Depois do sucesso no Festival Mirada, o Coletivo 302 apresenta nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro, o espetáculo ‘Vila Socó’, a partir das 18h, nas ruas da Vila São José, em Cubatão.
Atualizada em 18.10.2024
A encenação começa na Praça da Cidadania (Av. Tancredo Neves, 552) e é gratuita. O ‘Coletivo 302’ está arrecadando brinquedos como ingresso solidário, que serão destinados às crianças do bairro em contrapartida à colaboração dos moradores para a realização do espetáculo.
Vila Socó: Memória e História
O espetáculo é inspirado na tragédia que ocorreu na Vila Socó, atual Vila São José, em 1984, quando um incêndio causado pelo vazamento de gasolina destruiu parte do bairro e causou dezenas de mortes.
O grupo mergulhou em arquivos e entrevistas com a comunidade durante 10 meses de criação para trazer à tona essa história. ‘Vila Socó’ é a última peça da trilogia ‘Zanzalá’, que retrata a vida em três bairros operários de Cubatão.
A peça é uma obra site-specific, ou seja, foi criada especialmente para o local onde será encenada, permitindo que o público interaja com o espaço e participe da narrativa.
“A peça percorre as ruas, praças e o memorial dedicado às vítimas do incêndio, fazendo o público vivenciar a história de maneira imersiva”, explica Douglas Lima, diretor do espetáculo.
O Coletivo 302
Fundado em 2014, é reconhecido por seu trabalho em resgatar memórias e histórias locais, promovendo ações culturais em espaços públicos.
A pesquisa para a criação de ‘Vila Socó’ incluiu entrevistas com moradores e pessoas que testemunharam a tragédia, além de documentos históricos.
O espetáculo ‘Vila Socó’ – Coletivo 302 acontece nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro, a partir das 18h, na Praça da Cidadania, Vila São José – Cubatão (Av. Tancredo Neves, 552), com entrada gratuita.