte do Brasil e do exterior, interessados em conhecer o trabalho do chef Dário Costa.
Na casa, o respeito ao meio ambiente e o consumo sustentável são levados a sério. Na cozinha do restaurante, tudo é aproveitado (cascas, miolos, sementes) e os pratos mudam a cada estação, para respeitar a sazonalidade dos insumos, grande parte de pequenos produtores locais, principalmente orgânicos. Além disso, Dario sempre teve uma grande preocupação com a cadeia produtiva e a forma de pesca, e busca até hoje incorporar em seus projetos maneiras mais sustentáveis de trabalhar.
O Madê fica na Ruya Minas Gerais, 93, no Boqueirão. Funciona de terça a quinta, das 12 às 22h30, sexta e sábado, das 12 às 23 horas, e domingo, das 12 às 17 horas. Reservas pelo WhatsApp: (13) 99115.1913
@madecozinha
Nosso chef Dario Costa
Nascido e criado em Santos, no litoral de São Paulo, Dário Costa é filho de um mergulhador profissional e de uma costureira. Começou a trabalhar na cozinha em 2008, lavando louça em um restaurante da Nova Zelândia, durante um intercâmbio feito aos 19 anos.
Depois de algum tempo atuando como cozinheiro em diversos estabelecimentos para custear suas viagens de surfe pelo mundo, foi para a Itália enriquecer seu currículo e ter uma visão da cozinha do velho mundo. Foi lá que deixou de ser apenas um cozinheiro rápido e organizado, para descobrir sua verdadeira paixão pela gastronomia e pelos produtos. Da Ligúria, onde trabalhou com o chef Giuseppe Ricchebuono, no Ristorante Vescovado (uma estrela Michelin), foi para a Indonésia antes de retornar ao Brasil, em 2016.
Hoje, aos 37 anos, está à frente da cozinha de quatro restaurantes no Brasil: Madê e Paru (em Santos), Deus Ex-Machina (em São Paulo) e Benedita (em Fernando de Noronha). Todos com bastante ênfase em frutos do mar e comida feita na brasa. Também é sócio do Açougue do Mar, uma peixaria preocupada com a manipulação, qualidade e procedência dos pescados.
Fotos: Fabrício Garcia