A Tolentino Filgueiras, a Rua Gastronômica de Santos, acabou de ganhar novo visual, com faixas de pedestre personalizadas, mobiliário e grafites do Estúdio Bomfim
Desde o início de 2018, a Tolentino Filgueiras conquistou, na lei, o título de Rua Gastronômica de Santos, conforme contamos aqui. Um movimento dos 14 estabelecimentos gastronômicos da rua, fomentado pelo vereador Zequinha Teixeira, garantiu conquistas ao local. O fato é que, desde março deste ano, a Tolentino vem passando por intervenções para ganhar novo visual, uma conquista garantida pela união dos empresários.
A Baixada Santista está na fase amarela; bares e restaurantes podem reabrir. Entenda.
Toda a reforma está amparada em um Termo de Responsabilidade de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias, por conta da construção de um novo terminal portuário na Ilha Barnabé e o projeto está sendo coordenado por Glaucus Farinello, que também gerencia as obras da Nova Ponta da Praia.
No último final de semana (11 e 12 de julho), então, quem passou pela Rua Gastronômica já pode conferir o novo visual, com previsão para ser oficialmente inaugurado (sem cerimônia, obviamente) nos próximos dias, principalmente agora com a autorização para os bares e restaurantes voltarem a abrir, ainda que com horário reduzido.
Novo visual da Rua Gastronômica de Santos
A Tolentino Filgueiras ganhou faixas de pedestre personalizadas, com talheres, no lugar de listras brancas e palavras que remetem à rua e à cidade, como Tolentino, Gastronomia e Zero Treze (fotos). A Rua Gastronômica também ganhou mobiliário novo, com bancos, banquetas individuais e lixeiras e parte do calçamento em mosaico português eoutra em cimento batido, além de postes com grafites temáticos assinados pelo Estúdio Bomfim.
A rua também ganhou nova iluminação, troca de guias, sargetas e bocas de lobo, além de ter recebido dutos subterrâneos para os cabos de telecomunicação. A esquina da Rua José Cabalero agora está nivelada à calçada e pintada na cor vermelha, sinalizando aos veículos que ali a prioridade é do pedestre, já que é o carro que está entrando em uma rua gastronômica, um espaço diferenciado.
Vivian Brum, franqueada da unidade santista do China in Box, comemora: “Conseguimos ver que a união realmente faz a força, pois foram diversas reuniões e solicitações junto ao poder público para termos uma rua gastronômica na cidade, mas eles nos ouviram e acataram diversas exigências e solicitações. Estamos bem contentes com o resultado! Queremos agradecer ao vereador Zequinha Teixeira por ter nos apoiado desde o início na realização desse projeto”.