A chocolatier Carolina Zbierski Amâncio já morou em Bertioga e teve atelier em Santos, mas é em São Paulo que sua fábrica da Caza Chocolates está alcançando novos patamares, com produtos 100% artesanais
A marca começou a atender grandes eventos na capital, o que inclui a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, no Solar Fábio Prado, na cobiçada Faria Lima.
Carolina decidiu subir a Serra e começar um novo capítulo da sua história em Perdizes, um dos bairros mais tradicionais e valorizados paulistanos, devido ao crescimento de suas demandas para um público cada vez mais exigente por qualidade.
Em 2017, suas primeiras criações e encomendas feitas dentro de casa, em Bertioga, já despertavam a atenção. Ela também ministrava cursos, o que a ajudou a montar o seu primeiro ateliê profissional, a ‘Cá Ateliê de Confeitaria’. Mas foi mesmo durante a pandemia, entre 2019 e 2020, que as habilidades de Carolina começaram a se destacar pela grande procura dos seus produtos.
“Apesar de todas as adversidades da época, o aumento das demandas fez com que eu abrisse a minha primeira loja, em Santos, no bairro Gonzaga. Para lá também transferimos toda a produção. Isso porque a pandemia mudou o nosso ritmo, o que também fez com que precisássemos de mais estrutura e funcionários”, lembra Carolina.
As atividades da loja e fábrica de Santos foram encerradas em 2021 para que a chocolatier reformulasse o seu modelo de negócio, momento em que passou a fazer atendimento de encomendas exclusivas e personalizadas somente para datas comemorativas, como ovos recheados para a Páscoa e biscoitos de manteiga para o Natal.
Um novo momento
Carolina recebeu, então, em 2024, uma proposta de investimento de R$ 50 mil, que possibilitou a criação da nova marca Caza Chocolates e uma oportunidade de expansão dos seus negócios com projeção de faturamento de R$ 520 mil até o próximo ano.
“Eu conheci o trabalho da Carol quando ela fez um evento na loja RS Hype, marca de Santos criada por uma amiga de infância. Em uma conversa entre amigos em comum, ela me contou sobre seus planos de se dedicar integralmente à marca e ter seu espaço com mais independência. Eu sabia que seria um negócio de sucesso e, por já estar buscando diversificar meus investimentos, propus a ela fazer parte dessa evolução”, conta Marília Almeida, médica e investidora da Caza Chocolates.
Em São Paulo, a empresa passou a atender grandes eventos, entre eles um promovido pelo conglomerado de comunicação UOL, outro da Refúgios Urbanos, imobiliária fundada pelo italiano Matteo Gavazzi, e, mais recentemente, também da Boldly Go, empresa que produz a exposição oficial de 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum.
As delícias da Caza Chocolates
Carolina garante que suas criações – bombons, trufas, pães de mel, biscoitos ou até sorvetes artesanais – são diferenciados, desde o sabor até suas embalagens, já que a Caza Chocolates produz seus chocolates do zero por meio do processo ‘bean to bar’ (a partir da seleção e aquisição das amêndoas de cacau para fabricação própria).
A fábrica da chocolatier, que também agrega uma loja de livros de gastronomia, cafés especiais e vinhos naturais, produz vários produtos, com destaque para os microlotes de chocolate bean to bar com matéria-prima de diferentes lugares, como Bahia e Espírito Santo, locais onde há grandes fazendas de cacau.
Há três sabores disponíveis: 70%, Ao leite 53% e Ao leite 53% com maracujá e coco por R$ 28 a unidade. Há ainda bombons coloridos que saem por R$ 8 de 10 sabores diferentes, sendo os destaques de cheesecake, gergelim e chá preto e framboesa.
Por mês, são produzidos aproximadamente 3.600 bombons artísticos e 25 quilos de chocolate bean to bar. As entregas são realizadas para clientes de todo o Brasil, inclusive, claro a Baixada Santista.
Chocolates da Caza e Castelo Ra-Tim-Bum
O Castelo Rá-Tim-Bum, série brasileira infanto-juvenil e educativa transmitida pela TV Cultura, entre 1994 e 1997, foi a inspiração de Carolina para fabricar barras de chocolate ao leite com cards ilustrados colecionáveis do programa, tema de exposição inédita em cartaz desde 18 de outubro no Solar Fábio Prado, na avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo.
As delícias foram criadas em parceria com a Boldly Go, empresa que produz a exposição oficial de 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum, e estão disponíveis para venda na loja de souvenir da atração. São chocolates personalizados com formas que contém a logo oficial de comemoração do castelo e também cards comemorativos com ilustrações dos personagens icônicos que foram feitas pela própria Carolina, que ainda desenha nas horas vagas.
“Sou apaixonada por absolutamente tudo o que envolve chocolate e com a presença da nossa marca na exposição poderei levar suas combinações e sabores incríveis para ainda mais pessoas”, explica a empresária.
A experiência imersiva da exposição conta com itens originais utilizados nos episódios da época, como as roupas usadas pelos atores e os elementos dos cenários lúdicos, e que ainda hoje impactam o imaginário das pessoas que assistem ou assistiram o programa no passado.
“A ideia dos chocolates surgiu após convite da Caza e, assim como o Castelo, chegamos à produção de um produto que possui características nostálgicas e marcantes para diferentes gerações. Nos unimos para criar um produto agradável e de sucesso, características que moldaram a história do programa”, comentou Felipe Pinheiro, sócio-fundador da Boldly Go.