A Mostra do Movimento do Audiovisual da Baixada Santista (MABS) apresenta, no Teatro Guarany, no próximo sábado (10), a partir das 18h, 13 filmes selecionados para a 15ª edição do festival.
Atualizada em 06.08.2024
Pela primeira vez, os curtas-metragens serão agraciados com o troféu Toninho Dantas, em uma noite que promete ser cheia de comemoração e surpresas para os realizadores regionais.
“Essa é uma celebração que fazemos para valorizar o trabalho de cinema que vem sendo feito nas cidades da região, premiando os realizadores e incentivando e fortalecendo a produção do audiovisual. Para isso, todos os que estão na Mostra são premiados”, explica o cineasta Dino Menezes, um dos fundadores do MABS, que cuida da produção do evento.
Neste ano, puderam participar da seleção da Mostra filmes de até 25 minutos, de qualquer gênero e formato, realizados por equipes exclusivamente da Baixada Santista a partir de janeiro de 2022.
A curadoria da exibição foi realizada pelas cineastas Fabiana Conway e Thays Villar, que irão se reunir com os realizadores selecionados na sexta (9) para uma roda de conversa sobre as produções.
Todos os outros filmes inscritos estarão disponíveis na plataforma de filmes da Baixada Santista, o CINEMABS – Cinema da Baixada Santista, clicando aqui, de 10 a 27 de agosto, de forma gratuita
Filmes Selecionados
- ‘Se Trans for mar’, de Cibele Appes
- ‘NALUA’, de Isabelly Cristiny
- ‘Neurótico & Consciente’, de Luiz Marq’s e Andrey Haag
- ‘Expresso São Valentim’, de Guilherme Ayres e Luiza Torres
- ‘Gato Fantasma do Cemitério do Paquetá’, de Dino Menezes
- ‘Sinto mais raiva que dor’, de Paula D’Alburquerque
- ‘Penumbra’, de Jonathan Aguiar
- ‘Sobre Viver’, de Thayane Alves e VEVVS
- ‘Amar ao envelhecer’, de Raíssa Cabral e Thalita Baeta
- ‘Pisa Ligeiro’, de Fernando Garrido
- ‘Amare Vinyl’, de Luiz Becker
- ‘Flores Invisíveis’, de Livia Doria e Maria Fernandes
- ‘Na Flor D’água’, de Erik Morais
Troféu Toninho Dantas
Todos os selecionados serão premiados com o troféu criado pelo artista plástico e cartunista Alexandre Bar.
Esta é a primeira edição na qual os participantes receberão a estatueta feita em homenagem ao agitador cultural Toninho Dantas, falecido em 2010, que inspirou e motivou a Cultura da região, sendo responsável pela produção de duas edições do Festival de Música Popular Brasileira (Festhamar), coordenador durante cinco edições do Festival Santista de Teatro Amador (Festa) e dirigindo os sete primeiros festivais do Curta Santos.
“Foi Toninho que abriu o olho de muitos para o Cinema. E ele foi a pessoa que sempre nos perguntava do movimento, cobrando que a classe do audiovisual se mobilizasse para crescer”, lembra Dino.
Noite de Celebração
Após a exibição dos filmes, o público vai poder participar de uma festa, regada a pipoca e cerveja, ao som dos DJs do audiovisual, Raquel Pelegrini e Ricardo Vasconcellos.
A produção da Mostra fica a cargo da equipe de Coordenação do MABS, a apresentação da dragqueen Ariella e artes de Iasmin Alvarez.
A 15ª Mostra MABS acontece dia 10 de agosto, sábado, a partir das 18h, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro/Santos), com entrada gratuita