Ecoturismo: o lado verde do litoral

Fotos: Christian Jauch

Além dos mais de 160 quilômetros de litoral, há outro atributo muito presente na região.

Este que, de tão presente, influenciou a escolha do nome turístico da Baixada Santista. A Costa da Mata Atlântica, que abrange de Bertioga a Peruíbe esbanja, claro, muito verde em toda sua extensão. Bem pouco resta de mata atlântica no Brasil – cerca de 7% da cobertura original –; a boa notícia é que grande parte do que ainda existe está na Serra do Mar, esta moldura exuberante em tons de verdes que abraça a região. Cenário perfeito para a prática de ecoturismo e turismo de aventura.

Então, deixamos o guarda-sol e as cadeiras de lado e nos jogamos na mata, ávidos por experiências diferentes na Baixada Santista. O resultado você acompanha nas próximas páginas e em nosso portal na internet.

Em Santos, o verde além dos jardins da orla

O jardim da orla santista continua sendo o maior do mundo, segundo o Livro dos Recordes. O que a maioria dos moradores e turistas ainda não sabe é que está na área continental a verdadeira vocação da cidade para o ecoturismo. Pertinho da zona urbana, às margens da Rodovia Rio-Santos, o que no passado foi uma plantação de bananas, agora é um dos muitos paraísos verdes da região: a Fazenda Cabuçu.

Três quilômetros de trilha, parte em região de planície costeira, parte no sopé da Serra do Mar, revelam belezas que nos fazem esquecer de que estamos ‘na praia’. Espécies nativas da mata atlântica dividem o percurso com outras plantadas pelo homem. Palmito juçara, bananeiras, cedros, bromélias, orquídeas, ananás e um sem-número de outras plantas proporcionam um momento ímpar: uma pausa para respirar o mais puro ar. Um carinho nos pulmões, na mente e na alma.

Conforme a trilha ficava mais fechada, junto à Serra do Mar, mais quente, úmida e interessante ficava a experiência. Uma aula de botânica in loco, com direito a estudar as fezes de uma onça que havia cruzado aquele caminho alguns dias antes, de acordo com o guia que nos acompanhava no roteiro. “Fico mais tranquila que ela tenha passado há dias atrás”, revela uma das turistas que fazia a trilha.

Ao final do percurso, a recompensa: a Cachoeira do Rio Cabuçu (ou do Escorrega), uma queda de 10 metros de altura, em formato de tobogã, que forma uma piscina natural de águas límpidas e revigorantes. Energias restauradas para encarar outros três quilômetros de volta.

As boas surpresas do manguezal

Os manguezais são importantes ‘berçários naturais’, pois abrigam espécies típicas, mas também são redutos de outros animais, aves, peixes, moluscos e crustáceos, em busca de alimento, reprodução e abrigo. Cerca de 95% do que o homem pesca no mar é produzido nos manguezais.

Uma aula sobre a importância deste ecossistema aliada a duas horas de remadas em canoas canadenses, com direito a avistamento de aves e contemplação do ambiente é o que propõe o roteiro Canoagem Ecológica no Manguezal de Praia Grande e São Vicente. O passeio começa no Portinho, em Praia Grande, e o percurso é cheio de surpresas. São três pessoas por canoa, acompanhadas de um guia especializado, que orienta o roteiro e dando uma aula sobre – e sob – os mangues.

Já nas primeiras remadas fomos agraciados com um bando de guarás-vermelhos que formavam um majestoso borrão rubro no céu. Considerada uma das aves mais lindas do mundo, vivem em manguezais e têm a coloração vermelha em função do caroteno presente nos crustáceos que eles comem. “O guará-vermelho não nasce vermelho, ele vai ganhando esta coloração conforme vai se alimentando dos crustáceos que têm esta cor”, explica Renato Marchesini.

O espetáculo entre as árvores ganhou mais cores com a chegada de novos integrantes. Garças brancas, azuis, socós, colhereiros e maguaris – a maior garça das Américas – juntaram-se aos rubros e fizeram todo o grupo deixar os remos de lado. Uma visão de tirar o fôlego, multicolorida, dando graça ao cinza da Ponte do Mar Pequeno, que se via ao longe.

