Djavan cantou: “Um dia frio, um bom lugar para ler um livro”, não sei se ele imaginou que fica melhor se tiver acompanhado de uma taça de vinho. Mas esse mês está tão frio, que só uma bebida quente pra ajudar.
Nesses dias de frio, só dá vontade de levantar da cama para comer – e beber, é claro! Vestidos com o melhor modelo inverno, meias, pantufas, calça velha e camisa desbotada, partiu cozinha pra preparar um bebida quente.
E se você já escolheu sua série para maratonar ou aquele filme que acabou de lançar no streaming, pode anotar a receita desses ‘cobertores etílicos’*.
* Atenção! ‘Cobertor etílico’ é figura de linguagem. Aqui cabe o esclarecimento: bebidas alcoólicas não aquecem o corpo. A sensação de calor que bebidas destiladas dão são o sintoma de queimação que se sente devido a uma esofagite ou gastrite aguda pelo álcool ingerido. Essa falsa sensação de calor induz à lenda de que o organismo está sendo aquecido, o que não é verdade. Certo?
Pensando em um cenário ideal, no aconchego do seu lar, você já pensou em harmonizar umas guloseimas etílicas?
- Choconhaque com pipoca ou bolo de cenoura
- Vinho Quente com Caldo Verde
- Quentão com fondue de chocolate
- Irish Coffee com bolo de milho
Essas são só algumas possibilidades para você espantar esse frio.
Coquetéis quentes ou também conhecidos como Hot Toddy, são catálogos desde 1700. Os nossos representantes brasileiros nessa categoria de coquetéis são o Quentão e o Vinho Quente.
O vinho quente surgiu no século 2 com os soldados romanos nos campos de batalha lutando também para espantar o frio. Com a expansão do Império, a receita se espalhou pelo mundo. No Brasil se espalhou com as colônias italianas e portuguesas que foram temperando o vinho com as especiarias que vinham de todas as partes do mundo.
Vinho Quente
750 ml de vinho tinto
500 ml de água
2 maçãs grandes cortadas em cubos
1 laranja grande
1 xícara de mel
3 paus de canela
10 cravos da índia
Modo de preparo
Em uma panela misture o mel, água, canela, espete os cravos na laranja e acrescente na panela. Leve ao fogo baixo e deixe ferver, acrescente o vinho e ferva por 10 minutos, coloque os cubos de maçã e desligue o fogo.
Já o quentão tem uma disputa entre Minas Gerais e São Paulo, sobre sua criação.
Tudo começou com a população tentando esquentar o corpo durante as festividades juninas ao adicionar à cachaça ao chá de especiarias que se tomava para aquecer o corpo durante as noites frias no interior e tudo isso sobre a benção dos três Santos: Antônio, Pedro e João!
Quentão
700 ml de cachaça
600 ml de água
1/2 quilo de açúcar
100 gr de gengibre fatiado
2 pedaços de canela em pau
8 cravos da índia
1 limão fatiado grosso.
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o açúcar refinado, o gengibre, a canela, espete os cravos nas fatias de limão e junte a mistura. Deixe formar o caramelo e acrescente a água. Mexa até dissolver o açúcar, deixe ferver por 30 minutos. Em seguida, acrescente a cachaça, deixe ferver mais 10 minutos e desligue a panela. O ideal é que o quentão descanse por pelo menos 40 minutos antes de ser servido.
O Choconhaque acredita-se que tenha surgido na Suiça, mas sem nenhuma evidência cabal.
Por aqui é consumido durante o ano inteiro por nativos e turistas de cidades como Campos do Jordão, Canela e Gramado.
Choconhaque
50 ml de conhaque
2 colheres de sopa de chocolate em pó
120 ml de leite bem quente
1 colher de açúcar
Modo de preparo
Você pode preparar em uma panela no fogo baixo e aumentar as quantidades conforme o número de canecas quiser servir. E também pode preparar diretamente na caneca e levar ao microondas, más só acrescente o conhaque após tirar a mistura de leite, chocolate e açúcar do microondas!
Irish Coffee é o coquetel criado por Joe Sheridan um Chef que virou Bartender em 1940. Ele adicionou uma dose de Whisky ao café para aquecer um grupo de turistas que acabavam de desembarcar em um Porto da Irlanda e quando foi questionado se estava servindo um café brasileiro, respondeu: “É um Café Irlandês” (It’s an Irish Coffee).
Irish Coffee
50 ml de Whiskey
80 ml de café quente (expresso ou coado)
1 colher (chá) de açúcar
30 ml de creme de leite batido
Modo de preparo
Em um copo alto misture o café, o açúcar e o Whiskey, bata o creme de leite e coloque devagar sobre o café. Coloque noz-moscada a gosto por cima.