Mantendo-se fiel à política já adotada em todo o país, a Abrasel busca melhorias para o setor, como geração de empregos, taxas de serviço mais em conta e novidades que possam fomentar esses comércios, além de contribuir com iniciativas que gerem economia local.
Atualizada em 06.05.2024
Com apenas 32 anos, mas com 13 anos de experiência no setor gastronômico e CEO do Grupo Seu Miyagi Sushi, Guilherme Karaoglan foi convidado para ser diretor ao lado de Luan Paiva, jovem empresário de 29 anos, com experiência na área de buffet e atualmente franqueado de uma rede de restaurantes havaianos.
“Recebi com grande honra o convite para instalar o núcleo Baixada Santista. O setor gastronômico da nossa região tem uma variedade muito rica e as pessoas podem encontrar o que quiserem. Por isso, queremos fortalecer esses comércios com iniciativas que contribuam cada vez mais com essa expansão”, pontua Guilherme Karaoglan.
Luan Paiva comenta que pensando em potencial durante o ano, a Abrasel quer desenvolver ações com as nove cidades da região que juntas somam mais de 1 milhão e meio de pessoas, e com as temporadas esses números dobram. Com essa nova conquista, estão empenhados em buscar melhorias para o setor, fortalecer o networking e promover ideias que fomentem a economia local.
Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes tem como objetivo desenvolver o setor de alimentação, sendo um dos setores que mais emprega no país. De janeiro a março de 2024, abriu 70 mil novas oportunidades.
A Abrasel atua desde 1986, são 38 anos de atividade em conjunto com autoridades, empresários, associações de moradores, entidades comerciais, além do setor de serviços e turismo.
Em todos os 5.570 municípios do Brasil, existe um estabelecimento comercial voltado a comidas e bebidas. A Abrasel está em todos os estados e tem mais de 20 regionais. A mais nova é a da Baixada Santista, que vai atender às nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Durante a pandemia, o setor de bares e restaurantes foi um dos mais afetados e precisou se adequar com o uso do delivery. A Abrasel lutou pelos direitos dos empresários do setor, sem se esquecer da responsabilidade social e do comprometimento com a saúde pública.
A Associação realiza algumas ações em nível nacional, como os Festivais Brasil Sabor e Bar em Bar, o concurso O Quilo é Nosso, os Encontros Nacionais, a Semana da Alimentação Fora do Lar e o Congresso Nacional Abrasel.