Odarcio Ducci foi o maior influencer que a região já teve

O ex-presidente do Ilha Porchat Clube projetou São Vicente para o Brasil

Resolvi escrever este texto como uma coluna assinada e não como matéria, porque seria, pra mim, muito complicado falar sobre Odarcio Oliveira Ducci com imparcialidade, com o olhar neutro do jornalista que apenas reproduz uma biografia.

Tive a alegria de passar a infância e a adolescência no Ilha Porchat Clube, e lá vivi alguns dos momentos mais divertidos, dramáticos e aventureiros da vida. Depois dos meus pais e da minha avó, Odarcio foi a primeira figura a quem eu ‘devia certa obediência’ – na época, obviamente, eu não admitia isso (e tampouco ele podia desconfiar).

O fato é que, como presidente do Ilha Porchat Clube, era a ele quem tínhamos que recorrer sempre que queríamos uma ‘autorização’ para um amigo não sócio entrar na piscina (quem lembra daquele ritual onde ele assinava no cartão de praia o prazo da autorização e a quantidade de pessoas autorizadas a desfrutarem daquele paraíso que era o complexo de piscinas do clube?). Bastava um final de semana de sol, e lá estávamos nós, os ‘seguidores’ do Odarcio.

A molecada tinha um ritual para ir falar com ele e sabíamos que o melhor momento era quando ele estava tomando o seu farto café da manhã no terraço do restaurante, frente-mar, preferencialmente acompanhado. Vaidoso, ele adorava demonstrar sua autoridade e ‘bondade’ e, dependendo do seu humor e do movimento do clube, dava pra garantir um mês inteiro de autorização free para os amiguinhos na piscina.

Advogado paranaense, de Cornélio Procópio, Odarcio dedicou 38 anos de sua vida ao Ilha Porchat Clube, e morreu, em 15 de julho de 2016, aos 74 anos, na Santa Casa de Santos, ao sofrer complicações após uma cirurgia para retirar pedras nos rins. Ele já havia sofrido quatro AVCs e, após o quinto, em maio de 2013, apresentava a saúde mais debilitada.

Da mesma forma que, quando de bom humor, o presidente distribuía sorrisos e autorizações, quando não, acabava com a festa da molecada, fazendo com que nós, sócios, precisássemos decidir entre largar o amiguinho na praia e ir curtir a piscina com os demais ou ficar na praia, com a ala dos excluídos. E, claro, isso o fazia ser odiado por muitas vezes. De seguidores, nos tornávamos ‘haters’ do Odarcio.

Ele também era o perverso que nos suspendia por um dia, uma semana ou um mês quando aprontávamos alguma, como um salto coletivo de ‘copinho’ (quando você pula encolhido e abre pernas e braços ao encostar na água, banhando todos ao redor) da plataforma na piscina, para molhar o presidente e algum convidado todo pomposo que chegava junto desfilando pelo deck.

Não dá pra dizer que Odarcio passou despercebido pelo Ilha Porchat Clube e sequer por São Vicente e mesmo pelo Brasil. O clube chegou a ter mais de 10 mil sócios.

O legado de Odarcio Ducci

Ele transformou o ‘Ilha’ em um dos principais redutos festivos do país nas décadas de 70 e 80, com suas disputadas ‘Noites nos Mares do Sul’, que antecediam o Carnaval e reuniam mais de 40 mil pessoas madrugada afora.

Aliás, a minha geração desejava fazer 18 anos muito mais para frequentar a festa do que para dirigir. Na verdade, nós já podíamos ir aos Mares do Sul com 16, desde que acompanhados dos pais, o que já era ótimo, pois em uma festa com aquelas proporções era muito fácil dar perdido nos velhos.

Uma festa linda, regada a toneladas de frutas, bebidas, artistas, shows e gente bonita vestida de camisa florida e calça branca. Aliás, era a única vez no ano que jovens da minha idade usavam calça branca, até ser liberado ir de jeans.

