O Orquidário Municipal de Santos comemora 80 anos neste sábado (08) com uma programação gratuita repleta de atividades para toda a família
Atualizada em 06.10.2025
Das 9h30 às 17h, o público poderá conferir apresentações musicais e culturais, oficinas, brinquedos infantis, além do tradicional parabéns com corte de bolo e uma exposição especial em homenagem às oito décadas do parque.
Programação especial de aniversário
O dia começa às 9h30 com a apresentação e mini aula do Grupo Pró Capoeira, seguida pela Tenda do Aquário (10h às 15h), que traz uma mesa interativa sobre investigação marinha e aves migratórias. As crianças também poderão se divertir com brinquedos infláveis entre 10h e 16h.
Às 10h30, o público poderá participar das oficinas do Ateliê Mamãe Arteira (fantoche) e da Fada do Dente (pintura). A festa segue com barraquinhas de pipoca e crepe das 11h às 14h e o ponto alto às 13h, com o parabéns e corte do bolo.
Durante a tarde, o clima de celebração continua com o Coral do Grupo Tam Tam (14h às 14h30), distribuição de picolé às 15h, apresentação do Grupo Veiacos (15h às 16h) e encerramento com Carolina Ramiro, que mistura música e contação de histórias das 16h às 17h.
Um refúgio natural no coração de Santos
Inaugurado em 1945, o Orquidário Municipal é um dos símbolos de Santos e abriga cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a maioria fixada nas árvores.
Além das flores que dão nome ao local, o espaço é lar de quase 500 animais de 70 espécies, muitos deles vivendo soltos, como cutias, jabutis e pavões. A estrutura conta ainda com atrações como a Trilha do Mel, o Jardim Sensorial e o Viveiro de Visitação Interna, onde as aves se aproximam dos visitantes.
Uma Mata Atlântica em miniatura
O Orquidário é considerado uma ‘Mata Tropical Urbana’, com 1.500 árvores e arbustos de 137 espécies. Entre as nativas estão o ‘pau-brasil’, o ‘ipê-roxo’ e o ‘pau-ferro’. Um dos destaques é o ‘pau-rei’, árvore mais alta do parque, com mais de ‘30 metros de altura’, visível logo na entrada.
Outra curiosidade é o espaço das ‘Plantas que contam a História do Brasil’, que reúne espécies como cacau, café, mandioca e banana, resgatando o vínculo entre a flora e o desenvolvimento do país.
Aves migratórias e biodiversidade
O parque também é ponto de passagem para aves migratórias, como os ‘irerês’, que passam o dia no local e retornam à noite aos manguezais, e as garças brancas, que chegam ao entardecer para se abrigar nas árvores do lago.
Raízes históricas
O Orquidário tem suas origens ligadas ao orquidófilo Júlio Conceição, pioneiro no cultivo de orquídeas no Brasil. Em sua antiga chácara, o Parque Indígena, ele chegou a cultivar 90 mil orquídeas e transformou o espaço em um ponto turístico na década de 1930. Após sua morte, o acervo foi vendido à Prefeitura e deu origem ao Orquidário Municipal, que se mantém até hoje como um dos espaços mais queridos pelos santistas.
A comemoração de 80 anos do Orquidário Municipal de Santos (Praça Washington, s/nº, José Menino) acontece no dia 8 de novembro (sábado), das 9h30 às 17h, com entrada gratuita
Foto: Chris Jauch