O mundo está mudando de forma exponencial, as mudanças hoje, além de velozes estão em aberto, um grande desafio para empreendedores e líderes: gerenciar onde tudo está em aberto. Nossas crenças antigas de ‘trabalhar muito’, ‘chegar cedo na empresa e sair tarde’, ‘o olho do dono que engorda o gado’ não se aplicam mais.
No passado, tínhamos medo de mudar, no momento temos medo de ficar parado, e esse medo é muito maior porque quem não mudar, não sobreviverá.
Daí vem aquele discurso que todo mundo fala – é preciso inovar – e inovação é muito além de tecnologia. Qualquer empreendedor pode usar a tecnologia, ela está acessível a todos hoje, inclusive com preços acessíveis.
Mas inovação vai muito além de tecnologia. No talkshow do empreendedor Flavio Pripas, com base no’ livro ‘O novo código da Cultura, vida ou morte na era exponencial’, dos autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, ele expressa que “a digitalização do negócio é pegar processo em papel e por no computador, quem não fez isso, já está 20, anos atrasado. Transformação digital, hoje, é uma grande desculpa que o mercado usa para pensar diferente. Como as pessoas podem fazer mais rápido, mais eficiente, usando uma metodologia diferente, usando uma ferramenta diferente, fornecedor diferente, com uma cabeça diferente e isso é na verdade transformação cultural”.
As pessoas são as peças chaves na transformação das empresas, é necessário realizar a transformação cultural. Quando falamos em tecnologia, esquecemos de pensar na tecnologia com foco em pessoas e para pessoas. E a cultura é o principal motor que faz tudo isso dar certo.
A cultura de uma empresa é o jeito que a empresa faz as coisas acontecerem, e implantar cultura depende exclusivamente dos donos. Empresa sem cultura não prospera, por isso, desenvolver a cultura da sua empresa é fundamental para se manter no mercado e não importa o tamanho da empresa.
Nosso case mais conhecido de mudança cultural é o Magazine Luiza, e assim somos impactados por tantas outras empresas como na área financeira, o Nubank; na área de transporte, o Uber; na área de alimentação, o Ifood; na área de turismo, o Airbnb e por aí vai.
Diante desse cenário, a tecnologia é o centro das atenções, mas não importa a área do seu negócio, a transformação está aí e você precisa de conhecimento para transformar o seu negócio, seja ele qual for.
Empresas que atuam na sorte, sem cultura, sem fundamentos, sem metas e acompanhamento, sem controle financeiro, não sobreviverão.
Faz sentido essa preocupação? A tendência é que a liderança desempenhe um papel, cada vez mais relevante, em um mundo cuja incerteza só tende a aumentar.