Mas Odarcio agitava o clube com outras festanças, como o Sábado de Aleluia; o Reveillon, com uma cascata de fogos cinematográfica; o tradicional baile de carnaval com as cinco noites e duas matinês; a distribuição de ovos de Páscoa e muitas outras durante o ano.

Essas festas, mas principalmente os Mares do Sul, reuniam figuras emblemáticas do cenário político e artístico, brasileiro e mundial, como Mário Covas, João Baptista Figueiredo, Paulo Maluf, José Maria Marin, Marta Rocha, Adriane Galisteu, Helô Pinheiro, Xuxa, Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Pelé, Moacyr Franco, João Saad, Jair Rodrigues, Ângela Maria e Roberto Carlos, entre outros. Um verdadeiro influencer dos tempos pré-internet, não?

Odarcio Ducci é quem comanda a alegria

O Ilha Porchat Clube esbanjava 40 mil m² de área, sendo 29 mil na piscina e 11 mil na sede social (que hoje, sob nova direção, busca um reposicionamento como espaço de eventos).

Além de ter apresentado por mais de 15 anos o ‘Miss Brasil’, nos anos 90, Odarcio levou São Vicente a outro patamar, ao emplacar um programa de auditório semanal, na extinta TV Mar, o ‘Ilha Porchat na TV’.

Frequentei muitas gravações do programa, que aconteciam às segundas, mas precisava me esconder das câmeras, porque meus pais juravam que eu estava nas reuniões de seicho no iê, sediadas na minha escola, às segundas à noite.

O Ilha Porchat na TV era um programa de auditório do tipo do Programa do Bolinha, Raul Gil e Chacrinha, com direito a dançarinas e corpo de jurados e que revelou muitos talentos musicais da nossa região.

Mas o clube também foi palco para gravações do próprio Programa do Bolinha; de concursos, como ‘A Mais Bela Mulher Casada’, além dos animados espetáculos infantis aos domingos, com a Turma da Sorvetinho e Turma da Ferrinho; shows como os de Roberto Miranda, Aguinaldo Timóteo e o ousado showman Miele, com seu Cocktail (aliás, a primeira vez que eu vi seios na vida).

Lá pelos anos 2000, em um novo momento, o Ilha realizava shows – no salão e na praia – de Charlie Brow Jr, Cidade Negra, Nativus e Ivete Zangalo, entre outros.

Infelizmente o Ilha Porchat ficou em estado de abandono durante anos, deixando, da fase áurea, apenas as lembranças. Uma grave crise se estabeleceu entre 2013 e 2015, quando o clube foi proibido de sediar festas de casamento e formatura, uma das principais fontes de receita no pós-auge.

Eu não sei como era o clube na era Pré-Odarcio (o Ilha foi fundado em 1967), e, infelizmente, ainda não podemos prever como serão os novos tempos do clube, mas uma coisa é fato: as histórias do Ilha Porchat Clube e de Odarcio se misturam e tudo o que se sabe sobre o lugar aconteceu nos 38 anos em que Ducci esteve a frente. E muitas pessoas conheceram São Vicente, por intermédio do presidente influencer

Não sei na sua, mas na minha bagagem trago personagens como o Chico da piscina; o Bolacha; o Sarabando; o garçom Pezinho, do restaurante da praia; o elevador de copinhos do Sêo Raul, o sorveteiro; o pavão da piscina; a tia que filetava batatas para fritar, no bar da piscina; a pedra do queijo e as pedras 24 e 36 (e as versões descabidas sobre o porquê eles tinham estes nomes); o labirinto escuro que era o depósito de cadeiras de praia; entrar escondido na sala de sinuca e na sauna; a música que iniciava as noites de carnaval; o leão de pedra; os beijos roubados na passagem da piscina pequena pra média; as filas intermináveis para pegar Ovos de Páscoa; o medo de ser barrado, ainda menor de idade, nas noites de carnaval e tantas outras lembranças.

Odarcio Ducci tinha razão: era sempre festa na ‘ilha da fantasia’.

Diego Brígido

Editor da Revista Nove | Guia Comer & Beber

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze