O Bistrô Sabores do Continente Restaurante Escola forma, esta semana, a primeira turma do Curso de Formação Inicial de Cozinheiro Profissional, na Área Continental de São Vicente
Idealizado e coordenado pelo chef Hélio Marques, do Lyon Bar e Restaurante, com unidades em São Vicente e Santos, o projeto social capacita pessoas de regiões periféricas de São Vicente. O intuito é ampliar as oportunidades de empregabilidade nas cozinhas de restaurantes da Baixada Santista, que carecem de profissionais capacitados.
A primeira turma, com 14 pessoas, passou por seis meses de aulas práticas, com foco na culinária ítalo-caiçara, especlialidade do chef. Todos já estão alocados no mercado de trabalho, sendo quatro deles nos dois restaurantes de Hélio.
“Foi muito trabalho até eu conseguir dar visibilidade para o projeto e trazer os parceiros certos para criar oportunidades para tantas pessoas que precisam, principalmente em São Vicente, cidade onde eu moro e onde abri o primeiro Lyon”, conta Hélio.
Segundo ele, existe carência de profissionais qualificados nas cozinhas dos restaurantes da cidade e da região, então “por que não oferecer oportunidade a quem precisa e ainda preencher uma lacuna do mercado gastronômico local?”, explica o chef.
Há quatro anos ele tenta emplacar o projeto e em 2023 encontrou no CAMP Rio Branco, em São Vicente, o parceiro ideal, por intermédio do vereador vicentino Jefferson Cezarolli. O primeiro ciclo de formação só foi possível graças aos esforços e recursos próprios e parcerias de Hélio. Ele conseguiu, com patrocinadores e fornecedores de seus restaurantes, insumos, uniformes e equipamentos para equipar a cozinha do CAMP.
O CAMP Rio Branco
O CAMP Rio Branco é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter assistencial, social, cultural e educacional, que atua como centro de aprendizagem e motivação profissional, na Área Continental de São Vicente.
Marcia Pansarini, supervisora administrativa do CAMP, conta que há tempos desejavam ter um restaurante escola, que oferecesse capacitação profissional e também fosse uma fonte de recursos financeiros que garantisse mais autonomia à entidade.
“Então, o vereador Jefferson Cezarolli, que conhecia a nossa estrutura, nos apresentou ao Hélio, que tinha o sonho de criar um projeto social de qualificação para cozinheiros”, explica Marcia.
Ela conta ainda que o CAMP Rio Branco surgiu com a proposta de integrar as pessoas ao mercado de trabalho e que o Bistrô Sabores do Continente vem cumprir este objetivo. “Nossa ideia é que o restaurante já esteja funcionando e aberto ao público em julho deste ano, com parte da primeira turma trabalhando nele”, complementa.
Carolina Fernandes, psicóloga do CAMP, enaltece a dedicação do chef e celebra o pioneirismo do projeto na cidade. “Tocar um projeto como este, de forma voluntária e sem recursos, mostra a paixão do Hélio pelo que faz”, admite Carolina. Ela conta ainda que o sonho de ter um restaurante escola e que também funcionasse como um espaço para eventos foi além das expectativas. “Hoje já estamos sendo procurados por restaurantes da região para indicação de profissionais e isso não tem preço”, celebra.
Emenda parlamentar
O trabalho de Hélio junto ao CAMP chegou ao conhecimento da Deputada Estadual Solange Freitas, que acabou de assinar uma emenda parlamentar, destinando, inicialmente, R$ 300 mil ao projeto.
“Este recurso vai permitir melhorarmos a infraestrutura do curso e ampliarmos a turma para 25 alunos, mas, ainda melhor, que todos recebam uma bolsa auxílio mensal para estudarem”, comemora Hélio.
Veridiana Souza Castro é uma das alunas que se formam nesta primeira turma. Ela já trabalhava na cozinha do CAMP, mas decidiu se profissionalizar e se candidatou à vaga no curso. Veridiana conta que cada candidato precisou apresentar um prato para concorrer a uma vaga, o dela foi um cuscuz nordestino.
“Eu entrei no curso sabendo o básico sobre cozinha, mesmo já trabalhando com comida, mas hoje tenho um conhecimento bem amplo e me arrisco muito mais na gastronomia”, conta Veridiana. “Ceviche, por exemplo, era algo que eu nem c0nhecia, nunca tinha comido, e hoje eu gosto muito e dou conta de preparar sozinha”, complementa.
Ela diz ainda que sai do curso muito segura para seguir a carreira e grata pela oportunidade que recebeu e pela dedicação de Hélio. “O chef dá o sangue dele para que possamos aprender e para que a gente consiga uma oportunidade no mercado de trabalho”.
Jantar de formatura
Para oficializar o encerramento do curso, a primeira turma irá preparar, na próxima sexta (22), um jantar com menu de três tempos: entrada (Ceviche), prato principal (paella caiçara) e sobremesa (tiramisù). Os convites estão à venda por R$ 150 (bebidas à parte) pelo telefone (13) 3566.6813.