O manguezal também é abrigo de jacarés, tartarugas, arraias, tubarões e outros peixes, como a tainha, o bagre e o parati. A possibilidade de deparar com algum deles torna o passeio mais emocionante. É um roteiro contemplativo, que desafia os participantes a conciliarem as remadas com os cliques fotográficos.

Um dia de aventuras nas terras do Conde

Guarujá ostenta 27 praias, segundo a Secretaria de Turismo do município. Mas, desde janeiro de 2016, a Ilha do Dragão, que tem 65% do território coberto de verde, ganhou um novo atrativo: a antiga Trilha do Conde reabriu como Parque do Conde, sob a gestão da ONG Instituto Litoral Verde, bem no meio da Serra do Guararu, no Rabo do Dragão.

Voltada à inclusão social, geração de emprego e às ações sustentáveis, a ONG pretende tirar do parque os recursos financeiros para manter seus projetos. Sorte da comunidade atendida e também de quem curte aventuras radicais em meio à mata.

É que, além das ações socioambientais que serão desenvolvidas no local, o parque oferece trilhas interpretativas, arvorismo, tirolesa, piscina natural e parede de escalada.

O cenário ajuda. Além da exuberância do verde que coroa este lugar afastado 27 quilômetros do centro da cidade, segundo o gestor do parque, Lauro Oliveira, com sorte, pode-se avistar, bichos-preguiça, capivaras, esquilos, saruês, gatos do mato, tatus, lagartos, veados e até onças pardas.

Em nossa imersão no local, logo na chegada, nos deparamos com uma mamãe lagarto e seu filhote em seu passeio matinal. Também fomos recebidos por um imenso jacuaçu – uma ave que lembra um pavão sem plumas – sob o galho de uma árvore e um lindo tucano-de-bico-preto.

Rumo à aventura, começamos com uma trilha sustentável, arqueológica e interpretativa. Sustentável, pois, o espaço aberto na mata é o suficiente para as pessoas passarem e as trilhas vão sendo revezadas, para dar tempo para a mata se recompor. Arqueológica porque no meio do percurso deparamos com um sitio arqueológico do século XVI, que pode ter sido um guarda-mata, uma construção para proteger os soldados de ataques piratas. E interpretativa pois cada trecho percorrido é explicado pelo competente Tony Carvalho, diretor e guia da Nação Ecológica Ecoturismo. “Isso tudo aqui é o nosso tesouro”, anima-se durante a explicação.

Após desbravar a mata, passando por córregos e cruzando trilhas feitas por onças, gatos do mato e capivaras, chegou a hora da aventura sob as árvores. Um percurso de arvorismo permite uma visão de cima da reserva. Na sequência, o trajeto emocionante de tirolesa nos leva até a parede de escalada, tudo com a máxima segurança, equipamentos adequados e monitores treinados. Para encerrar, um mergulho restaurador na piscina natural, formada pela queda d’água que mata a sede dos animais deste paraíso.

O portal da Jureia reserva beleza e muita aventura

Encravado no meio do Mosaico de Unidades de Conservação da Jureia, o bairro do Guaraú, em Peruíbe, reserva lindas praias, rios, cachoeiras, trilhas e muita aventura. Este reduto caiçara da região, além revelar paisagens inesquecíveis, desconhecidas para a maioria dos moradores e visitantes, é polo de atividades de ecoturismo e turismo de aventura. E, acredite, dá para passar dias por aqui.

Distante apenas 5 quilômetros do centro da cidade, no Guaraú é possível ser feliz em atividades como ecocanoagem, trilhas em meio à mata atlântica e praias desertas, water treeking, cascade, passeios em quadriciclo, trekking e muito mais.

Como as atividades são realizadas em áreas de reservas ecológicas, há uma grande preocupação com a conscientização e a educação ambiental na realização dos roteiros, que são acompanhados por monitores e guias treinados da agência Na Trilha da Jureia. Este paraíso também recebe grupos de bikers, caminhadas e 4×4, além de treinamentos empresarias e projetos educativos. Difícil é querer voltar para casa.

Todos estes cenários maravilhosos são, claro, redutos para a prática do birdwtching, ou avistamento de pássaros, que tem atraído cada vez mais estrangeiros para a região, mas, sobre esta atividade falaremos nas próximas edições.

Diego Brígido

Jornalista e turismólogo
Editor da Revista Nove  e do Guia 9 de Bares e Restaurantes
Autor do fotolivro ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze