O Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) realiza, entre os dias 27 e 29 de agosto, a 16ª edição da Mostra MABS, em Santos
Atualizada em 25.08.2025
A programação gratuita ocupará dois espaços culturais da cidade, como o Teatro Guarany, no Centro, e o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), no bairro Vila Mathias, com exibição de 14 curtas-metragens, debates, homenagens e o lançamento da plataforma ‘CINEMABS’, que reúne profissionais do setor audiovisual da região.
A abertura acontece na quarta-feira (27), às 19h, no Teatro Guarany, com o Fórum Audiovisual da Baixada Santista. O tema desta edição será ‘O Filme Está Pronto. E Agora?’, que discute os caminhos após a finalização de uma obra, seus desafios e oportunidades.
O encontro contará com a presença do ator, professor e pesquisador Eduardo Bordinhon, do cineasta premiado Tiago A. Neves, da atriz, diretora e dramaturga Thays Villar e do produtor cultural Ricardo Vasconcellos, sob mediação da cineasta, professora e produtora Raquel Pelegrini.
Ainda na noite de abertura será lançado o banco de profissionais do audiovisual da Baixada Santista na plataforma CINEMABS, que pode ser conferido clicando aqui. A ferramenta contará com cerca de 50 categorias e filtros de busca, abrangendo áreas técnicas e artísticas, além de espaço específico para casting de atores e atrizes.
Mostra de curtas no Guarany
Na quinta-feira (28), também no Teatro Guarany, o público poderá conferir a 16ª Mostra MABS, que exibirá 14 curtas-metragens selecionados entre 81 inscritos. Os filmes foram escolhidos por um trio de curadores formado pelo multiartista visual Andrey Haag, pela atriz e ícone trans da cena pernambucana Sharlene Esse e pelo cineasta Tiago A. Neves.
As sessões começam às 19h30 e 21h30, com a exibição de obras que refletem o panorama da produção regional: ‘Antes da Rua’ (Bete Nagô), ‘Chico Voltou Só’ (Douglas Gadelha), ‘Corre Nosso’ (Bê Reis), ‘Domingo’ (Nabru Andrade), ‘Glória’ (Letícia Polan), ‘Grãos do Tempo’ (Letícia Matthias e Henrique Nascimento), ‘Mecha Meraki’ (Babi Astolfi), ‘Medo’ (João Pedro Silva), ‘O Quanto Me Desmonto Ao Me Montar’ (Thays Villar), ‘O Voo De Dener’ (Rafaela Souza), ‘Onde A Gente Parou?’ (Alan Oliveira), ‘Onde As Flores Crescem’ (Fabricio de Lima), ‘Os Óculos Novos de Caetano’ (João Jano e Ycaro Samaniego) e ‘Reflorescer – Maternidade Lésbica’ (Isabella Graça).
Após as sessões, haverá a entrega do ‘Troféu Toninho Dantas’ às equipes dos filmes e, em seguida, a ‘Festa do Cinema’, com discotecagem da DJ Iasmin Alvarez e apresentação de Bete Nagô e Thays Villar.
Durante a noite também serão feitas homenagens a personalidades ligadas ao setor: Tammy Weiss, coordenadora do Instituto Querô; Rafael Leal, Secretário de Cultura de Santos; e Carlos Cirne (in memoriam), jornalista, crítico de cinema e criador da logomarca do MABS.
Encerramento no MISS
A programação se encerra na sexta-feira (29), às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), com um debate entre os realizadores dos curtas exibidos e a curadoria da mostra.
Na ocasião também serão disponibilizados na plataforma ‘CINEMABS’ os filmes exibidos durante a 16ª Mostra MABS, onde poderão ser assistidos até 31 de agosto. A proposta é que o catálogo seja ampliado com novas funções e contribua para preservar a memória e identidade do cinema regional.
O MABS
O Movimento Audiovisual da Baixada Santista é um coletivo independente e apartidário que reúne cineastas, realizadores e profissionais do setor, com o objetivo de fortalecer a produção local e ampliar o acesso da população à cultura.
Entre suas conquistas estão a criação da Lei do Edital Toninho Dantas, que garante fomento permanente à produção de curtas em Santos, e a participação direta na implementação da Lei Paulo Gustavo na região. Além da mostra anual, o coletivo promove a Semana do Audiovisual Caiçara e atua no apoio a produções independentes, firmando parcerias com festivais e iniciativas que consolidam a rede audiovisual regional.
Programação:
27 de agosto, quarta-feira, das 19h às 22h
Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro/Santos)
- Fórum Audiovisual da Baixada Santista
- Lançamento do banco de profissionais da plataforma CINEMABS
28 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h.
Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro/Santos)
- Exibição da 16ª Mostra MABS
- Entrega do Troféu “Toninho Dantas”
- Festa do Cinema
29 de agosto, sexta-feira, das 19h às 22h
Museu da Imagem e do Som (MISS) (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias/Santos)
- Debate com os realizadores e curadoria
Fotos destaque: Reflorescer
Foto topo: Mecha Meraki; Antes da Rua; Glória.