Com mais de 1.600 quilômetros percorridos, o grupo cuiabano ‘Theatro Fúria’ chega a Santos com a 10ª edição do ‘Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos’, uma residência de 20 horas voltada à performance e intervenções artísticas urbanas.
Atualizada em 14.07.2025
A proposta do laboratório é provocar reflexões sensoriais sobre o cotidiano da cidade e estimular apropriações artísticas dos espaços urbanos. Com cinco encontros práticos, de terça a sábado, os participantes serão convidados a experimentar formas de ressignificar a paisagem urbana por meio de exercícios, práticas coletivas e uma intervenção pública que encerra o processo.
O projeto se destaca por reunir diferentes olhares, experiências e áreas de atuação, como explica a atriz e idealizadora Carolina Argenta:
“Cada especialidade, saber e profissão tem um olhar treinado para perceber as coisas de forma diferente do outro. E essa diversidade ajuda a ampliar as possibilidades de leitura e interpretações do mundo durante o laboratório”, explica Carolina.
A residência é aberta a artistas, estudantes, educadores, trabalhadores da cultura ou interessados em processos criativos que envolvam o corpo e o espaço público. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Theatro Fúria
Fundado em 1988 em Cuiabá, conhecido por criar espetáculos com dramaturgia própria voltados a temas existenciais. A pesquisa do coletivo se estrutura em três eixos principais: performatividade, teatro dramático e teatro narrativo. A produção local está sendo realizada pelo ‘Em Bando Coletivo’, de Santos, que também investiga linguagens híbridas entre artes cênicas e visuais, com foco em intervenções itinerantes.
Mais informações podem ser acompanhadas no Instagram @theatrofuria.
Foto:Divulgação