A cidade de Santos celebra no dia 8 de setembro a sua padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat, coroada em 1955
A imagem da protetora dos santistas surgiu na região da Catalunha, na Espanha e ganhou este nome por ter aparecido em uma gruta, na cadeia de montanhas Monte Serreado ou Montserrat (no idioma catalão).
Conforme explica o historiador Sérgio Willians, a imagem da Santa foi levada por São Lucas para a Catalunha no ano 50. Porém, somente no século XVI, 1500 anos depois, Nossa Senhora do Monte Serrat chegou a Santos, por intermédio do então governador-geral do Brasil, Dom Francisco de Souza.
Sérgio conta que Dom Francisco, que era amigo do Rei Dom Filipe e devoto de Nossa Senhora do Monte Serrat, decidiu trazer uma imagem para Santos.
“Então, no alto do Monte de São Jerônimo, antigo nome do Monte Serrat, ele ergueu uma ermida, consagrando assim, Nossa Senhora do Monte Serrat”, explica.
Como Nossa Senhora do Monte Serrat se tornou a Padroeira de Santos
Para a igreja católica, o grande milagre atribuído a Nossa Senhora do Monte Serrat aconteceu em 1614, quando os moradores de Santos, fugindo da invasão de piratas holandeses, se protegeram na capela e rogaram à Santa que os ajudasse.
“Eles rezaram e pediram uma intervenção divina, através de Nossa Senhora do Monte Serrat. Após isso, um desbarrancamento soterrou todos os piratas”, conta o historiador.
A partir daí, as manifestações populares em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat viraram tradição. Todos os anos, peregrinos sobem os 402 degraus do Monte Serrat para agradecer e comtemplar a protetora da cidade.
Apenas em 3 de dezembro de 1954, o Papa Pio XII oficializou, em um documento do Vaticano, o título de Nossa Senhora do Monte Serrat, como patrona de Santos. A coroação de padroeira aconteceu no ano seguinte, na Câmara Municipal de Santos.
Celebrações na cidade
Todos os anos, a programação do dia da Padroeira inclui a tradicional procissão, que leva a imagem até o Paço Municipal, onde é realizada a renovação da Consagração da Cidade. Em seguida, a imagem retorna ao Santuário.
As festividades começam na Catedral com a celebração da Santa Missa. Já no Santuário do Monte Serrat, a programação também inclui a Santa Missa e Missa Campal. Também nos fundos do Santuário costuma acontecer a tradicional quermesse, à noite, com shows e praça de alimentação.
No Monte Serrat, equipamento turístico privado, onde já funcionou um dos cassinos mais elegantes do Brasil, entre 1927–1946, frequentado por artistas e personalidades, também acontece celebrações, com feira de artesanato. Por lá, os visitantes encontram cafeteria e um mirante com vista panorâmica da cidade.
O Santuário do Monte Serrat fica no Caminho Monsenhor Moreira, 33, no Monte Serrat. A subida pode ser feita a pé, pela escadaria de 402 degraus, ou pelo Bondinho Funicular (R$ 30 de seguda a quinta; R$ 33 às sextas, sábados, domingos, feriados, pontos facultativos e emendas).
Fotos: Arquivo | PMS