Ele começou lavando louça em um restaurante na Nova Zelândia, para onde foi em 2008 para aprender a falar inglês e surfar.
Acabou virando cozinheiro e, a partir daí, encontrou uma profissão que lhe permitiria viajar para trabalhar e ‘pegar onda’. Atuou em cozinhas na Itália e como chef e uma embarcação na Indonésia e então voltou para Santos, formou-se em gastronomia e ganhou destaque à frente de importantes restaurantes da cidade, até ser selecionado para o Programa Masterchef Profissionais em 2017.
Atualização: Dario Costa está no reality Mestre do Sabor. Leia aqui.
Em outubro de 2018 inaugurou em Santos o Madê Cozinha Autoral, onde fincou de vez em terras caiçaras a bandeira que já erguia no Masterchef, da cozinha com ingredientes locais e sazonais.
Desde então, Dário Costa tem feito de seu restaurante, na badalada Rua Minais Gerais, no Boqueirão, uma verdadeira casa de experiências gastronômicas. Os mais de 10 anos de vivência na cozinha, fazem dele um chef criativo, antenado e ousado. Mais que um cozinheiro, Dario é um estudioso da comida, e nutre um grande apreço pelo movimento comfort food, que prioriza a ‘comida com aconchego’.
No Madê, o respeito ao meio ambiente e à produção local estão estampados nos pratos. Dario procura aproveitar o máximo dos alimentos em suas receitas, para evitar desperdícios e também compra tudo o que é possível de pequenos produtores locais. Outra prioridade do cozinheiro são os produtos frescos e da estação: nada de congelados ou alimentos que não estejam na época, o que garante ainda mais personalidade ao menu.
De suas viagens pelo mundo, Dario traz as influências da culinária internacional, que resultam num menu de fusão, mas com aquele gostinho de comida de casa de vó e pratos com pouca manipulação, preparo rápido e ingredientes frescos.
Madê significa ‘fazer à mão’ na língua Bahasa e é esse o significado que o chef traz à casa, quando propõe pratos simples, mas criativos e bem preparados, num ambiente onde todos podem se sentir à vontade, como se estivessem na cozinha de amigos.
E por falar em cozinha, no Madê, a cozinha de finalização é totalmente integrada ao salão, para que todos, clientes e funcionários, sintam-se pertencentes ao mesmo ambiente.
“Eu não quero preparar coisas mirabolantes, tipo um pato que vira estrela quando o cliente põe na boca”