Entre os dias 19 e 24 de abril, acontece o 1° Festival da Diversidade de São Vicente - CALUNGA B*TCH
Em formato híbrido e gratuito, o evento será realizado em de São Vicente e terá atividades presenciais e remotas reunindo artistas e produções LGBTQIA+ da Baixada Santista e da capital paulista.
Contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o Festival é produzido pela Widia Cultural, com a proposta de destacar a arte da cultura LGBTQIA+. A Arte Drag foi escolhida para a programação inaugural.
Durante seis dias, mostras de performance de Drag Queen, Cinema LGBT, teatro, música e fotografia (Exposição ‘A Inclusão na Diversidade’), além de um workshop online de Drag Queen e bate-papos serão atrações para o público.
As atividades presenciais acontecem no Espaço Multicultural, na Praça 22 de Janeiro, na Biquinha, em São Vicente, já as atividades online serão transmitidas no canal do Youtube da Widia Cultural.
A programação completa do festival pode ser acompanhada no site do evento.
São Vicente e o Movimento LGBTQIAP+
Entre as nove cidades da Baixada Santista, São Vicente é a que mais acolhe pessoas LGBTQIAP+e já foi um dos principais redutos festivos do Brasil nas décadas de 70 e 80.
O famoso Baile de Carnaval ‘Mares do Sul’, no Ilha Porchat Clube, por exemplo, reunia figuras emblemáticas do cenário político e artístico do Brasil e do mundo e, ao mesmo tempo, a comunidade LGBTQIAP+, na época ainda sob a sigla GLS, que também movimentava a cidade com os shows de travestis em boates voltadas para este segmento. As festas no Ilha Porchat Clube e nas boates GLS contribuíram para o aumento do fluxo de pessoas LGBTQIAP+ na cidade.
Lei mais: Confira aqui a entrevista que fizemos, há dois anos, com a Cris, do Quiosque da Cris, famoso ponto de encontro da comunidade LGBTQIAP+.
‘Calunga’ é o apelido popular dos vicentinos, desde a chegada dos primeiros africanos, trazidos por traficantes de escravos. ‘B*tch’ (bitch), apesar da palavra em inglês, é uma gíria muito utilizada no meio LGBTQIA+ brasileiro e que não possui conotação pejorativa entre a comunidade.
O CALUNGAB*TCH – 1º Festival da Diversidade de São Vicente pretende fortalecer o movimento LGBTQIAP+ da Baixada Santista, valorizar artistas locais, criar um intercâmbio com artistas da capital e contribuir para o crescimento do turismo LGBTQIA+, impulsionando a economia de São Vicente.