Após duas décadas fechada, a Trilha da Pedra Lisa, um importante patrimônio ambiental, histórico e cultural do Parque Estadual da Serra do Mar, foi reaberta ao público na última segunda-feira, 20.
Atualizada em 28.01.2025
A trilha, que liga Paranapiacaba à Vila Quilombo, na área continental de Santos, foi completamente revitalizada em um projeto de recuperação que preservou o traçado original, degradado por fatores geológicos e uso irregular ao longo dos anos.
Além da Trilha da Pedra Lisa, que possui 3.200 metros de extensão e alto grau de dificuldade, também foram restauradas as trilhas da Cachoeira Escondida e do Mirante, totalizando seis quilômetros lineares no Núcleo Itutinga Pilões do parque.
As obras tiveram um investimento de R$ 1,86 milhão, provenientes do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), e foram conduzidas com base em um plano elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O projeto incluiu a implementação de guias de uso, manuais de conservação e um sistema de monitoramento contínuo, que visa assegurar a preservação da área e transformá-la em um destino sustentável de ecoturismo.
Visitação organizada e monitorada
O acesso à Trilha da Pedra Lisa se dá exclusivamente pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e só pode ser feito com o acompanhamento de um monitor ambiental credenciado pela Prefeitura de Santo André. As visitas, que devem ser agendadas previamente, acontecem de terça-feira a domingo, entre 8h30 e 16h.
Os interessados podem agendar suas visitas pelo e-mail [email protected].
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santo André