Em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, o Museu da Imagem e do Som de Santos (MIS) recebe a exposição fotopoética ‘Em Honra da Nossa Fuga’, inspirada no livro ‘Poemas Invocados’, do trio paulistano Guy Monteiro, Mauro Panella e Claudio Freitas.
Atualizada em 13.08.2025
As obras são fruto de uma parceria que atravessa décadas, renovada em projetos como ‘Cabeças Voadoras’ e ‘Tríptico Atemporal’. A palavra ‘invocado’, presente no título do livro que inspirou a mostra, é explorada em toda a sua amplitude, do sagrado ao popular, do sensível ao contestador.
As fotografias de rua de Claudio Freitas, a poesia de Guy Monteiro e o olhar filosófico de Mauro Panella se encontram em composições que transitam entre o lirismo e a crítica social. Cada obra convida à desaceleração, ao encantamento e à reflexão, sem abrir mão da qualidade estética, cada vez mais rara no cotidiano acelerado.
A curadoria é assinada por Carlos Zibel, que buscou ressaltar a conexão entre imagem e palavra, enquanto o projeto gráfico do designer santista Dalton Flemming garante unidade visual e coerência poética.
Os Artistas
Claudio Freitas é fotógrafo desde 1981, com passagens por veículos como ‘Folha de S.Paulo’, ‘Vogue’ e ‘Jornal da Tarde’. Atuou como editor de fotografia, produziu capas de livros e clipes musicais, e atualmente se dedica à fotografia de rua e retratos de artistas.
Guy Monteiro (pseudônimo de Guilherme Maurício Monteiro) é escritor, jornalista e ativista cultural. Publica contos e poesia desde os anos 1980 e coordena o ‘Coletivo Chapéu-de-Sol’, em Santos. Em 2025, teve dois projetos autorais contemplados em editais municipais.
Mauro Panella é publicitário, escritor e mestre em Comunicação. Autor de romances e contos policiais, escreve com Guy Monteiro desde 1984. Já atuou como editor, letrista, vocalista de blues e participou de diversos projetos literários e musicais.
A exposição ‘Em Honra da Nossa Fuga’ segue de 19 de agosto a 12 de setembro, no Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias/Santos), com entrada gratuita e visitação de segunda a sexta, das 14h às 20h.
Foto:Divulgação