Sou um explorador nato dos mais diversos cantos de Santos e região, sobretudo dos caminhos que levam à boa gastronomia
É certo que muitas descobertas acontecem por acaso, como foi com a pequenina e charmosa Rua Dom Lara, ali no Boqueirão, em Santos.
A comida sempre foi o único pretexto que me levou até lá, desde 2011, com o saudoso e ousado Guaiaó, dos sócios André Ahn e André Antivilo. Era uma época em que, infelizemente, a maioria dos santistas só valorizava a alta gastronomia paulistana. A casa fechou em 2015, deixando saudades naqueles que apreciam a boa comida sem precisar subir a serra.
Também na Dom Lara funcionou o português Fernando Pessoa e logo depois, no mesmo lugar, o diferenciado e aprazível Yolo (You Only Live Once), com a boníssima comida contemporânea do chef Bruno Justo, que, uma pena, não resistiu à pandemia.
Para quem curte a artesanal comida da nonna
A charmosa casa onde funcionou o Guaiaó, hoje acolhe a italianíssima e irreverente Osteria Santos Sabores, no almoço e jantar. Recentemente, o chef Danilo Rocha se juntou aos sócios Maurício Gonçalves e Milene Amadeo e fortaleceu o cardápio típico italiano, com massas feitas na casa e ervas frescas colhidas na horta do próprio restaurante. Aliás, é a única casa e o único chef da região filiados à FIC (Associazione Estera Brasileira da Federação Italiana de Chefes), que reúne um seleto grupo de mestres culinários que celebram a tradição italiana no Brasil.
Apaixonados pela boa confeitaria
Outra proposta inovadora no cenário santista de comida – e que já formou uma legião de apaixonados – é o Garni Lab, uma confeitaria e laboraório de deliciosos experimentos, da confeiteira Beatriz Salles. Uma linda portinha, com fornadas diárias para quem quer comer por ali mesmo, no parklet ou nos bancos em frente à loja, ou ainda levar para casa. Entre minhas delícias preferidas de lá estão a choux creme de capim limão, abacaxi assado com mel e limão, creme batido de bourbon e o bolo chocolatudo.
Para pizza é sempre SIM!
Coladinha no Garni Lab está instalada desde 2020 – e recentemente premiada – a Pizza di Casabona, especializada em pizzas de longa fermentação. Comandada pelo chef Eduardo Casabona, que viveu e se especializou na Calábria (Itália), a pizzaria recebeu, em abril de 2024, reconhecimento como uma das ’50 top pizzas’ da América Latina. A pegada aqui é também comida boa, para comer ali no parklet, num clima bem intimista, ou levar para casa. Tem delivery, claro!
Boteco de japa
Do outro lado da rua, em frente ao Garni Lab, outro pequeno paraíso culinário, recém inaugurado, que incrementa o eixo gastronômico Dom Lara é o Imakawa Izakaya. Também uma proposta inédita em Santos, o espaço que atende até doze pessoas por vez no balcão, é uma espécie de boteco japonês (izakaya). Comandado pelo chef Imakawa e o sócio Thiago Tanigushi, a casa tem menu enxuto e diferente todos os dias, com porções de valor único (R$ 35) e carta de drinques assinada pelo experiente bartender Stefano Bauer.
Bauer estava no isakaya no dia de minha visita (cheguem com as portas abrindo para não esperarem na fila) e tive o prazer de ter minhas bebidas sugeridas por ele. Para beliscar, minhas sugestões são o Gyudon (espécie de almôndega de carne bovina levemente adocicada) e o Kimpirá gobô (um refogado de gobô, raiz de bardana, perfeito para beliscar com o drinque ou uma cerveja japa). Quem procura por mais ‘sustância’, tem as donburi, ‘tigelas’ com arroz e algum tipo de mistura, geralmente uma proteína. Mas, lembre-se, o menu muda diariamente, por isso, é bom checar antes no Instagram. E não alimente a esperança de encontrar sashimi ou temakis por lá, não é essa a proposta.
Burgers também tem
Duas novidades estão chegando à Dom Lara nos próximos dias. Ao ladinho do Imakawa Izakaya, a hamburgueria Cutelo Burger, do chef Gui Salavadori, está em vias de abrir as portas, com menu de burgers convencionais (180g), smash burgers (90g) e entradinhas, como croquetas, gouda crispy e fritas. Tem opção vegetariana e todos são feitos com pão tipo brioche.
Comida ítalo-caiçara?
Outra boa notícia para a Dom Lara é a chegada da nova casa do chef Hélio Marques, que já toca duas unidades do sempre lotado Lyon, em Santos e São Vicente. O Cacciucco – Ristoranti du Mare abrirá as portas (previsto para agosto) onde já funcionou a hamburgueria La Brasa Burger.
A casa promete trazer toda a maestria do chef com a deliciosa fusão ítalo-caiçara, com foco na culinária italiana e nos frutos do mar. Cacciucco, o carro-chefe, é uma espécie de ensopado de frutos do mar, típico das cidades costeiras ocidentais da Toscana, que no restaurante de Hélio será servido em uma louça especial, com molho pomodoro, vinho branco, alho, manjericão, vieiras, vôngoles, polvo, camarões, mariscos com casca e salsa trufada, tudo coberto com uma fina camada de massa folhada, ao forno.
Tem duas coisas muito bacanas no eixo gastronômico Dom Lara: culinárias diferenciadas, para todos os públicos, e a passobilidade de percorrer a rua a pé, de ponta a ponta, para escolher onde se deliciar.
O roteiro gastronômico da Dom Lara
Cacciucco Ristoranti du Mare (previsão de abertura: final de agosto)
Rua Dom Lara, 56
Osteria Santos Sabores
Rua Dom Lara, 65
Pizza di Cssabona
Rua Dom Lara, 86
Garni Lab
Rua Dom Lara, 88
Cutelo Burger (previsão de abertura: começo de julho)
Rua Dom Lara, 105
Imakawa Izakaya
Rua Dom Lara, 107