Rosana Valle: propostas para cultura, turismo e economia criativa

Série com os 4 candicatos à Prefeitura de Santos

Entrevistamos os quatro candidatos à Prefeitura de Santos e perguntamos a eles sobre as propostas para as áreas de cultura, turismo e economia criativa. Nos próximos quatro sábados você acompanhará as entrevistas com cada um deles.

Atualizada em 07.09.2024

Rosana Valle (PL) | Vice: Sadao Nakai (MDB)

Projetos na área da Cultura

Investiremos no incentivo às práticas culturais, reforçando o Fundo Municipal de Cultura com editais que vão abrir as portas para mais artistas e projetos. Queremos que todos tenham chance, principalmente quem está começando e precisa de apoio para os primeiros passos.

O nosso esforço será focar no pequeno e no médio artista. Para isso, vamos digitalizar o acesso aos incentivos, tornando o processo mais democrático e transparente. Ao mesmo tempo, queremos beneficiar artistas de toda a cidade, com uma filosofia de descentralização das atividades artísticas e culturais, com diversos polos espalhados pela cidade.

Leia também:

Conheça as propostas do candidato Rogério Santos (Republicanos)
Conheça as propostas da candidata Telma de Souza (PT)
Conheça as propostas do candidato Nando Pinheiro (Avante)

Na lógica de descentralização, teremos festivais culturais em vários bairros da cidade. É o caso do Festival da Família Santista, que levará feiras de artesanato e antiguidade, infláveis e brinquedos para crianças, apresentações artísticas, entre outras intervenções, sendo realizado em um bairro a cada semana, nos equipamentos públicos ou mesmo em ruas previamente acertadas com a comunidade.

Queremos criar a Orquestra Municipal Jovem, em parceria com a iniciativa privada e apoio de leis de incentivo. O projeto será uma referência para a prevenção da violência, profissionalizando jovens de comunidades carentes da cidade, com apresentações gratuitas realizadas todo trimestre.
Vamos também incentivar a formação cultural, melhorar as oficinas que já existem e expandi-las para em toda a cidade. Queremos parcerias com as comunidades e entidades civis, garantindo que a arte e a cultura cheguem a todos.

Os espaços culturais também merecem atenção, gestão de manutenção eficiente, evitando reformas gigantes que viraram rotina nos últimos anos. Precisamos melhorar nossas bibliotecas, transformá-las nas melhores de São Paulo, com projetos que incentivem a leitura em toda Santos. Afinal, Santos tem uma tradição literária de destaque.

Faremos parcerias com o mercado privado para abertura de novos equipamentos culturais em prédios pertencentes ao poder público que não estão sendo utilizados, inclusive no Centro.

Em relação aos museus, vamos organizar o sistema de museus, centralizando e valorizando esses espaços com políticas públicas que façam a diferença. A mesma coisa com a economia criativa.

Ela vai estar nas mãos da cultura, como já é política na União e no Estado, porque a cultura é o motor que torna tudo isso possível para nossa comunidade.

Queremos também resgatar o respeito pelo nosso patrimônio histórico. Devolver a cultura ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural da Cidade e cuidar do que é nosso, discutindo juntos os melhores caminhos.

Vamos criar o Cidade do Samba de Santos. Um equipamento cultural voltado para capacitar a população na arte do carnaval e fornecer infraestrutura para os desfiles da escola de samba. O equipamento também concentrará uma nova estrutura de fomento e apoio aos grupos que realizam o carnaval da cidade.

Queremos transformar o Sambódromo num espaço com estrutura adequada de fomento, treinamento de mão de obra, ensaios e produção artística.

Os artistas e fazedores de cultura serão grandes parceiros nessa jornada. Vamos criar um calendário anual repleto de ações e atividades que vão encher Santos de vida. Manter os eventos em alta, principalmente aqueles que nos enchem de orgulho, como o Carnaval.

Cultura revigorada, forte, para a população e para a classe artística. Esse compromisso é de coração.

Projetos na área do Turismo

Queremos reformar e revitalizar grande parte dos equipamentos turísticos da cidade. Investiremos na modernização da infraestrutura turística, assegurando acessibilidade e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que criaremos um ambiente dinâmico e vibrante, que beneficiará tanto os moradores quanto os visitantes.

O recebimento regular dos recursos provenientes do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (FUMTUR), previsto na Lei 16.283/2016, pode impulsionar os investimentos no turismo em Santos. A liberação desses recursos é essencial para o desenvolvimento turístico da cidade.

Vamos estabelecer um programa permanente de investimentos na revitalização e manutenção dos equipamentos turísticos, com a utilização de recursos, especialmente, oriundos dos repasses constitucionais do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias Turísticas.

A exploração de todos os tipos de turismo – cultural, histórico, esportivo, de lazer, ecológico e de negócios – é fundamental para Santos. Diversificar as atrações e atividades permite também atender diferentes perfis de visitantes, aumentando o fluxo turístico e prolongando a estadia média, o que contribui para a economia local e a criação de novas oportunidades de emprego.

O Blue Med Convention Center, um equipamento público, com gestão global da GL events, precisa ser melhor aproveitado. O local necessita ser ocupado por grandes congressos de saúde, negócios, esportivos e eventos de grande porte que irão movimentar a economia local. De forma mais intensa, organizada e que realmente traga turistas para a cidade.

O potencial de cruzeiros marítimos necessita ser mais explorado. Com incremento dos serviços para os passageiros que desembarcam no Porto de Santos. Esses passageiros precisam ser recepcionados com melhor estrutura e precisam ter mais informação das atrações turísticas da nossa cidade e roteiros disponíveis para passeio.

A prefeitura precisa disponibilizar um receptivo próprio e atender essa demanda tão importante que Santos recebe anualmente em suas temporadas de cruzeiros. Dessa forma, conseguiremos expandir o turismo regional e ajudar na divulgação da cidade em outras localidades.

Devemos aproveitar também o transporte hidroviário na cidade, integrando a área continental e o estuário. O modelo já se tornou factível em cidades como Niterói e, mais recentemente, São Paulo, oferecendo uma alternativa rápida e confortável para os usuários. Para moradores e turistas da cidade.

A sinalização turística e as informações disponíveis em múltiplos idiomas são deficientes e precisam melhorar. Essa deficiência dificulta a navegação de turistas estrangeiros e limitando o alcance internacional do turismo em Santos.

Vamos fomentar a economia local para que o turismo volte a ser um motor econômico, gerando empregos e estimulando investimentos privados, proporcionando riqueza e renda para a cidade, bem como o reinvestimento em melhorias na infraestrutura e em serviços públicos.

Queremos fortalecer o nome da cidade como Santos destino completo. Promovendo a imagem de Santos como um destino turístico de excelência, destacando suas belezas naturais, culturais e de infraestrutura, por intermédio de campanhas de marketing direcionadas e participação em feiras nacionais e internacionais.

Projetos na área do Turismo

Pensando no futuro e em incentivar a prática da economia criativa desde cedo, vamos implantar o Projeto Escolas Criativas, incluindo atividades voltadas para o tema, formando alunos preparados para o mercado criativo, com pensamento focado em inovação.

Vamos melhorar nossas Vilas Criativas, aperfeiçoando o atendimento ao cidadão e oferecendo mais opções de cursos. Serão criadas novas unidades e faremos um aporte de investimento em tecnologia, para oficinas de formação forneçam oportunidades de trabalho para a juventude.

Também vamos ampliar as oportunidades para as mulheres, dando continuidade a um projeto já desenvolvido durante meu mandato, o Mulher Digital. O programa é focado em habilidades para a economia criativa, com curso de capacitação digital, mentoria e acompanhamento. As mulheres irão receber orientação para desenvolver seus projetos de negócio e colocá-los em prática.

Precisamos dar uma nova cara e ação ao CPET – Centro Público de Emprego e Trabalho, inspirado no modelo da ANPE francesa. Este Novo CPET fornecerá orientação personalizada através de conselheiros dedicados, desenvolverá planos de ação individualizados, intermediará junto a entidades parceiras uma ampla gama de cursos de formação alinhados às necessidades do mercado, e utilizará plataformas online avançadas para facilitar a busca de emprego e formação contínua.

Queremos também auxiliar os empreendedores com o Empurrãozinho um programa de microcrédito que oferece empréstimos facilitados de até R$ 5.000,00 para empreendedores formais e informais. Os juros do empréstimo serão abaixo do mercado, com carência estendida.

O empreendedor deverá participar de uma jornada digitalizada que inclui inscrição, visitação, capacitação e plano de negócios. O modelo obedece o mesmo padrão de sucesso realizado em prefeituras de outros municípios.

Outra ideia é o programa Rocket de aceleração de startups que inclui uma série de ações para facilitar a criação de novas empresas e a transferência de mão de obra qualificada para a região. Oferece incentivos fiscais e financeiros, para atração de talentos, além de editais para financiamento de startups que apresentem inovações de interesse estratégico ou impacto social para Santos.

Queremos formar uma Universidade da Praia que constituirá de um centro de formação e produção cultural, para o desenvolvimento de oficinas para trabalhadores do mar, salas de educação à distância em horários especiais e recuperação de tradições pesqueiras, esportivas e produtivas relacionadas com o mar.

Também servirá para treinar profissionais do setor de alimentos e bebidas para lidar com turista, curso de línguas e uma gama de ofertas que consolidem Santos como referência nacional.

Foto: Divulgação

Diego Brígido

Jornalista e turismólogo
Editor da Revista Nove  e do Guia 9 de Bares e Restaurantes
Autor do fotolivro ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze