Todo santista raiz já passou por essa situação: Um rolê na orla e se depara com aquele burburinho na Concha Acústica. Resolve parar pra ver o que é, pede uma água de coco ou uma cerveja no quiosque... e perde a noção da hora.
A Concha Acústica de Santos foi projetada pelo arquiteto Carlos Prates e inaugurada em junho de 1981, ao lado do Canal 3, na orla, durante o 93º aniversário do bairro Gonzaga. Inicialmente com espaço para 300 pessoas sentadas em assentos de fibra, o espaço funciona como um centro de cultura ao ar livre, onde acontecem eventos diversos, espetáculos artísticos e culturais, além de exposições. Todos sem cobrança de entrada.
Em 2014, a Concha Acústica foi revitalizada e ganhou isolamento acústico, com vidro temperado laminado, além da ampliação do palco, que ganhou piso com revestimento de pranchas de madeira plástica e um novo desenho, que acompanha o design da arquibancada. Hoje o espaço comporta 225 pessoas sentadas.
As paredes também receberam forro acústico de madeira e os sanitários e camarins foram reformados. A Concha Acústica possui ainda um camarim climatizado, ventiladores espalhados por toda sua área de plateia, cabine de som e acessibilidade.
Pessoas com mobilidade reduzida contam com guarda corpo e rampa exclusiva de acesso ao palco, piso táctil e áreas demarcadas para assistir aos espetáculos.
A Concha Acúsitca fica na Av. Vicente de Carvalho, s/n (ao lado do canal 3), na orla. Se passar por lá e vir aquele burburinho, já sabe, dá uma chegada, que é cultura local.