O Instituto Procomum abriu inscrições para o novo programa de formação para artistas e criativas culturais da Baixada Santista
Serão selecionadas 15 artistas para desenvolver um projeto artístico de impacto social, promovendo diálogo entre arte, comum e território na região da Bacia do Mercado, em Santos. As inscrições vão até o dia 20 de abril de 2022 e podem ser feitas aqui.
O projeto integra a nova temporada da ‘Colaboradora – Artes e Comunidades’, plataforma que oferecerá ambiente de trabalho, formações, mentorias, experimentações e apoio financeiro de R$ 3 mil para o desenvolvimento de um projeto artístico que deverá ser realizado no território da Bacia do Mercado, em Santos (SP).
Serão selecionadas 15 artistas e/ou criativas/es/os de diferentes linguagens, para um percurso formativo composto por quatro eixos: desenvolvimento artístico, com foco no fortalecimento estético e ampliação do repertório; produção cultural, com foco na capacidade de gerenciamento de carreira e projetos; dimensão territorial e os aspectos sociais nas criações artísticas em um contexto de crise global; e processos colaborativos, com foco no convívio em coletividades, no comum e no cuidado.
“Esta é a quarta edição da Colaboradora, que essencialmente é um projeto de formação em rede. Nosso objetivo é que, ao final do programa, as participantes tenham passado por um processo de desenvolvimento pessoal e artístico, mas também integrem uma rede de trocas de conhecimentos e colaboração”, explica Marina Paes, gerente de educação do Instituto Procomum.
Sobre a Colaboradora
A Colaboradora Artes e Comunidades é uma plataforma de colaboração que congrega uma escola de formação livre a um ambiente criativo e coletivo de trabalho e experimentação. Realizada pelo Instituto Procomum, é inspirada no projeto “La Colaboradora”, programa do ecossistema de inovação social Zaragoza Activa, na Espanha.
Sobre o Instituto Procomum
O Instituto Procomum é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar e participar de redes cujo foco é promover a transformação social e inventar um mundo comum entre diferentes.