A Rede Conecta Gerações chega a Santos para ser uma rede intergeracional com foco na diversidade etária e inclusão produtiva
Formada por pessoas com atuação em educação corporativa, gestão de mudança, comunicação, consultoria e assessoria em Longevidade e Gerações, o projeto é voltado para organizações privadas e públicas de Santos e região, que apostam em um ambiente organizacional ‘age-friendly’.
A iniciativa é das profissionais Denise Covas Borges, Luciana Corrêa e Paula Covas Calipo – três mulheres que acreditam que a causa da longevidade (50+) e das relações intergeracionais precisa estar mais visível, humanizada e acolhida pela sociedade e organizações na Baixada Santista.
Não ao etarismo
A inversão da pirâmide etária no mundo aumenta a expectativa de um corpo funcional cada dia mais maduro nas empresas. O projeto acredita que oraganizações que se anteciparem a esse processo, implementando um ambiente organizacional age-friendly, terão vantagem competitiva.
Denise Covas, umas das idealizadoras da Rede Conecta Gerações explica que o combate ao racismo, à homofobia e ao machismo no ambiente de trabalho é assunto recorrente no mundo corporativo. “No entanto, o etarismo ainda é um tópico que precisa ser discutido dentro da maioria das organizações”, acredita.
O que propõe a Rede Conecta Gerações
A Rede leva conhecimento e oferece projetos com as melhores práticas e metodologias próprias sobre o tema, não apenas para as organizações, mas também para a sociedade da Baixada Santista, por meio de palestras, workshops, vivências, jornadas de aprendizagem, rodas de conversa, encontros, eventos, além de consultoria, assessoria e outros serviços especialmente desenvolvidos para atender as especificidades dos clientes.
“Nosso propósito é humanizar as relações intergeracionais, escutar, entender, provocar o diálogo, conectar e humanizar as relações entre as diversas gerações, oferecendo aos nossos clientes ferramentas que os auxiliem na busca pelo aumento da produtividade e da sustentabilidade do negócio, a partir das premissas do ESG”, complementa Denise.
O grupo está montando um ‘time multigeracional’ de colaboradores, composto de profissionais diversos, atendendo também a questão de gênero, orientação sexual, raça e de pessoas com deficiência.
Quem compõe a Rede Conecta Gerações
Denise Covas Borges
RP com MBA em Marketing. Diretora executiva e criativa na Dcovas Eventos, Marcas & Propósito que atua nas áreas de criação e gestão de projetos culturais, da economia criativa e corporativos. Juntamente com seus parceiros são responsáveis pela criação, captação de apoios, comunicação e curadoria até a realização e entrega final de cada projeto como o Santos Jazz Festival, Festival Criativar, Cará Festival, Feiras, lançamentos de livros e exposições, shows e seminários. Desenvolveu carreira em São Paulo, começando pelo Grupo Folha, e a partir daí, empreendendo nas áreas de Comunicação e Marketing. Em seu retorno a Santos, gerenciou o Marketing do shopping Balneário, coordenou o projeto do Museu do Santos Futebol Clube (Memorial das Conquistas) e foi colunista por mais de 10 anos do jornal Boqnews.
Luciana Corrêa
Comunicadora por formação, educadora por paixão, Luciana Corrêa é especialista em Longevidade, Gerações e Lifelong Learning e atua como consultora, educadora corporativa, palestrante e curadora de conteúdo. Ela é Chief Learning & Culture Officer da LSC Aprendizagem e Cultura e cofundadora da Rede Conecta Gerações.
Docente em algumas das mais prestigiadas universidades de São Paulo e Minas Gerais desde 2013. Estudiosa da Sociedade, Cultura e Tecnologia na Pós-Modernidade, desenvolve ainda programas e cursos de extensão cultural sobre esses temas. Luciana é mestre em Comunicação e Consumo e MBA em Marketing pela ESPM SP, especialista em Relações Públicas pela ECAUSP, bacharel em Comunicação Social pela FAAP-SP, com diversos cursos de especialização no Brasil e nos EUA. Anteriormente, atuou por mais de 20 anos como executiva em Marketing e Comunicação em empresas nacionais e multinacionais.
Paula Covas Calipo
Psicóloga clínica e Mestre em Saúde Coletiva, especialista em Saúde Pública, Saúde Mental e em Organização de Serviços em Dependência Química. Atua como consultora em Saúde, tendo exercido cargos de gestão na administração pública estadual/regional e municipal na Baixada Santista. Possui experiência profissional na área de gestão, recursos humanos, planejamento, monitoramento e avaliação, educação permanente, elaboração de projetos e apoio técnico às equipes de saúde pública. Além de docência em Curso de Pós-graduação de Saúde da Família – UNAERP / campus Guarujá e como facilitadora/tutora em processos de ensino/aprendizagem de cursos de Educação à Distância (EAD) pela FIOCRUZ e pelo Programa Mais Médicos – ENSP. Atualmente, cursa o MBA em ESG – Environmental, Social and Governance pela ESPM-SP.
Para conhecer melhor o trabalho da Rede, basta acessar o site https://www.redeconectageracoes.com.br/ ou enviar email para [email protected]. O instagram é @rede.conecta.geracoes.