A chef Janaína Torres inaugura, no sábado, 28 de setembro, uma série de eventos no restaurante Benedita, de Dario Costa, em Fernando de Noronha.
A data coincide com a 35ª edição da Refeno – maior regata oceânica da América Latina, na qual mais de 90 velejadores percorrerão as 300 milhas náuticas (560 km) que separam Recife do arquipélago.
Nomeada a Melhor Chef da América Latina no ano passado, Janaína foi eleita como Melhor Chef Feminina de todo o mundo pela renomada premiação The World’s 50 Best Restaurants em 2024.
O que vai rolar no Benedita
À frente do Bar da Dona Onça, em São Paulo, a cozinheira levará ao evento exclusivo para convidados um menu bem brasileiro, onde desfilam a salada de cinco feijões com verduras nativas, seguida pelo cozido de milho crioulo feito com porco e frutos do mar. Pratos que comporão o banquete ao lado de um churrasco com fogo de chão com peixes e frutos do mar. A sobremesa feita pela chef com mandioca, chocolate branco, sorvete de baunilha, coco e chantilly encerrará o almoço festivo ao pôr do sol.
Nascido e criado em Santos, no litoral paulista, onde comanda os restaurantes Madê e Paru, Dario Costa, ainda é responsável pela cozinha do espaço da marca Deus Ex Machina na capital paulista, espaço que conjuga loja, galeria de arte, lounge, terraço e jardim com forno a lenha. Voltado à cozinha afetiva praiana, o Benedita é focado nos frutos do mar feitos na brasa, assim como acontece nas demais casas do chef.
Janaína Torres
Nascida e criada no centro de São Paulo, Janaína Torres é sócia de cinco estabelecimentos na região: o Bar da Dona Onça, inaugurado em 2008 no Edifício Copan, e o Merenda da Cidade – dos quais também é chef; A Casa do Porco – 27º melhor restaurante do mundo e 4ª da América Latina, segundo o The World’s 50 Best -, a lanchonete Hot Pork e a Sorveteria do Centro. Atualmente também se dedica a um novo projeto de pesquisa sobre mercados populares do país, batizado À Brasileira.
Janaína trabalhou como voluntária no desenvolvimento do projeto ‘Cozinheiros pela Educação’, transformando a merenda das escolas estaduais de SP com a substituição de produtos processados e industrializados por ingredientes in natura, além de ter treinado as cozinheiras para aplicarem o cardápio.
Em junho de 2021, assumiu a presidência do Instituto Brasil a Gosto, que promove projetos que valorizam os ingredientes nacionais e garantem sua acessibilidade ao consumidor final. Já em 2023, estreou na televisão como jurada do programa Top Chef, na Record TV. É ainda autora, junto com o jornalista Rafael Tonon, do livro ’50 Restaurantes com mais de 50′, que perpassa cinco décadas de gastronomia na capital paulista.