A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, apresenta a exposição ‘Raízes para Voar’ do artista brasileiro Rubem Robierb, até dia 27 de outubro.
Atualizada em 23.09.2024
Nascido em Bacabal, no Maranhão, e radicado nos Estados Unidos, Rubem é reconhecido mundialmente por suas obras que abordam questões complexas da vida contemporânea, utilizando metáforas visuais e técnicas inovadoras.
A carreira de Rubem ganhou projeção internacional com a escultura ‘Dream Machine – Dandara’, instalada no Tribeca Park, em Nova York, em 2019. A obra foi um tributo à comunidade transgênero e não binária, destacando sua sensibilidade para temas sociais urgentes.
As obras de Rubem Robierb vão além da estética, abordando temas universais através de metáforas visuais acessíveis e emocionalmente impactantes. Os curadores Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho destacam sua capacidade de combinar técnicas tradicionais e modernas, provocando reflexões sobre o mundo atual.
Na nova exposição, Robierb convida o público a olhar criticamente a realidade, enquanto homenageia suas raízes culturais, simbolizadas na instalação onde um menino em uma canoa ilumina seu caminho no mangue, representando sua infância no Maranhão.
Obras em destaque e instalação inédita
A exposição ‘Raízes para Voar’ reúne uma seleção de obras marcantes da trajetória de Rubem, desde suas experimentações no famoso bairro de Wynwood, em Miami, até séries consagradas como ‘Eros/Thanatos’ e ‘Bullet-Fly Effect’.
Entre as obras que desafiam o espectador, estão as peças ‘Heart’ e ‘Power Flowers’, que abordam questões de violência e instabilidade global através de uma estética que combina beleza e inquietação.
Uma das grandes atrações da mostra é a instalação inédita que Rubem criou especialmente para a Pinacoteca. A obra é um autorretrato do artista aos 7 anos de idade, representado por uma escultura realista em uma canoa de madeira de quatro metros.
O menino segura um lampião aceso, enquanto uma árvore seca de mangue tenta alcançá-lo, separada por uma rede cheia de borboletas. Ao lado, uma tela de cinco metros retrata um manguezal, onde o visitante é convidado a descobrir brinquedos que simbolizam os sonhos de infância do artista.
A exposição ‘A Arte de Rubem Robierb – Raízes para Voar’ acontece até dia 27 de outubro de 2024, de terça a domingo, das 9h às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão/Santos, com entrada gratuita.