A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) celebra três décadas de história com um concerto especial: a execução da ‘Sinfonia nº 2 – Ressurreição’, de Gustav Mahler, considerada uma das obras mais grandiosas do repertório sinfônico
Atualizada em 27.08.2025
A comemoração contará com duas apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de agosto, às 20h30, no Teatro Municipal Braz Cubas, reunindo orquestra, coro e solistas. O público terá acesso aos ingressos na própria bilheteria do teatro, a partir das 19h30, sendo limitado a dois por pessoa.
A obra
Composta entre 1888 e 1894, ‘Ressurreição’ é um marco na trajetória de Gustav Mahler. Seus cinco movimentos percorrem um arco que vai da reflexão sobre a mortalidade a um desfecho triunfal e espiritual, no qual orquestra e coro se unem em uma mensagem de esperança e transcendência.
A escolha da obra que será apresentada exige orquestra completa, reforço de metais e percussão, coro misto, soprano e mezzo-soprano, totalizando mais de 130 artistas no palco. Além dos músicos da orquestra, participarão o Coro Livre Baixada e o grupo Mestres Cantores de São Paulo.
Três décadas de música e história
Criada em 1994, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos estreou em julho de 1995 com apenas 16 músicos. Desde então, cresceu e se consolidou como patrimônio cultural da cidade, levando a música a diferentes espaços e públicos. Além de suas apresentações mensais gratuitas. A orquestra já se apresentou em praças, igrejas e é, desde 2018, atração principal do Réveillon santista, que reúne mais de um milhão de pessoas na orla.
Para o secretário de Cultura, Rafael Leal, a trajetória da orquestra representa um dos maiores legados artísticos da cidade.
“A Sinfônica de Santos é um dos símbolos da cultura santista. É uma joia que cuidamos com muito carinho, e que é abraçada por cada vez mais pessoas, lotando as sessões mês a mês“, destacou Rafael.
As apresentações acontecem nos dias 28 e 29 de agosto, às 20h30, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias/Santos), com retirada de ingressos às 19h30, sendo disponibilizado até dois ingressos por pessoa.
Foto: Raimundo Rosa/PMS