O Sesc Bertioga se prepara para receber no dia 2 de agosto, a partir das 18h, a 20ª edição da tradicional Festa do Sukiyaki, um encontro que une lazer, gastronomia e solidariedade.
Atualizada em 15.07.2025
O evento, que nasceu em 2003 a partir da iniciativa de Toshio e Iris Kayasima, de Mogi das Cruzes, tornou-se um marco na Baixada Santista. Nos primeiros anos, a festa recebia cerca de 100 pessoas e dependia do apoio de comerciantes locais para garantir a estrutura. Hoje, consolidada, reúne mais de mil visitantes e oferece toda a infraestrutura necessária para que famílias e amigos vivenciem a experiência de preparar o próprio Sukiyaki.
Os organizadores explicam que cada mesa, vendida por R$ 500, dá direito a quatro lugares e a todos os ingredientes embalados a vácuo para preservar o sabor. A diversão é montar o prato seguindo o passo a passo: derreter manteiga, dourar bacon e carne, acrescentar vegetais e finalizar com o macarrão e o shoyu. O segredo é cozinhar no centro da panela e misturar ao final.
“O Sukiyaki já é esperado por todos. São 20 anos de um projeto que leva muito amor, responsabilidade e a vontade de proporcionar para as famílias um momento de diversão”, diz Osnei Ruthes, um dos organizadores.
Além da experiência gastronômica, a festa tem caráter solidário: parte da arrecadação será revertida para instituições beneficentes de Bertioga. Os convites estão à venda e informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 99726‑1566 ou no site clicando aqui. Este ano, um sorteio de brindes também acontecerá durante o evento.
A origem do prato
O Sukiyaki surgiu na Era Meiji (1868–1912), quando o consumo de carne era restrito no Japão. Os caçadores preparavam a refeição em instrumentos de trabalho como enxadas e pás, cozinhando carnes e vegetais em um molho rico de shoyu. A tradição de comer em grupo nasceu ali, dando origem a um prato que, até hoje, simboliza união e sabor.
O evento acontece no Sesc Bertioga (Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 – Jardim Rio da Praia), no dia 02 de agosto, às 18h.
Foto:Divulgação