Com o tema ‘Cultura em Transformação: Criatividade na Construção do Futuro’, o Culturalmente Santista - Fórum Cultural e Criativo de Santos, retorna em 2024, entre os dias 16 e 18 de setembro na Universidade Católica de Santos (UniSantos), com programação diversa e focada na promoção de reflexões sobre o momento atual da cultura na região e no país.
.Atualizada em 10.09.2024
A programação gratuita contará com homenagens ao professor e quadrinista Alexandre Valença Alves Barbosa, o Bar, bate-papo com a Secretária de Cultura de Santos, Conceição Calixto, a gerente adjunta do Sesc Santos, Simone Avancini, e diversos temas. Programação gratuita acontece na UniSantos.
Culturalmente Santista
O projeto iniciou como um site que publicava entrevistas biográficas com artistas e produtores culturais da Baixada Santista, celebrando mais de uma década de atividades. Surgido a partir do CineZen Cultural em 2009, o site foi lançado em 2011, tornando-se um espaço de resgate histórico com mais de 50 entrevistas, incluindo figuras como Zellus Machado e Hansen.
Desde 2012, o projeto se expandiu para um evento que já reuniu mais de 600 profissionais e impactou mais de 105 mil pessoas, promovendo debates sobre inclusão, diversidade e o cenário cultural brasileiro.
Programação Completa
O evento deste ano, inteiramente gratuito, inicia na segunda-feira, 16 de setembro, às 17h30, com um tributo aos shows que marcaram a cidade de Santos nos anos 1980. O músico Ricardo Alarcon apresentará sucessos de bandas como Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho e outras que deixaram sua marca na cidade.
Às 20h, a programação segue com uma palestra sobre a representação LGBTQIAPN+ no audiovisual brasileiro, ministrada por Helena Vieira, uma das principais especialistas no tema. Helena abordará a evolução da representatividade LGBTQIAPN+ nas telas. O evento também homenageará o professor Alexandre Valença Alves Barbosa, por sua contribuição à cultura santista.
Programação detalhada:
16/09 – Segunda-feira (Abertura)
– 18h – Apresentação musical ‘A Santos dos anos 80: flashback dos shows históricos’, com Ricardo Alarcon e banda.
– 20h – Palestra com Helena Vieira sobre a representação LGBTQIAPN+ no audiovisual + homenagem ao professor Alexandre Valença Alves Barbosa, pela contribuição à cultura santista.
17/09 – Terça-feira
– 10h – Debate: O Ensino da Arte, com Waldemar Lopes, Marcia Okida e Ondina Clais.
– 15h – Exibição do filme ‘Salga – Uma experiência gastronômica litorânea’, seguido de bate-papo com a diretora Cibele Appes e a produtora Isis Appes.
– 19h30 – Debate: ‘Cultura Como Ferramenta de Inclusão’, com Renato DiRenzo (ONG TamTam) e José Virgílio (Arte no Dique).
18/09 – Quarta-feira
– 10h – Bate-papo: ‘Da herança cultural ao empreendedorismo: a trajetória da família Bakhos e o Beduíno Restaurante’, com Paulo Bakhos.
– 15h – Debate: ‘A promoção cultural, social e educacional do Sesc’, com Simone Avancini (gerente geral do Sesc Santos).
– 19h30 – Bate-papo com a Secretária de Cultura de Santos, Conceição Calixto.
O Culturalmente Santista acontece de 16 a 18 de setembro, na Universidade Católica de Santos (UniSantos, Av. Conselheiro Nébias, 300), com entrada gratuita.