Após circular por importantes palcos do estado e conquistar indicações ao ‘Prêmio APCA’ e ao ‘Prêmio Arcanjo 2025’, o espetáculo ‘Carvão’, da Cia. Sansacroma, realiza suas últimas apresentações em Santos nos dias 9 e 10 de dezembro
Atualizada em 01.12.2025
O espetáculo faz parte de uma reflexão profunda sobre afetos atravessados por violências históricas, inspirando-se nos estudos da escritora bell hooks para entender o amor não como idealização, mas como prática de liberdade.
Após uma estreia de grande repercussão no Sesc Consolação, o espetáculo percorreu espaços como o Centro Cultural Olido, o Centro Cultural São Paulo, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís e cidades como Diadema, Piracicaba e São Carlos. Agora, encerra sua temporada pelo edital Fomento CULTSP PROAC nº 23/2024 com duas apresentações em Santos.
A obra utiliza a simbologia do carvão, aquilo que foi queimado, mas não destruído, para construir uma poética de resistência. Cinco intérpretes criadores, acompanhados de música eletrônica ao vivo, desenham em cena um território de afetos forjados entre cicatrizes, permanência e renascimento.
“O carvão carrega a memória do fogo e a potência da permanência. É ruína que sustenta. O amor negro é esse carvão: forjado nas chamas do racismo, mas ainda assim uma brasa viva que alimenta futuros possíveis”, afirma Gal Martins, diretora artística da companhia.
A relação entre memória e movimento se expande para a presença da água como elemento cênico. Em cena, ela representa fluxo, cura e ancestralidade, um rio que leva cinzas e rega novos caminhos.
“A água tensiona sem silenciar, cura sem apagar e dissolve para transformar”, complementa Gal.
As escolhas dramatúrgicas dialogam com o pensamento do filósofo Renato Nogueira, que destaca o corpo negro como tempo de travessia e lugar onde a ancestralidade pulsa. Em ‘Carvão’, o amor é apresentado como gesto de insubmissão e rito de cura.
O espetáculo também reivindica o direito inegociável ao afeto negro, reafirmando, como lembra bell hooks, que o amor é prática transformadora capaz de romper com o medo e ressignificar existências.
As apresentações do espetáculo ‘Carvão’, da Cia. Sansacroma acontecem nos dias 9 e 10 de dezembro (terça e quarta), às 20h, no Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Matias/Santos), com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos.
Foto: Divulgação