Praias de Itanhaém: um roteiro para entrar na sua lista

Que tal um dia de praia no Litoral Sul?

Não resistimos a uma prainha, e o município de Itanhaém reserva alguns cenários bem especiais que você vai querer conhecer para curtir um belo dia de sol e céu azul. Nesse roteiro, vamos apresentar as 9 praias de Itanhaém para que você possa escolher sua favorita ou até mesmo tirar um dia para conhecer cada uma delas. Tem para todos os gostos, para curtir com os amigos ou a família. Então prepare seu kit praia e convide sua turma para visitar esses paraísos do Litoral Sul. Confira a lista completa abaixo:

Praião

Também é conhecida como Praia de Itanhaém, ela possui cerca de 11,5km de extensão, e vai do trecho da Boca da Barra do Rio Itanhaém até a divisa com o município de Mongaguá. A praia atrai muitos turistas durante o ano todo, já que conta também com quiosques e guarda-vidas fora da temporada. Uma das principais belezas da praia é o encontro do Rio Itanhaém com o mar, mas atenção: por conta da força das águas fluviais dentro das águas do mar, este trecho oferece riscos aos banhistas. Tome cuidado e fique sempre atento às placas do local.

Praia do Tombo (foto)

Lembra que falamos do ponto de encontro entre o Rio Itanhaém e o mar? Então, exatamente esse ponto fica conhecido como Praia do Tombo ou Boca da Barra. É interessante observar a variação da cor da água do mar e as mudanças constantes no relevo, ambas causadas por esse fenômeno espetacular. Durante o verão, a faixa de areia tende a ser extensa, o que garante muita diversão aos banhistas que podem praticar esportes variados, pescar ou simplesmente tomar sol. Mais uma vez, é importante ficar atento às placas e às correntes fluviais.

Praia da Saudade

Aos pés do Morro do Sapucaitava, um lugarzinho simples, sossegado e deserto, que justamente por essas características, recebeu o nome de Praia da Saudade. O acesso a esta praia é feito pela trilha, com entrada pela Rua Sebastião das Dores. O lugar é muito querido também por pescadores amadores, que passam horas por lá. Se der sorte, você pode encontrar bandos de gaivotas curtindo o sol pela manhã ou no período da tarde.

Praia dos Pescadores

Anteriormente conhecida como Prainha, a Praia dos Pescadores, com seus 600 metros de extensão, é um conhecido ponto turístico de Itanhaém. Isso porque a praia é muito divulgada, principalmente por abrigar o Monumento Mulheres de Areia, esculpido por Serafim Gonzalez em homenagem a novela. Além disso, ela é também destino procurado pelos surfistas, já que sua localização proporciona belas ondas para a prática.

Praia dos Sonhos (foto)

Com 800 metros de extensão, a Praia dos Sonhos fica entre a Praia do Cibratel e a Praia dos Pescadores. O cenário é um espetáculo à parte, já que chama a atenção pela combinação da extensa faixa de areia, as rochas e a área verde. A praia também abriga dois pontos turísticos muito marcantes de Itanhaém: a Passarela e a Cama de Anchieta. Uma paisagem assim parece realmente saída dos sonhos.

Praia das Conchas

A Praia das Conchas não é exatamente uma praia, trata-se de uma pequena enseada, logo após a Cama de Anchieta. Passando por lá, os visitantes vão encontrar a gruta Nossa Senhora de Lourdes, sendo um local de peregrinação religiosa. Por ser tão próxima, você pode tirar um dia na Praia dos Sonhos, passear pela Cama de Anchieta e ainda encerrar o passeio na gruta. Um dia completo!

Praia do Suarão

A Praia do Suarão é, na verdade, o nome dado ao trecho da Praia de Itanhaém localizado no bairro Suarão, um dos mais antigos da cidade. Uma curiosidade que vale ser destacada é o significado do nome. Suarão vem das raízes tupí: çuu era o nome que se dava a um animal de grande porte, enquanto aron pode significar “ronco”, “rugido”. Assim, seria o “lugar onde o bicho ronca”, provavelmente pelos porcos-do-mato, que foram muito abundantes na região.

Praia do Cibratel (foto)

Assim como a Praia do Suarão, a Praia do Cibratel recebe esse nome por ser o trecho localizado no bairro de mesmo nome. Porém, a praia é na verdade uma porção da Praia de Peruíbe. Ela também é conhecida como Praia da Enseada, e pode ser um excelente destino o ano todo, já que conta com quiosques, hotel e até mesmo bares com uma pequena infraestrutura. Vale conhecer o espaço!

Praia da Gaivota

Um belíssimo cenário forma a Praia da Gaivota. Ela está localizada desde a divisa com o bairro do Cibratel II até a divisa com o município de Peruíbe, especificamente o Rio Piaçaguera. Na orla, os visitantes vão encontrar uma pequena ilha onde é possível ver diversas aves marinhas – e como diz o próprio nome, não poderia ser diferente. A vista já é motivo o suficiente para visitar e curtir um dia agradável no local.

Bruna Domato

Estudante de publicidade

Mais buscadas

#tbt ação social afro aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arquitetura arte arte no dique baixada santista bares bazar bebida beneficente bertioga birdwatching Brasil cachaça cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chamada chopp ciência cinema circo clima coletivo comer e beber compras concha acústica confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança design design gráfico designer dia das mães drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar LAB lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping livros lucky tattoo mar moda mongaguá mostra mudanças mulheres museu museus música nacional natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel páscoa patrimônio persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social projetos restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança sesc shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop