Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa sobem ao palco para dar voz às icônicas personagens femininas da obra de Chico Buarque no espetáculo ‘Palavra de Mulher’, que mistura show e teatro.
Atualiazada em 13.08.2025
Em cartaz há 17 anos, a montagem chega ao Litoral paulista com apresentações gratuitas em Praia Grande, no dia 19 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal Serafim Gonzalez, e em Santos, no dia 20 de agosto, às 18h e 21h, no Teatro Municipal Brás Cubas.
Em um clima de cabaré, o espetáculo mescla música e interpretação teatral, com adereços, objetos cênicos, iluminação e figurino cuidadosamente planejados. As atrizes e cantoras se revezam em apresentações em trio, duo e solo, acompanhadas de instrumentos acústicos como piano, acordeão, contrabaixo e bateria/percussão.
Repertório
Entre as canções escolhidas estão clássicos de Chico Buarque, como ‘Basta Um Dia’, ‘Bem Querer’, ‘O Meu Amor, Folhetim’, ‘Sob Medida’, ‘Terezinha’, ‘Tango de Nancy’, ‘À Flor da Pele’, ‘Olho nos Olhos’, ‘Atrás da Porta’ e ‘Viver do Amor’. A seleção das músicas segue uma dramaturgia subliminar, reforçando a narrativa de cada personagem e valorizando a personalidade feminina nas composições.
O diretor Fernando Cardoso explica que a escolha das intérpretes não foi aleatória. Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa têm longa trajetória ligada à obra de Chico Buarque.
Lucinha Lins, por exemplo, interpretou Vitória-Régia em ‘Ópera do Malandro’ — papel que lhe rendeu indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz, e Nancy em ‘O Corsário do Rei’. Também participou do filme ‘Os Saltimbancos Trapalhões’, baseado na peça ‘Os Saltimbancos’.
Tânia Alves gravou seu primeiro disco por intermédio de Chico Buarque e protagonizou Terezinha na montagem paulista de ‘Ópera do Malandro’, além de outros papéis em ‘Calabar’. Virgínia Rosa, por sua vez, já interpretou diversas canções de Chico em palcos nacionais, incluindo apresentações com a Brasil Jazz Sinfônica.
“Ao longo dos anos, percebemos que Chico Buarque conseguiu captar a complexidade da mulher de forma genial. Trabalhamos com a plateia em alguns números para garantir maior proximidade e intensidade ao espetáculo”, diz Tânia.
Para Lucinha Lins, o compositor sempre teve grande importância em sua trajetória:
“Ele expressou o sentimento feminino como poucos. Está presente no meu lado profissional e pessoal. É um ídolo brasileiro que procuramos honrar na interpretação das músicas”, diz Lucinha.
Virgínia Rosa acrescenta que a afinidade entre as três cantoras potencializa a energia em cena
“Nosso encontro gera uma química incrível. Interpretar essas canções é também refletir sobre as tragédias amorosas e os delírios femininos que Chico coloca na arte de forma tão sensível”, comenta Virgínia
O espetáculo
‘Palavra de Mulher’ já foi visto em quase todas as capitais do Brasil e em centenas de cidades, além de ter sido indicado ao ‘Prêmio Bibi Ferreira’ em quatro categorias: Melhor Musical Brasileiro, Melhor Diretor (Fernando Cardoso), Melhor Diretor Musical (Ogair Júnior) e Melhor Atriz (Tânia Alves).
O espetáculo tem duração de 85 minutos, com classificação etária de 12 anos e pode ser visto na Praia Grande, no Teatro Municipal Serafim Gonzalez (Av. Pres. Costa e Silva, 1600 – Boqueirão), no dia 19.08, às 19h e em Santos, no Teatro Municipal Brás Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias), no dia 20.08, às 18h e às 21h. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada apresentação.
Foto: Divulgação