A Colaboradora Artes & Comunidades é uma escola colaborativa de arte, para o desenvolvimento de projetos culturais de dimensão comunitária, na região da Bacia do Mercado, em Santos, para contribuir com a formação e vivência de práticas colaborativas para artistas e demais profissionais criativos.
A partir do dia 29 de setembro, o público poderá conferir o resultado de 9 meses de trabalho em que 11 artistas da Baixada Santista, de diferentes linguagens e linhas de atuação, puderam participar de um trabalho de formação, mentoria e vivência artística.
A seleção dos artistas teve ênfase nas mulheres, na população afrodescendente, nos LGTBQI+ e indígenas. São eles: Eleonora Artysenk, Augusto Pakko, Breno Garcia, Luiz Marq’s, Fernando Góis, Ana Letícia (Anita), Natália Brescancini, Talita Vidal, Soledad Maria, Alexandre Almeida (Alê) e Bete Nagô.
Cada artista contou com a orientação de uma equipe multidisciplinar de mentores, que auxiliaram os participantes em sua jornada, formada por Fabrício Lopez, Luciane Ramos e Nina Guzzo, além do Coletivo Etinerâncias, nas figuras de Raissa Capasso e Gabriel Kieling.
A participação dos artistas foi inteiramente subsidiada, com uma bolsa de 6 meses, tendo como contrapartida a disponibilidade para a colaboração, a troca de serviços entre todos, fortalecendo ainda mais a lógica da cooperação e não da competição.
Programação
Por conta da pandemia de Covid-19, esta edição da Colaboradora Artes & Comunidades precisou se adaptar aos protocolos de higiene e segurança e, por isso, foi estabelecida a dinâmica virtual de encontros e, para seu encerramento foi criada uma série de lives, com a participação de artistas e gestores culturais, que abre a programação do evento.
Foto: Bete Nagô