Hoje, com a rapidez com que as coisas se transformam, sentimos a necessidade de agir rapidamente para chegarmos num determinado objetivo. E não está fácil se deparar e lidar com tantas transformações necessárias.
As transformações exigem necessidade de mudar com profundidade, os padrões antigos já não são suficientes e o modelo mental que vínhamos praticando precisa ser atualizado, abandonar práticas, criar novas, se adaptar.
Tudo isso é complexo, porque leva tempo, muitas vezes envolve processos longos, tecnologia, e olhar para essa nova visão muitas vezes nos causa frustração e desânimo. Mas e como lidar com isso tudo, num cenário que exige rapidez, agilidade sem se frustrar?
Não é fácil, porque o ser humano, quando tem uma visão muito longa de conquista, apresenta tendência a desistir. Quer ver um exemplo prático? Quem aí já pensou em fazer uma dieta para emagrecer alguns quilos, mas quando se olha para a quantidade do peso total que precisa eliminar, desanima? Mesmo assim, alguns seguem e como não enxergam resultado rápidos ou imediatos, tendem a desistir.
Outro exemplo clássico é quando nos matriculamos numa escola de idiomas, o processo é demorado, você tem pelo menos um ano para começar a falar o idioma, mas já fica frustrado porque com um ou dois meses, acha que deveria estar dominando a nova língua.
O que acontece é que a maioria das pessoas tende a desistir no meio da jornada, simplesmente porque não enxerga a evolução. Então, se você tem um projeto extenso, que vai exigir uma jornada mais longa para o alcance da visão que pretende alcançar, aprenda a dividir em pequenas etapas, isso traz uma noção de evolução, em especial essa divisão trabalhando com Plano de Ação.
Com um Plano de Ação você consegue acompanhar pequenas vitórias.
O Plano de ação deve conter: o que, como e quando fazer, com dia e hora marcados e a rotina pode ser diária, semanal, mensal, o que importa é estar dividida para trazer essa visão de cumprimento de etapas, pequenas etapas mas que lhe levarão ao todo.
Quando você constrói um Plano, com pequenas ações, você acompanha sua evolução, reconhece suas pequenas vitórias e ensina o seu cérebro a também reconhecer essa evolução. Isso vai te ajudar a lidar com frustração e com desanimo e vai te impulsionar para curtir essa jornada.
A metodologia Coaching faz exatamente isso, lhe apoia para a identificação de objetivos e na construção de Planos de Ações que te levam a reconhecer a jornada evolutiva, comemora vitórias e alimenta o seu cérebro com hábitos de transformação. É uma estratégia que pode ser construída para ajudar a trazer equilíbrio e menos frustração.