A Ação do Coração, realizada pela Associação Eduardo Furkini, celebra o encerramento de sua 13ª edição em 2024, com uma extensa programação até o dia 4 de agosto, em Santos.
Atualizada em 30.07.2024
O projeto tem como objetivo arrecadar alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos e corações de tecido (símbolo da campanha) para comunidades vulneráveis na Baixada Santista, Vale do Ribeira e outras regiões do Brasil, incluindo oito estados e o Distrito Federal.
A programação, que começou na segunda-feira (29/7), com o hasteamento da bandeira da Ação do Coração no Monte Serrat, contou com a presença do músico José Simonian e do grupo Clube do Choro.
“O tema deste ano foi inspirado pelos recentes conflitos globais e pela crescente intolerância. Acreditamos que a conexão entre coração e mente é essencial para aprofundar nossa ligação com os outros”, explica Alexandre Camilo, idealizador e organizador da campanha.
Programação
Na sexta-feira (2/8), às 12h, a Praça Mauá sediará um ato inter-religioso com mais de 30 líderes de diversas religiões, coincidindo com o Dia Oficial da Ação do Coração em Santos e o Dia do Perdão de Assis.
O ponto alto da campanha será no domingo (4/8), a partir das 11h, na Praça Mauá, acontecerá o encerramento, que contará com shows da Família de Cordas Eduardo Furkini, da escola de samba Real Mocidade Santista e da cantora Heloísa Gilbertoni.
Além das atividades culturais, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá serviços gratuitos como testagem rápida para doenças infectocontagiosas, teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação para adultos e crianças.
Na área gastronômica, tendas Delícias de Santos oferecerão lanches típicos, incluindo o pastel do Café Carioca em formato de coração.
Haverá também a Rua Pets, com serviços básicos gratuitos para animais de estimação e a Benção dos Animais.
A programação do dia encerra-se com a Caminhada do Coração às 16h, partindo da Praça Mauá em direção ao Santuário do Valongo, onde ocorrerá o Ato Inter-Religioso ‘Paz No Coração’ e a distribuição de corações nos hospitais da cidade.
A Ação do Coração
A campanha foi idealizada por Alexandre Camilo em memória de seu irmão, o ator Eduardo Furkini (1979-2011).
Juntos, eles testemunharam uma ação similar na Europa e decidiram trazê-la para o Brasil. Desde então, a Associação Eduardo Furkini tem coordenado a iniciativa, que se tornou parte do Calendário Oficial de Santos desde 2012.
Desde sua criação em 2011, a Ação do Coração já reuniu mais de 240 mil pessoas e distribuiu mais de 1,3 milhão de corações, além de toneladas de alimentos, brinquedos e roupas.
Mesmo durante a pandemia, as edições de 2020 e 2021 foram realizadas online, mantendo o espírito solidário da campanha.
A 13ª Edição da ação do coração acontece até o dia 04 de agosto, com programação na Praça Mauá