Férias forçadas para o Turismo

Por Diogo Lopes

Você em algum momento imaginou a cidade de Santos em um dia de sol sem uma única pessoa na faixa de areia da praia? Surreal, não?

Mas é essa a paisagem que temos encontrado. Já que o vírus que assusta a humanidade impôs férias forçadas ao turismo mundial.

Várias medidas restritivas são adotadas para diminuir o fluxo de pessoas entre as cidades. E é interessante percebermos como tudo se modifica de acordo com as circunstâncias.

A prática do turismo, outrora ingresso para o descanso e para o lazer, um portal que potencializa a interação com diferentes culturas e propicia o autoconhecimento, se torna inviável, impraticável.

Viajar a lazer, uma atividade em busca da sanidade torna-se, em um momento como esse, um sinônimo de alienação e irresponsabilidade.

E nós, profissionais do turismo e de empresas que dão suporte a essa atividade? O que será do nosso futuro?
Guias de turismo, agentes de viagens, profissionais de hospedagem como recepcionistas, camareiras e mensageiros; profissionais de eventos, como organizadores, coordenadores de serviços; profissionais da área de alimentos e bebidas, como bartenders, garçons e tantos outros profissionais que dão suporte às atividades do turismo de lazer e negócios, veem suas vidas profissionais como uma viagem que foi interrompida e sem data prevista para continuar.

É um panorama assustador! Parece um filme de ficção científica onde nos foi tirada a liberdade do convívio com as pessoas e de exercer uma atividade que pode ser tão gratificante profissionalmente.

É hora de refletir

Mas como tudo na vida tem os dois lados, essas férias forçadas dão uma pausa ao automatismo da vida cotidiana, e dão uma oportunidade a reflexão.

O que mudará na ‘nova normalidade’? Quais serão mudanças de comportamento dos turistas? Quais serão seus interesses? Como estará a imagem do Brasil no exterior? Será que serão adotadas medidas significativas para que o Brasil possa melhorar seu baixo desempenho na captação de turistas internacionais?

E pensando localmente… como faremos para que Santos e sua região sejam mais competitivos?

Como turismólogo e guia de turismo estou ciente da importância histórica e cultural da cidade e da região. Não é uma ideia minha, é uma realidade constatada e confirmada através do depoimento de inúmeros turistas que venho recebendo há alguns anos. Mais ainda estamos abaixo do nosso potencial de desenvolvimento.
Continuando os questionamentos… por que ainda não estruturamos o turismo de forma regional? Por que não se veem “pacotes de viagem” para a nossa região a disposição nas operadoras de turismo nacionais e internacionais?

Iria mais longe. Por que contamos nos dedos de uma mão, o número de agências que se dedicam exclusivamente ao turismo receptivo? E ainda… por que é insuficiente a quantidade de guias de turismo locais bem capacitados para atender os navios de cruzeiro, havendo assim a necessidade de serem contratados guias de turismo vindos da capital?

E, por que os cursos de capacitação no turismo são cada vez mais escassos e aqueles que se formam não encontram um ambiente de trabalho promissor?

São muitas as perguntas. Mas, as respostas podem revelar caminhos a serem tomados para impulsionarmos o Turismo, cada vez mais importante, mais valioso.

Novos caminhos para a retomada do Turismo em Santos e região

Acredito que o propulsor do avanço do nosso Turismo será a maior articulação e o fortalecimento da integração entre os atores que formam a cadeia produtiva do turismo. Essa é uma diretriz contemplada no Plano Diretor de Turismo da Estância Turística de Santos e deve ser a grande norteadora das ações públicas e em harmonia com as ações entre a iniciativa privada e as organizações do terceiro setor, como o Santos Convention & Visitors Bureau.

A sinergia entre esses atores do mercado turístico é fundamental para o momento em que as condições sanitárias sejam reestabelecidas e as pessoas voltem a viajar. Ela deve propiciar uma promoção do destino Santos de maneira mais eficiente e que desperte o interesse dos turistas de lazer e dos produtores de evento, tanto em âmbito nacional, como internacional.

Também precisamos pensar no incremento do Turismo não somente de maneira quantitativa, mas principalmente de forma qualitativa. Imagine se mais turistas que frequentam as nossas praias ou a compromissos profissionais também visitassem os inúmeros equipamentos turísticos da nossa cidade, conduzidos por guias de turismo competentes e que por sua vez, fossem contratados por agências de turismo especializadas. Certamente a experiência turística seria mais completa e interessante!

Entendo que as assembleias do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) são o ambiente mais propício para o estímulo da sinergia entre os players do turismo. Essas reuniões devem ser propositivas e com forte participação da iniciativa privada, que é aquela que mais sofre com os impactos dessa crise e que mais conhece as questões mercadológicas.

A ‘Cidade Criativa’ precisa de um Turismo criativo

Quando retomarmos a “normalidade” é importante que continuem sendo realizados os famtours (programas destinados a agentes de viagens) e os press trips (destinados aos profissionais da imprensa), para que, ao conhecerem a nossa cidade, estes formadores de opinião possam difundir os atrativos e produtos turísticos. Assim, mais pessoas terão o interesse em visitar a nossa região.

Nessas ações, devemos aproveitar de maneira criativa a história do Santos F. C. e do Rei Pelé, a importância do café para o crescimento da cidade e a interessante logística do nosso porto, o maior da América Latina. Passeios temáticos atendem nichos de mercado distintos e ampliam o nosso leque de oferta turística.
Podemos ser ainda mais inovadores se, por exemplo, aproveitarmos o crescimento da “cena cervejeira santista”, para estimularmos programações noturnas pela cidade.

O criativo e o diferente são notícia e geram mídia espontânea. Ambos põem o destino na vanguarda do Turismo e na memória das pessoas. A iniciativa privada não pode estar de fora do processo criativo e da viabilização comercial.

Assim que as ‘férias forçadas do turismo’ cessarem, poderemos contar com o novo Centro de Atividades Turísticas (CAT) que está sendo construído na Ponta da Praia e que promete dar um novo fôlego para a nossa cidade. Ela já é reconhecida como um destino para a realização de eventos. Tanto é que foi escolhida para sediar o evento da UNESCO das Cidades Criativas, sendo a primeira vez que será realizada na América do Sul.

Boas perspectivas

Temos que aproveitar essa nova tendência mundial do turismo chamada Bleisure (uma mistura dos termos em inglês bussiness e leisure, negócios e lazer), onde as pessoas que visitam um destino para atividades de negócio, aproveitam seu tempo livre para realizar atividades de lazer.

Devemos também aproveitar cada vez mais a proximidade com a capital e o interior do Estado, que é o maior emissor de turistas do país. Uma das tendências será a realização de viagens mais curtas.

Como turismólogo, não tenho dúvidas de que o Turismo, quando realizado de maneira sustentável pode gerar o desenvolvimento econômico, social e ambiental. E como santista espero que cada vez mais pessoas conheçam como a nossa linda cidade.

A crise vai passar! E quando voltarmos a ver os turistas tirando fotos, teremos a certeza de que as férias forçadas para o Turismo finalmente acabaram.

Diogo Dias Fernandes Lopes é turismólogo, guia de turismo e agente de viagens

Colunista Convidado

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze