Sabores do Litoral: receitas exclusivas com peixe e frutos do mar

Pratos que combinam ingredientes frescos e técnicas destacam o talento da gastronomia local

Dos clássicos frutos do mar a combinações ousadas, os chefs santistas mostram que criatividade e técnica caminham lado a lado na cozinha.

Atualizada em 20.12.2024

Pedimos a alguns dos principais chefes de Santos para que compartilhassem conosco suas receitas queridinhas de pratos preparados a base de peixe e frutos do mar

Entre os pratos estão a ‘Meca Santista’ do Restaurante Almeida, o ‘Bobó de Camarão com Abóbora’ do CeSTù e o autoral ‘Taco de Polvo’ do Da Conceição Gastronomia.

Aqui estão 12 sugestões de pratos com assinaturas de chefs para você arriscar fazer em casa.

Meca Santista do Restaurante Almeida

Ingredientes

Meca: 800 gramas de meca; 2 limões; 200 gramas de manteiga; 4 unidades de camarão pistola; salsinha e sal a gosto. Farofa de Banana: 2 colheres (sopa) de cebola ralada; 1 dente de alho amassado; ½ xícara de bacon e lingüiça calabresa em cubinhos; 2 bananas nanica cortada em rodelas; 1 xícara de farinha de mandioca fina crua; ½ fatia de abacaxi em conserva cortado em cubinhos; sal, salsinha a gosto; azeite e manteiga para refogar. Arroz com palmito: arroz tipo 1, do seu modo, suficiente para 4 pessoas; ½ xícara de chá de cenoura cortada em pedaços pequenos; 500 gramas de palmito imperial ou pupunha; 2 colheres de sopa de manteiga; ½ xícara de caldo de legumes e sal a gosto

Preparo

Meca: tempere a meca com sal e limão. Em uma frigideira ou chapa, unte com azeite e manteiga e grelhe a meca. Abra os camarões ao meio, mas sem separar, tempere com sal e salteie na mesma frigideira, reserve a meca e os camarões. Farofa: Refogue o bacon e a lingüiça em azeite e manteiga, Junte a cebola e o alho. Quando estiverem dourados, coloque a banana. Esquente, tomando cuidado para não desmanchar. Em seguida, adicione a farinha e mexa até dourar. Desligue o fogo e junte a salsa, o sal, e o abacaxi. Arroz com palmito: refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver transparente, acrescente o arroz. Despeje o caldo de legumes e, com o fogo baixo, acrescente metade do caldo e mexa algumas vezes, adicione a cenoura e o palmito, mexa e acrescente a manteiga, e sirva imediatamente. 

Bobó de Camarão com Abóbora do chef Daniel Stucchi, do CeSTù

Ingredientes

1 abóbora cabotiá; 1 pimentão vermelho; 1 pimentão amarelo; 1 cebola; 2 tomates; 1/4 de um maço de coentro; 2 dentes de alho; 200 g de manteiga; 300 ml de leite de coco; 100 ml de azeite de dendê; 12 peças de camarão GG limpos; 48 camarões PP limpos; gergelim preto moído; azeite; sal e pimenta-do-reino moída a gosto,1 cálice de conhaque para flambar e azeite de salsa para finalizar.

Preparo

Em uma panela grande, derreta a manteiga e acrescente o alho picadinho e a cebola cortada em pedaços grandes ou fatiada. Deixe dar uma leve suada. Em seguida, vá colocando o resto dos legumes, a abóbora sem casca e sem sementes, cortada em pedaços, os pimentões também picados grosseiramente, o tomate e deixe misturar os sabores. Em seguida, coloque o leite de coco e o azeite de dendê e deixe cozinhar bem até que tudo fique bem macio. No fim, acrescente o coentro. Quando estiver bem macio, bata tudo no liquidificador até que vire uma pasta. Passe por uma peneira, para extrair o grosso e reserve o creme. Corrija o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Em uma frigideira, coloque a manteiga, junte os camarões pequenos temperados com sal e grelhe até o ponto desejado. Reserve. Depois, faça o mesmo com os camarões grandes. É rápido. Corrija o sal e a pimenta. Flambe com um cálice de conhaque. Em seguida sirva com bobó embaixo e os camarões por cima. Decore com um pouco de pó de gergelim e um fio de azeite de salsa. Se quiser, coloque também fatias de abóbora assada.

Orgia de frutos do mar do chef Carlos Moscol Costazul Seafood

Um prato autoral, inspirado na culinária peruana, mas não tradicional da cozinha do Peru. Tem influência também nos temperos chineses, muito comuns no país. É como uma salada de frutos do mar.

Leva diferentes tipos de camarões, lula, polvo e mariscos, já cozidos no ponto, além de cebola roxa finamente fatiada, tomate picado e abacate. O molho é uma mistura de molho de ostra e molho de soja, limão, azeite de oliva, óleo de gergelim e sementes de gergelim. Para finalizar, um pouco de pimenta-do-reino moída na hora.

Monta-se o prato com uma base de alface e decora-se com sementes de gergelim e beterraba ralada. No final, coloca-se o camarão grande por cima. Geralmente se come com torradas ou pão. Sugestão: pão de fermentação natural com azeite e orégano.

Taco de Polvo do chef Felipe Schmidt, do Da Conceição Gastronomia

Ingredientes

Polvo: 1 polvo limpo, 2 litros de água; 2 folhas de louro; 1 cebola cortada em pedaços grandes e 2 colheres (sopa) de molho shoyu. Guacamole: 1 cebola roxa bem picada, coentro picado grosseiramente a gosto, sal a gosto, 1 pimenta dedo-de-moça picadinha (se quiser menos picante tire as sementes), 1 abacate ou 2 avocados, suco de 1/2 limão, Salada de repolho: 1/4 de repolho roxo fatiado finamente e 1/4 de repolho verde fatiado finamente; 1/2 cenoura ralada, suco de 1/2 limão, sal a gosto e cubos de tangerina sem semente. Molho de jabuticaba: 500g de jabuticaba sem caroço; 250g de açúcar; 1 fatia de 2 cm de gengibre e raspas da casca de 1 limão. Montagem: 3 tortilhas de milho fritas e bem crocantes (que são encontradas nos mercados e empórios).

Preparo

Polvo: coloque a água em uma panela grande, o louro, a cebola e o shoyu. Deixe ferver e coloque o polvo. Polvo fresco demora em média 40 minutos para cozinhar. Depois, resfrie o polvo em água gelada, separe os tentáculos e leve para grelhar em frigideira quente com azeite e alho picado (pode ser na churrasqueira também). Na hora de servir tempere com páprica picante a gosto.Guacamole: em uma tigela grande, amasse a polpa do abacate com o suco de limão. Misture os outros ingredientes e vá experimentando se precisa mais sal ou mais limão ou mais coentro. Salada de repolho: misture tudo na hora para ficar bem crocante. Molho: leve tudo à uma panela e coloque água até cobrir. Deixe ferver para os sabores se unificarem. A textura de ponto fio é a ideal para esse molho, coloque um pouco na colher e levante, deve formar o fio de açúcar. Deixe esfriar e bata no liquidificador, coe e reserve.

Montagem

Segure o taco e vá recheado primeiro com a salada de repolho recém temperada, coloque o polvo grelhado ainda morno, e o molho de jabuticaba frio por cima. Sirva com o guacamole à parte e use folhas de coentro para a decoração do taco.

Dica: frite as tortilhas tipo nachos e vá comendo com o polvo picado, montando na mesa a cada bocado.

Camarão coroado da chef Carol Iolanda do Dona Angola

Ingredientes

Creme de mandioca: 1 Kg de mandioca sem casca cozida bem macia; 1 colher (sopa cheia) de requeijão cremoso; 200g de muçarela; 350ml de creme de leite e sal o quanto baste. Camarões: 4 camarões-rosa grandes limpos e sem casca; 2 dentes de alho picados, sal e pimenta moída a gosto. Para empanar: 100g de farinha de trigo; 1 ovo e 100g de farinha panko ou farinha de rosca e sal. Para fritar: 1/2 litro de óleo vegetal. Arroz de brócolis:  4 xícaras de arroz  branco já cozido; 2 xícaras de floretes de brócolis já cozidos com sal e bem picadinhos; 2 dentes de alho picados; 1 colher (sopa cheia) de manteiga.

Preparo

Creme: tire os fiapos da mandioca, se tiver. Em um processador, misture todos os ingredientes e bata até virar um creme. Leve ao fogo baixo, mexendo para engrossar um pouco e virar um creme firme. Reserve. Camarões: tempere os camarões com sal, alho e pimenta. Misture a farinha de trigo com uma pitada de sal. Passe os camarões pela farinha de trigo, ovo batido e farinha panko. Esquente o óleo em uma panela alta e frite em óleo quente por imersão até dourar. Reserve. Arroz de brócolis: derreta a manteiga, doure o alho, coloque o brócolis picadinho e o arroz e misture em fogo baixo. Reserve.

Montagem

Em uma travzssa, coloque o creme de mandioca e por cima os camarões, formando uma coroa. Sirva acompanhado do arroz e também de um vinagrete tradicional acrescido de abacaxi picadinho e um toque de hortelã.

Riso Ananás Thai da chef Virgínia Costa do Marcelo Laticínio Wine Bar

Ingredientes

400g de arroz arbóreo; 2 abacaxis em cubos (reserve as cascas inteiras para servir o risoto); 80g de amêndoas defumadas picadas; 400g de camarão cinza limpo; 200g de camarão sete-barbas limpo; 12 camarão rosa M com rabinho; 200ml de leite coco; 20g de green curry paste (pasta de curry verde à venda em empórios e casas orientais); folhas de 1 talo de manjericão; 10g de alho sem casca; 100ml de azeite extravirgem; 50g de salsinha; 400ml de vinho branco seco; 50g de manteiga sem sal e 1  litro de caldo de legumes.

Preparo

No liquidificador, coloque metade da salsinha, o alho e o azeite e bata. Reserve. Numa panela, faça o caldo de legumes, com 1 cenoura, 1 talo de salsão, 1 cebola, 1 talo de alho-poró, 1 abobrinha. Deixe ferver e coe. Será usado no arroz. Dissolva a pasta de curry no leite de coco. Risoto: Aqueça  a panela, coloque o arroz, a pasta de alho com salsa, o vinho, e vá adicionando o caldo de legumes quente, mexendo, até cozinhar. Coloque o camarão cinza  e o sete-barbas e cozinhe por 2 minutos. Finalize com o leite de coco e a pasta de curry. Deixe apurar e secar um pouco, colocar a manteiga e as folhas de manjericão. Em uma frigideira, grelhe os camarões rosa temperados com sal. Desligue e coloque os cubos de abacaxi conforme o gosto. Recheie os abacaxis e salpique as amêndoas defumadas e salsinha. Coloque os 3 camarões rosa grelhados em cima das amêndoas. Decore com pétalas do abacaxi e flor tipo Capuchinha.

Arroz de sarraceno com polvo do chef João Souza, do Lorient Bistrô

Ingredientes

1 polvo grande; sal a gosto; azeite a gosto; 200g de brócolis; 3 xícaras de chá de água filtrada para cozinhar o brócolis; 60g de azeitona preta; 120g de cebola picada; 1 pimenta-dedo-de-moça; 2 dentes de alho; 1 xícara e meia de grão de trigo sarraceno ou se preferir arroz agulhinha; 720 mililitros de caldo de polvo; 1 folha de louro; 220g de tomate em cubos; salsinha a gosto; suco de 1 limão-siciliano e suco de 1 limão-taiti.

Preparo

Tempere o polvo com sal e azeite. Leve para cozinhar na panela de pressão já aquecida sem água. Feche e deixe por 15 minutos. Não se preocupe, o polvo vai soltar a própria água e cozinhar. Desligue depois desse tempo e deixe sair toda pressão. Em outra panela, coloque o brócolis para cozinhar em água fervente com bastante sal por, no máximo, 2 minutos. Retire do fogo, corte em pedaços pequenos e reserve. Retire o caroço das azeitonas. Reserve. Retire o polvo da panela de pressão e complete o caldo existente na panela com 3 xícaras de água filtrada. Corte o polvo cozido em pedaços menores, separando alguns tentáculos para a apresentação do prato. Coloque uma panela de preferência de fundo grosso – para esquentar em fogo médio para alto. Adicione o azeite e coloque alguns tentáculos do polvo para dourar. Retire os tentáculos do polvo da panela e reserve o caldo. Na panela vazia, abaixe o fogo, acrescente mais azeite e refogue a cebola. Acrescente a pimenta cortada em tirinhas sem as sementes e continue a refogar. Coloque também o alho picado. Acrescente o grão de sarraceno e deixe tostar um pouco. Acrescente o caldo do polvo e quando começar a ferver tampe metade da panela e abaixe o fogo. Acrescente uma folha de louro para perfumar. Quando o grão do sarraceno começar a secar, acrescente o polvo picadinho e misture. Coloque o tomate picadinho e corrija o sal se necessário. Desligue o fogo, acrescente as azeitonas e misture, tampe a panela por 5 minutos. Depois coloque o brócolis, a salsinha e misture mais uma vez. Finalize colocando os tentáculos de polvo dourados previamente em frigideira com azeite e tempere com o suco do limão-siciliano e taiti.

Arroz de lula do chef Dario Costa, do Madê

Ingredientes

Caldo de polvo limpo: 2 Kg de polvo; 25g de sal grosso; 2 litros de água; 300g de cebola; 150g de cenoura e 100g de salsão.Sofrito de cabeça de polvo: 2 kg de cebola; 1 Kg de pimentão vermelho; 100g de alho; 200g de cabeça de polvo cozida. Manteiga de limão: 525g de manteiga e 10g de raspas de casca de  limão siciliano. Chermoula:  500 ml de azeite; 30g de alho; 40g de pimenta calabresa; 500g de cebolinha; 500g de coentro; 40g de semente de coentro; 350g de limão-taiti e 500g de salsinha. Arroz de polvo: 600g de arroz japonês e 600 ml do caldo de polvo. Arroz de lula finalização: 1 litro do caldo do polvo; 1 Kg do sofrito de polvo; 225g de tomate brunoise (cortado em cubinhos); 100g  de manteiga de limão; 1 Kg de arroz de polvo; 300g de lula limpa; 90g de tomate-cereja; 1 Kg de chermoula e 10g de maionese (aioli) de alho (pode fazer ou comprar pronta).

Preparo

Caldo de polvo: separe a cabeça dos tentáculos e limpe bem as ventosas. Jogue o sal grosso sobre o polvo e deixe por 40 minutos. Depois desse tempo, lave bem. Em uma panela coloque a água e os legumes e deixe ferver. Junte o polvo quando estiver fervendo. Deixe cozinhar em fogo médio até estarem macios. Reserve o caldo. Sofrito de cabeça de polvo: pique tudo em brunoise (cubinhos pequenos), misture e leve ao forno na temperatura máxima mexendo em intervalos de 20 a 20 minutos até caramelizar. Triture em um processador até formar uma pasta homogênea e reserve. Manteiga de limão: retire as raspas do limão sem a parte branca. Junte a manteiga. Coloque em uma panela e leve ao fogo bem baixo. Vá retirando a espuma que se forma. Faça isso por 30 minutos e reserve. Chermoula: pique bem a salsinha, o coentro e o alho. Toste as sementes de coentro e macere no pilão. Misture as ervas picadas, a semente macerada e os outros ingredientes. Reserve. Arroz de polvo: aqueça o arroz em uma panela de fundo triplo. Adicione o caldo (pode ser caldo de camarão ou de peixe, se preferir). Tampe e deixe em fogo baixo até secar a água. Reserve. Arroz de lula finalização: em uma frigideira grande e bem quente, grelhe as lulas e reserve. Na mesma panela, coloque o sofrito, 2/3 da chermoula e metade do caldo de polvo. Refogue. Junte o arroz de polvo e mais uma concha de caldo. Deixe cozinhar mexendo para soltar o amido. Acerte o sal e acrescente o tomate brunoise. Finalize com a manteiga de limão, fora do fogo para emulsionar. Aqueça a lula e junte o restante da chermoula. Finalize com a maionese de alho. Dica: é possível colocar vários frutos do mar da sua preferência, como vôngoles e camarões.

Bacalhau à minhota da Manteigaria do Porto

Ingredientes

250g de lombo de bacalhau; 1 pimentão vermelho sem sementes; 1 pimentão amarelo sem sementes; 1 cebola branca pequena sem casca; 2 batatas pequenas tipo lisa; azeite e sal a gosto.

Preparo

Em uma frigideira quente, sele a pele e os quatros cantos do lombo de bacalhau e leve ao forno a 180 graus por 5 minutos. Salteie os pimentões e a cebola em tiras com azeite e sal a gosto e reserve. Fatie as batatas em lâminas e reserve com água e sal por 24 horas. Após isso, frite por imersão a 150 graus até dourar e reserve. Em um prato, monte os pimentões com o lombo de bacalhau por cima, as batatas chips ao lado e decore a gosto. Se preferir, sirva com arroz branco e salada de folhas verdes.

Camarões crocantes com risoto de queijo Brie e amêndoas torradas do chef Vinicius Balbueno, do O Lagar

Ingredientes

Camarões: 2 camarões pistola; 1 batata lisa; suco de 1 limão; sal e pimenta moída a gosto. Para fritar: óleo o quanto baste para imersão. Risoto: 1 dente de alho; 150g de arroz arbório; 5g de açafrão-da-terra; 150ml de vinho branco seco; 5g de cebolette; 30g de tomate concassé (em cubinhos sem pele e sem semente), 20g de amêndoas laminadas e levemente torradas; 50g de queijo Brie; 50g de queijo parmesão ralado; 30g de manteiga; sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Caldo de legumes: 1 cenoura; 150g de alho poró; 1 cebola.

Preparo

Descasque e limpe os camarões, tempere com sal, pimenta moída e suco de limão. Reserve. Com a batata lisa, faça fios com auxílio de um mandolin (fatiador com a lâmina especial para fios), cozinhe rapidamente em água fervente e resfrie logo em seguida em água com gelo para cessar o cozimento. Enrole os fios de batata nos camarões e reserve. Pouco antes de servir, frite os camarões em imersão em óleo quente até ficar dourado.

Risoto: em uma panela, coloque para ferver com água, a cenoura, o alho-poró e a cebola, para fazer um caldo de legumes. Deixe em fogo baixo por pelo menos 20 minutos para extrair os sabores. Em outra panela, refogue o alho, a cebola e o arroz arbório. Em seguida, junte o vinho branco e continue mexendo até secar, logo depois regue com caldo de legumes quente até cobrir o arroz e deixe secar, repita esse processo até o arroz ficar ao ponto. Adicione o açafrão-da-terra para dar a cor amarela no risoto, em seguida adicione o tomate, finalize com parmesão ralado, metade do queijo Brie, manteiga e cebolette. Para a montagem, coloque o risoto no fundo do prato, salpique as amêndoas, em seguida coloque os camarões sobre o risoto e sirva.

Lasanha do mar da Revo Manufactory

Ingredientes

Recheio: 60g de camarões limpos; 50g de lula nacional limpa em rodelas já cozidas; 3g de pimenta dedo-de-moça; 3g de coentro; 1g de pimenta do reino preta moída; 4g de azeite de dendê; 1g de sal refinado; 3g de cebolinha; 30g de polvo já cozido; 2g de alho picado; 3g de cebola brunoise (em cubinhos); 2g de raspa de casca de  limão siciliano; 60 ml molho de tomate. Molho Béchamel:300 ml leite integral; 15g de farinha de trigo; 15g de manteiga extra em barra; noz-moscada ralada a gosto; sal refinado a gosto; pimenta-do-reino preta moída a gosto; 10 ml de vinho branco seco e 5g de cebola brunoise (picadinha). Massa: 250g de massa de lasanha pronta pré-cozida.

Preparo

Recheio: corte a pimenta dedo de moça, coentro, cebolinha. Corte a lula e o polvo em tiras pequenas. Em uma panela grande, em fogo médio, coloque o azeite de dendê, cebola, alho e refogue bem. Adicione o camarão, a lula, o polvo e refogue. Coloque o restante dos ingredientes, mexa bem e desligue o fogo. Reserve. Molho Bechamel: em uma panela no fogo médio, refogue a manteiga e a cebola (refogar por completo). Adicione o vinho, deixe reduzir. Adicione a farinha e forme um roux claro. Reserve. Em outra panela maior, coloque o leite e deixe aquecer bem, sem levantar fervura. Acrescente o roux ao leite e misture bem com um fuet até incorporar totalmente, sem deixar empelotar. Coloque sal, pimenta e noz moscada e misture bem. Coe o molho para retirar qualquer resíduo, reserve em uma vasilha e cubra com um plástico, para que não se crie uma película.

Montagem

Em uma forma untada, coloque um pouco do recheio. Em seguida, uma camada de massa e recheio. Depois, massa, queijo parmesão (a gosto) e recheio. Leve ao forno até que o queijo derreta por completo.Tire do forno, coloque mais uma camada de massa, bechamel e finalize com o queijo tulha. Volte a forma ao forno para gratinar a gosto e está pronto.

Bacalhau à casa da Tasca do Porto

Ingredientes

2 postas de bacalhau Gadus morhua, já dessalgado e sem pele (cerca de 350g cada); farinha de trigo para empanar; azeite de oliva para fritar. Batatas: 3 batatas cortadas em rodelas sem casca (à portuguesa) e 1/2 litro de óleo para fritar. Molho: 50 ml de azeite; 2 cebolas cortadas em rodelas; 4 dentes de alho em lâminas; 1 pimentão vermelho em tiras finas; 2 colheres de sopa de extrato de tomate; 30 ml de vinho branco seco; sal o quanto baste; pimenta-do-reino a gosto ou pimenta dedo-de-moça picadinha.

Preparo

Molho: em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho e o pimentão vermelho. Tempere com a pimenta e o sal, e deixe refogar por uns 2 minutos. Adicione o vinho branco e a massa de tomate, deixe apurar um pouco e reserve. Batatas: numa panela com o óleo quente, frite as batatas à portuguesa, escorrendo bem. Reserve. Bacalhau: passe o bacalhau na farinha de trigo para empanar e frite em uma frigideira com azeite até dourar bem dos dois lados.

Montagem

Coloque em um prato e sirva com o molho por cima do bacalhau e as batatas portuguesas para acompanhar.

Diego Brígido

Jornalista e turismólogo
Editor da Revista Nove  e do Guia 9 de Bares e Restaurantes
Autor do fotolivro ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze