No sábado, 24 de maio, a partir das 14h, a Aldeia Tapirema, situada na Terra Indígena Piaçaguera, em Peruíbe, recebe o grupo de Fandango Manema para uma apresentação especial dentro do projeto ‘Fandango na Aldeia’.
Atualizada em 13.05.2025
A iniciativa visa conectar comunidades do território por meio da música e da valorização das tradições, celebrando a resistência cultural em um momento de encontro entre os povos caiçara e indígena.
A abertura do evento fica por conta do grupo anfitrião da tekoa, Yramoi Djawe (Povo da Beira do Mar), com cantos em Tupi-Guarani. Ao final, o grupo também apresenta o repertório ‘Balanço da Floresta’, com músicas em português, Yawanawa e Hunikui. Também participam da programação crianças, jovens e adultos que fazem aulas de violão na aldeia.
Para o mestre fandangueiro Maurício Alves, será uma experiência inédita se apresentar na Aldeia Tapirema, ainda que o grupo já tenha visitado comunidades indígenas no Paraná.
“É muito importante pra gente do fandango estar juntos dos indígenas, a gente tem um pouco desta descendência e é preciso aproximar pra gente aprender mais”, afirma Maurício.
O cacique e músico Awá Tenondeguá, morubixaba da Tapirema, destaca a importância da troca de saberes.
“Essa troca de cultura é muito importante para que nossas raízes musicais e culturais, do povo caiçara e indígenas, não se percam, mas se fortaleçam sempre. Esse movimento de aproximação é muito importante para nossos jovens se inspirarem e conhecerem outras culturas. Agudjewete!”, comenta Awá.
A atividade é gratuita e contará ainda com exposição de artesanato e livros indígenas. O acesso à aldeia deve ser feito a pé, pela faixa de areia, partindo da Avenida Piratinins, no bairro Ruínas, passando pelas praias de Taniguá e Tapirema. Não é permitida a circulação de veículos na praia.
Fandango na Aldeia acontece no dia 24 de maio (sábado), a partir das 14h, na Aldeia Tapirema, Terra Indígena Piaçaguera – Peruíbe e conta com entrada gratuita.
Foto: Catharina Apolinário