A orla de Santos ganhará a partir da próxima terça-feira (8) uma Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP), projeto-piloto da Prefeitura que oferecerá um espaço exclusivo e seguro para corredores e atletas amadores, inspirado no modelo bem-sucedido da Área de Treinamento de Ciclismo, em funcionamento há 11 anos na cidade
Atualizada em 02.07.2025
O novo trecho destinado aos treinos vai da Avenida Bartolomeu de Gusmão, na altura do número 36 (próximo à rotatória em frente à Igreja Santo Antônio do Embaré), até a Rua Alexandre Martins, no bairro Aparecida, sentido José Menino/Ponta da Praia. A faixa será isolada por cavaletes sinalizados e contará com acompanhamento da CET-Santos, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
A ‘ATP’ funcionará nas madrugadas de terça, quarta e quinta-feira, das 4h às 6h, exceto em feriados e dias de chuva. Segundo o diretor-presidente da CET, Antônio Carlos Silva Gonçalves, a definição do horário buscou conciliar a segurança dos praticantes e o menor impacto possível no trânsito.
“Nesse horário, conseguimos atender os atletas que preferem treinar cedo e ao mesmo tempo evitar congestionamentos, pois há baixo fluxo de veículos”, explicou Antônio.
Modelo que inspira e amplia a prática esportiva
O local específico para pedestrianismo segue o exemplo da Área de Treinamento de Ciclismo (ATC), implantada há mais de uma década entre as ruas Alexandre Martins e Capitão João Salermo. A experiência consolidou o espaço como referência regional, reunindo cerca de 200 ciclistas por dia.
Para Gelasio Fernandes, diretor administrativo e financeiro da CET e um dos idealizadores da nova área, a ATP também tem potencial de se tornar um marco no incentivo à corrida na cidade.
“Vai proporcionar uma pista plana, linear e, acima de tudo, segura para treinos. A ideia é que seja um espaço de referência para os atletas”, destacou Gelasio.
Rotas alternativas e ajustes no transporte público
Durante o funcionamento da ATP, o tráfego de veículos na orla, nas imediações da Igreja do Embaré, será interrompido no sentido José Menino/Ponta da Praia. A alternativa recomendada é a Avenida Epitácio Pessoa.
Usuários do transporte coletivo também devem ficar atentos aos desvios das linhas municipais. As linhas 05, 139 e 194, sentido Rua Alexandre Martins, seguirão pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos, Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins. Já as linhas 23, 42, 52, 152 e 194, sentido Ponta da Praia, passarão pela Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos, Epitácio Pessoa e Praça Gago Coutinho.
Iniciativa bem recebida pelos atletas
Para o educador físico e triatleta Fábio Matos, que treina na ATC desde 2017, a criação da nova área é um avanço importante.
“É um espaço diferenciado; nenhuma cidade da Baixada possui algo assim. A ATP chega para consolidar ainda mais o destaque que o esporte tem em Santos. Para quem faz triatlo e simulados de prova, será excelente”, avaliou Fábio.
O professor Luiz Nunes, responsável pela ATC, acredita que o sucesso se repetirá.
“Hoje a corrida é o esporte que mais cresce no Brasil e a Prefeitura acertou em cheio com esse espaço. Tem tudo para alcançar o mesmo êxito do ciclismo”, afirmou Luiz
A Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP) acontece a partir do dia 8 de junho, sempre às terças, quartas e quintas-feiras (exceto feriados e dias de chuva), das 4h às 6h, no trecho entre a Av. Bartolomeu de Gusmão (altura do nº 36) e Rua Alexandre Martins, sentido José Menino/Ponta da Praia.
Foto:Diego Matos e CET