Para ajudar os empreendedores santistas na retomada econômica pós-pandemia, uma parceria entre a empresa norte-americana Amazon Web Services (AWS), a Fundação Parque Tecnológico de Santos e o hub de inovação santista Spacemoon irá viabilizar o portal de e-commerce Comercializa Santos
O objetivo do site é auxiliar, gratuitamente, micro e pequenos empreendedores autônomos na exposição e venda de seus produtos.
A iniciativa faz parte do programa santista de retomada econômica, ajudando a impulsionar os negócios locais no período de flexibilização regrada do isolamento social. A Amazon é conveniada à Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) e doará os recursos em tecnologia de nuvem, disponibilizando cerca de US$ 10 mil em créditos de infraestrutura virtual.
Leia também: um mergulho inesquecível na Laje de Santos
O ambiente de vendas, previsto para ser lançado no começo de julho, está sendo desenvolvido pelo hub de inovação santista Spacemoon, também conveniado à FPTS, num investimento colaborativo de R$ 90 mil (sem custos ao poder público, que também prevê a manutenção da plataforma pelo período de três meses.
Empreendedores que querem participar
O cadastro para inscrição gratuita de empreendedores estará disponível no site, quando este for colocado no ar e todos os pedidos serão encaminhados ao Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Governo (Segov).
Clique aqui e conheça o nosso Festival Comer & Beber em Casa, com mais de 60 opções de delivery em Santos
As transações financeiras realizadas por meio do Comercializa Santos serão firmadas entre o vendedor e o comprador do produto, sem participação nos lucros de qualquer dos desenvolvedores da plataforma e administradores, que atuam apenas como facilitadores e incentivadores de negócios.
Amazon em Santos
A parceria do Parque Tecnológico de Santos com a Amazon Web Services foi firmada em agosto de 2019 e, desde então, a multinacional desenvolve na cidade programas educacionais como o AWS Educate (que disponibiliza a alunos e professores os recursos para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem), AWS Academy (capacita instituições de ensino a fornecer currículo e experiências de aprendizado práticas para preparar os alunos para trabalhar em funções da nuvem) e AWS EdStart (programa acelerador de startups de tecnologia educacional). O acordo também engloba os programas AWS Activate, que oferece a startups os recursos para começar a usar a tecnologia de nuvem, incluindo créditos, treinamento e suporte, e o AWS Cloud Credits for Research, que apoia pesquisadores que buscam construir aplicativos, softwares ou ferramentas de ciência hospedados em nuvem.