No artigo anterior falamos sobre conectar-se. Sobre como quando nos conectamos conosco mesmo nos conectamos com a natureza, porque somos natureza. E o que mais é natureza? O que constitui este planeta?
Quero te mostrar até o final deste texto que você natureza, estruturalmente, não é diferente da árvore natureza, do cachorro natureza, da planta natureza, da vaca natureza, do rio natureza, da pedra natureza, da formiga natureza…
Todos os elementos que constituem teu corpo, os demais corpos e cada pedacinho deste planeta são os mesmos. Lembra da tabela periódica? Ela está em nós. Os ciclos naturais fazem ir e vir os elementos que, ora constituem nossos corpos, ora constituem a terra ou as rochas, etc… Vale dizer, aqui, que acredito que TEMOS corpos (momentaneamente) e não que SOMOS corpos. Acredito que somos um pouco mais do que isso. Mas isso será assunto para outro bate-papo nosso…
Leia também o outro artigo de Marina Benini: Conecte-se
Bom, os mesmos elementos que constituem outros corpos naturais também constituem esta ferramenta de vida, que é o teu corpo. Somos todos a mesma matéria, somos todos um único planeta, separados em pequenas partes, mas que formam este todo, que a gente chama de natureza. E quando pegamos estes elementos e os transformamos em cadeiras, casas, carros, roupas, ruas, remédios… ali também está a natureza, só que de forma modificada, transformada. E que deixa de ser natural. E quando deixa de ser natural, corremos um sério risco de extrapolar os limites do que é saudável!
As vezes transformamos tanto, mexemos tanto, que ela (a natureza modificada) deixa de estar em equilíbrio com o nosso corpo e passa a nos desarmonizar. Se eu comer uma fruta, por exemplo, e dela absorver um açúcar, ótimo! Mas se eu processar dezenas de vezes o açúcar extraído da cana, aquele açúcar branquinho, sabe? Não, ele não faz mais bem ao meu corpo. Ele se desconectou da natureza, de tal forma que não faz mais bem ao meu corpo…
O milagre da fotossíntese
Mas então, o que eu como que realmente me nutre? É só olhar em volta, para os alimentos de forma bruta. Sim, eles vêm da terra. Essa mesma terra que é constituída de átomos, prótons e nêutrons que seu corpo. E que mágica acontece que, da terra, os átomos, prótons e neutros se transferem para o seu corpo? Eis a grande chave! A FOTOSSÍNTESE! Lembra dela? Por meio da clorofila, as plantas, no reino vegetal, captam a luz do sol e, ainda, a água do solo e o oxigênio do ar e fazem a magia (o milagre) da fotossíntese acontecer, a cada dia!
Os elementos que estão na terra, na água e no ar se transformam em biomassa, constituindo o corpo vegetal. Pronto, eis aí a nossa principal fonte de energia, eis aí o que a gente precisa para dar energia ao nosso corpo. Podemos nos alimentar desta biomassa e assim, por meio de outras reações químicas e ferramentas de absorção maravilhosas da natureza, fazer crescer a nossa massa corpórea e promover a nossa renovação celular, nas nossas fases de crescimento e envelhecimento.
Você é biomassa
Aqueles elementos que estavam no ar, na terra e na água e, agora, no vegetal, te alimentam e passam a constituir a TUA biomassa corpórea. Nos teus ciclos naturais (respiração, fezes, urina, suor, menstruação e outros, sem falar da energia gerada…) e, principalmente, quando tu morre, teu corpo devolve os nutrientes para a mãe Terra.
Então, interessante é parar para pensar que este corpo aqui é exatamente o que eu como e o que eu comi ao longo da minha vida! Eis aqui um segundo ponto de magia! Isso não é um outro milagre? Esse milagre da natureza acontece todos os dias na nossa cara (ou melhor, dentro de nós, rs) e não nos damos conta.
Alguns de nós, ou pior, MUITOS de nós insistimos em colocar para dentro outros elementos que não são mais naturais. Não te parece um paradoxo? Não te parece um tanto agressor, talvez? Ou, no mínimo, sem sentido? Para que desarmonizar? Para que você precise de mais elementos extremamente transformados, chamados de drogas, para te deixar de pé?
Vamos refletir e despertar para as indústrias dos remédios, dos laticínios, dos produtos alimentícios, dos cosméticos, da agropecuária e etc.. Esse sistema capitalista, por meio destas indústrias nos joga goela abaixo, literalmente, uma des-saúde, uma desconstrução do nosso ser natural o tempo todo. Como teu corpo tem gritado por reconexão e reequilíbrio? O que você permite que alimente seu corpo?