O samba faz parte da história de Santos e, além dos tradicionais sambas de pé de morro, a cidade tem outros endereços para quem tem samba no pé - ou nem tanto assim
Atualizada em 03.09.2024
Por isso, separamos 11 endereços com bom samba em Santos, pra você curtir, seja no tradicional samba de pé de Morro; em casas fechadas, com direito à feijoada e espaço kids, aquele samba de mesa de bar ou ainda a mistura gostosa de samba e choro.
Leia tambeém: Conheça a história do samba em Santos
Sedinha do Marapé – O quintal do samba
Sábados e domingos com roda de samba, a partir das 18h – em janeiro de 2022, projeto Verão da Melhor Qualidade, aos sábados. Mulheres não pagam até às 21h (tanto sábado quanto domingo). Tem double caipirinha até às 21h e mesas custam R$ 30 (com reserva).
R. Napoleão Laureano, 172 – Marapé. Mais infos: Instagram
Roda de Samba do Ouro Verde
A roda de samba e choro mais antiga e tradicional de Santos acontece todos os sábados, a partir das 15h e esporadicamente aos domingos, no clube Ouro Verde, fundado em 1950. Mas é possível acompanhar a agenda do grupo, que toca em outros lugares pela cidade, como o Café Carioca, o Clube do Choro e o projeto Chorinho no Aquário. No clube. cerveja gelada e petiscos garantidos.
R. Nove de Julho, 41 – Marapé. Mais infos: Instagram
Quadra da União Imperial
Tradicional escola de samba santista, afilhada da Estação Primeira de Mangueira e onze vezes campeã do Carnaval de Santos, a União Imperial também tem roda de samba com cerveja gelada e petiscos. A quadra também recebe grandes eventos ligados ao samba.
R. São Judas Tadeu, 20 – Marapé. Mais infos: Instagram
Quadra da X9 Santos
Inaugurada em 1944, a X9 Santos é 26 vezes campeã do Carnaval e tem a quadra aberta à comunidade. Todas as quintas, acontece o Samba de Jorge, a partir das 19h30. Sempre com a participação da Velha Guarda da bateria e convidados semanalmente. Há outros eventos, esporadicamente na quadra.
R. Santos Dumont, 19 – Macuco. Mais infos: Instagram
Samba da Mangueira
O samba no Morro do São Bento rola há 16 anos e, em 2023, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Santos. Acontece todos os sábados, a partir das 15h (até às 18h45), em frente à Igreja, em uma praça, embaixo de uma mangueira, claro! A entrada é gratuita e ajuda a gerar renda para a comunidade.
Largo São Bento, em frente à Igreja – Morro do São Bento. Mais infos: Instagram
Aqui é Favela
Sábado tem samba com feijoada, a partir das 13h e vai até o começo da noite, que engata em mais samba, para o segundo turno. Domingo tem samba a partir das 16h. A casa é fechada, aceita reserva de mesas e tem espaço kids.
R. Marques de Herval, 28 – Valongo. Mais infos: Instagram
Nosso Bar History Lounge
Sábado também tem samba com feijoada, a partir das 13h. Abre outros dias da semana a noite. A casa é fechada, aceita reserva de mesas e tem espaço kids.
R. Gonçalves Dias, 16 – Centro Histórico. Mais infos: Instagram
Café Carioca
A programação musical tem agitado ainda mais o tracional Café Carioca, com 80 anos de história no Centro de Santos. Tem roda de samba e choro todas às sextas, a partir das 18h30, para aquele happy hour animado e, esporadicamente aos domingos. Gratuito.
Leia mais: Conheça o Samba pro Trabalhador, às segundas, no Carioca
Praça Mauá, 01 – Centro. Mais infos: Instagram
Barbosinha
Outro tradicional boteco santista também reúne os sambistas para o Samba de Calçada, no happy hour das sextas-feiras.
Praça Rui Barbosa, 13 – Centro. Mais infos: Instagram
E para quem curte um bom Choro
Dois projetos voltaram com força após a pandemia e reúnem apaixonados pelo choro e pelo samba, toda semana, no Centro e na Ponta da Praia.
Clube do Choro de Santos
Fundado em 2002, o Clube do Choro tem como patrono Aníbal Augusto Sardinha (Garoto) e tem realizado rodas de choro e de samba frequentemente na sede do clube ou em frente, tomando toda a bulevar da Rua XV, no Centro de Santos. Gratuito.
Rua XV de Novembro, 68 – Centro. Mais infos: Instragram
Chorinho no Aquário
O tradicional projeto Chorinho no Aquário acontece todos os sábados, a partir das 18h, na Praça do Aquário, com choro, claro, e samba também. Gratuito.
Praça do Aquário – Ponta da Praia. Mais infos: Instagram