Com formação e experiência em logística, Rene dos Santos, diretor da Cervejaria Everbrew, transformou um hobby em um negócio de sucesso, lançando campanhas inovadoras e criando uma moeda própria, revolucionando o mercado cervejeiro artesanal brasileiro, ao projetar a cerveja artesanal da cidade para todo o Brasil e além
Atualizada em 02.08.2024
O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, foi criado por quatro amigos em 2007 na Califórnia (EUA), com três principais objetivos: reunir-se com parceiros para saborear a ‘gelada’, celebrar os responsáveis por fabricá-la e servi-la e exaltar os inúmeros tipos da bebida no mundo.
Rene dos Santos
Natural de Guareí, SP, Rene mudou-se para Sorocaba aos 18 anos para cursar a faculdade,
Rene tem quase duas décadas de experiência em posições gerenciais e executivas em grandes empresas de logística, o que o preparou para empreender com sucesso no mercado de cervejas artesanais.
Em 2016, começou a produzir cerveja artesanal em casa como hobby, mas logo viu o potencial para transformá-la em um negócio e então criou a Everbrew, inicialmente como uma cervejaria cigana, produzindo suas receitas em cervejarias com capacidade ociosa.
Em 2018, Rene inaugurou o Everpub, um Brewpub com 14 torneiras de chopes rotativos, onde testava novos lotes de cervejas e mesmo durante a pandemia, Rene lançou uma campanha pioneira de Crowdfunding para construir sua própria fábrica no Mercado Municipal de Santos, criando também o Everclub, um clube cervejeiro com benefícios exclusivos para os participantes.
A inovação de Rene inclui a criação de uma moeda própria, que revolucionou o segmento e inspirou outras cervejarias a repensarem seus modelos de negócio e em janeiro de 2022, Rene inaugurou a fábrica da Everbrew em Santos, com capacidade produtiva de 65 mil litros mensais e equipada com tecnologias de ponta.
Nos dias atuaila, a Everbrew produz mais de 40 mil litros por mês, atingindo picos de 60 mil na alta temporada, e exporta para Holanda, China e Japão.
Rene também se destaca pela criação de receitas inovadoras, como o Açaí Soul, uma cerveja feita à base de açaí, e planeja lançar novos produtos com ingredientes típicos brasileiros.
Seu sucesso lhe rendeu o título de Cidadão Santista, reconhecimento pela contribuição significativa ao progresso da cidade, gerando empregos e fortalecendo o turismo local.